Crónicas de S.Luís: Contra o vento…pedalar

Texto e fotos: José Santos*

O vento continua a causar alguma preocupação. Primeiro porque é desagradável, e segundo porque a manter-se esta situação, com estradas amplas, totalmente desabrigadas, vão constituir, certamente, muitas dores de cabeça.
Os ciclistas da Onda – Boavista partiram, hoje, para mais um treino de cerca de duas horas e meia, tendo –nos sido distribuído, logo de manhãzinha, o nosso carro de apoio, um Chevrolet Corsa, com uma grande grade para as bicicletas, quase maior que a viatura. Tudo igual, em termos de viaturas, para a quase totalidade das equipas, com um caso deveras interessante.
No hotel onde a equipa da Liquigas está instalada, duas viaturas, decoradas a rigor, com um atrelado idem aspas, para transporte das bicicletas, chamavam a atenção. Ao que soubemos, um adepto fervoroso decorou a frota a rigor, e colocou tudo ao dispor da equipa italiana, o que certamente irá constituir um grande contraste na caravana deste V Tour de S.Luis.

carros "civis" dão o apoio às equipas

Em redor do hotel Vista alguma celeuma, obrigava a força policial a intervir, para manter ordem no acesso de jornalistas, à estrela da prova. Era Ivan Basso que tinha assomado à porta do hotel para treinar, quando foi de imediato rodeado, pelos jornalistas presentes na prova.
Resolvida a situação com o agendamento de uma conferência de imprensa, o ambiente logo acalmou.

No final do treino as sensações:
“ Contra o vento a velocidade não passava dos 16/17 km/h. A favor, cheguei a atingir 92 km/h, disse Bruno Lima, e por aqui se pode avaliar a preocupação que este factor poderá estar a causar na caravana deste Tour de S. Luis.

Bruno Lima é aposta das "panteras"

A apresentação das equipas, pelos vistos promete. É à noite, (21.00 horas), em directo para três canais desportivos da Argentina, com conjunto e fogo de artificio.

Mas vejamos, alguns números desta prova:
– Catalogação da prova : 2.1 na escala UCI, a mais alta na América Tour.
– Quatro edições já realizadas, tendo como vencedores em 2007 – Jorge Giacinti (Chile) – 2008 – Martin Garrido (Tavira), 2009 – Alfredo Lucero (Argentina) e 2010, ano do início da grande internacionalização da prova. Vicenzo Niballi (Liquigas).
– 1.000 kms de prova divididos em sete etapas, 300.000 pessoas previstas ao longo das etapas, 20 equipas participantes , 150 ciclistas, 200 jornalistas acreditados, entre estrangeiros e argentinos, de Portugal – Fernando Emílio (A Bola), e 20 horas de transmissão em canal desportivo.

Organização de responsabilidade italiana, com Lombardi ao comando, bem secundado por um grupo de espanhóis, para o desempenho de várias tarefas. Uma curiosidade, que não deixa de causar boa impressão. Uma ambulância médica pernoita junto aos hotéis onde as equipas estão instaladas, para o caso de alguma necessidade.

A azáfama, na garagem do hotel onde estamos instalados, permanece, alguns mecânicos ainda montam bicicletas a “cheirar a novo“, como o caso da Spaarkasse, com as suas Corratec.

Mas o que pensamos, nós Onda-Boavista fazer nesta prova:
“Primeiro discutir uma vitória de etapa com o Bruno Lima. O Bruno trabalhou muito no defeso, perdeu cerca de sete kgs, e está motivado. Pessoalmente, penso que é um grande sprinter, em terreno sem inclinação, do melhor que tivemos no nosso país, nos últimos anos. Para o ajudar temos o Jon Pardo, um jovem de grande futuro. Forte e com boas referências. Dos restantes ainda é cedo para esperarmos grandes cometimentos, mas iremos procurar não passar despercebidos. Pelo menos vamos tentar. Não são muitos os objectivos, mas temos de ter a noção da realidade: já aqui gente com a preparação muito adiantada, e o que não menos verdade de grande valor. “

*Director-desportivo da Onda-Boavista

13 comentários a “Crónicas de S.Luís: Contra o vento…pedalar”

  1. se emagrecer um bocadinho ainda faz uma perninha porque assim so anda a roubar lugar aos outros

  2. força bruno lima.FORÇA ONDA BOAVISTA E BOA SORTE PARA A VOSSA PARTICIPAÇAO

  3. tb gostaria de acompanhar esta prova…se alguém souber quais os liks para o fazer poderia postar aqui…:)

    desde já agradeço…

  4. Alguém sabe em que canais a prova vai ser transmitida? Li algures que quatro canais argentinos vao cobrir a prova? Será possivel termos acesso a esses canais?

  5.  Parabéns BRUNO LIMA, estás muito bem e boa sorte para a época 2011 .
    Abraço, amigo Força 

  6. ò sr.j.c.fernandes o meu comentario nao foi deitar o lima abaixo,foi uma forca de expressao e fique a saber que é um dos ciclistas que eu mais admiro e espero que este ano as coisas lhe corram bem

  7. Quem dera a muitos “pesos pesados” que ai andam fazer metade do que ele já fez

  8. Sr. lacrau, o seu comentário é deveras infeliz…mas enfim, mais vale ser um peso pesado a competir do q ser um peso pluma a cumprir pena “pesada”.

    Força Onda-Boavista, mostrem o vosso valor.

Os comentários estão fechados.