Celestino Pinho vence ciclocrosse de Lordelo

Disputou-se hoje a primeira prova de ciclocrosse da época 2010-2011 em Lordelo, Paredes, uma organização da equipa Candibyke/Monte Mozinho/Metal Trigueira e da Associação de Ciclismo do Porto. A primeira prova, após mais de uma década de interregno, reuniu cerca de 40 participantes que enfrentaram duras condições atmosféricas devido á imensa chuva que se abateu na zona do Parque do Rio Ferreira, local eleito para a realização desta competição.

Estiveram presentes algumas figuras do BTT nacional como Tiago Ferreira, Mário Costa ou Ana Vigário. Na categoria de Elites Masculinos a vitória coube a Celestino Pinho, homem do CC Loulé/Louletano/Aquashow, um habitué desta provas e que se impôs no belíssimo percurso de Lordelo a um estreante Mário Costa (ASC/Bravuscuras) que teve o seu baptismo de fogo nesta prova. O terceiro lugar do pódio foi ocupado por Tiago Santos (Santa Cruz/Bicicastro), outro dos poucos portugueses habituados a estas lides. No final, Celestino Pinho afirmava “estar muito satisfeito com a sua vitória e muito agradado com o percurso da prova que considerou excelente”.Nas senhoras a vitória sorriu á espanhola Lúcia Crespo (Candibyke(Monte Mozinho/Metal Trigueira), a confirmar o bom momento de forma após a vitória da semana passada em Santiago de Compostela. Lúcia impôs-se perante Ana Rita Vigário (Santa Cruz/Bicicastro) e a Filipa Fernandes (Aktive Team) que ocupou a terceira posição.

A Associação de Ciclismo do Porto espera brevemente anunciar a realização de mais competições desta vertente espectacular do ciclismo a realizar no mês de Janeiro.

Classificações
Open CX – Mário Costa – ASC/Bravuscuras
Cadetes – André Moreira – Santa Cruz/Bicicastro
Juniores – Roberto Ferreira – CandibYke/Monte Mozinho/Metal Trigueira
Veteranos B – António Sousa – CandiByke/ Monte Mozinho/Metal Trigueira
Veteranos A – Joaquim Silva – Santa Cruz / Bicicastro
Elites Femininas – Lúcia Crespo – Candibyke /Monte Mozinho/Metal Trigueira
Elites Masculinos – Celestino Pinho – CC Loulé/Louletano/Aquashow

Texto e foto: Associação de Ciclismo do Porto

17 thoughts on “Celestino Pinho vence ciclocrosse de Lordelo”

  1. Homens do Btt no ciclocross, heeee , so impenos, ciclocross é para estradistas, é por estas, e por outras, e por pessoas como tu que o btt esta como esta , quando correm la fora tecnica nenhuma ,e andão de bike a mão, tirando um ou dois casos nacionais.
    Querem fazer xc ao mais alto nivel tentem o FR ou o DH agora ciclocross cadio? tenham paciência
    ja agora òÓÓ No sul não chove , estive la, e vi o que vi , sabes o que vi sabes…. sabes….nada,,,,, ja agora parabens a organização da prova fez tudo por tudo para um bom expectaculo, e ja agora fica o reparo ao chove no sul que as bikes de Btt adaptadas podem correr OOOOOKKKKKK.

  2. Eu não estive presente, porque na altura estava longe.
    No entanto penso que está poderá ser uma modalidade que me enche de vontade de participar e quem sabe voltar a treinar para competir novamente, ao contrario do Ciclismo de Estrada ou mesmo do BTT em que a minha chama já se apagou á muito, mas penso que no ciclocross, há vários motivos que me podem levar a querer experimentar, 1ª não necessita de muito tempo de treino, com treinos de pouco mais de uma hora se consegue andar a discutir alguma coisa, nem que seja o ultimo lugar. 2º em qualquer parque de merendas num qualquer centro da cidade se consegue fazer um percurso espectacular, para dar espectáculo para os espectadores, porque se estes factores não andarem junto de nada serve um só. 3ª a mistura das vertentes, Ciclismo, BTT, atletismo, poderá ser uma das mais valias para que se tirar muito prazer destas eventos.
    Para uma volta depois de mais de 10 anos sem ciclocross em Portugal, penso que 40 participantes é muito positivo, espero eu que de futuro possam ser mais de 400.
    QUERER É PODER, QUEM TEVE A INICIATIVA MERECE A NOSSA GRATIDÃO

  3. Para o cagalume: E porque não foste? Não se paga para ver…ah esqueci-me tava a chover e fazia frio, era domingo devias tar a curtir um ronco, podias constipar com a corrente de ar e o Ciclocross é só pra duros. Além disso no Ciclocross a Federação não empresta bikes nem tem quartos para os atletas dormirem… Vendo o lado do Quim é realmente de estranhar que mais de 90% dos atletas sejam oriundos do BTT e são eles que mantêm a chama viva e que continuam a dar resultados na Galiza a par do Celestino. Criticar é facil. Sempre foi…Não passas de um infeliz e um dos muitos que nada faz de bom pelo ciclismo em Portugal.

  4. Para tudo é preciso haver um início. 40 participantes na primeira prova realizada, sabendo que são precisas bicicletas específicas para o efeito, parece-me muito bom. Se os espanhois da galiza não tivessem alterado a sua prova prevista para o fim-de-semana anterior para o dia da prova de Lordelo, provavelmente estariam presentes 60 ou 70 corredores o que seria muito bom. Quanto ao nível competitivo, quantidade nunca significou qualidade. Apareceram os melhores portugueses, são os únicos. Classificaram-se 5 nos dez primeiros ontem em Espanha. Não me parece mau nem que haja falta de nível. Curiosamente numa vertente associada á estrada quase todos eram oriundos do btt. Isto também pode ser motivo de reflexão. Porque é que deixaram de haver provas de ciclo-cross, porque é que o núcleo de ciclistas que foram mantendo a chama viva é tão reduzido? É que o ciclismo de estrada ainda não acabou em Portugal e temos bastantes escolas e corredores suficientes para ter um bom pelotão como fazem os galegos. Criticar por criticar é típico dos ressabiados. Porque é que em vez de criticar não aparecem? Dá-me a impressão que essas pessoas é que não têm nível. Se não se faz…está mal. Se se faz… está mal na mesma! Parabéns a todos pela realização da prova e por participarem. Para os insatisfeitos e contrariados…paciência.Ainda hão-de levar com mais! Se dependesse de vocês já não havia ciclismo em Portugal.

  5. após mais de uma década de interregno, reuniu cerca de 40 participantes . e só ler em cima …….em todas as categorias, categorias com 3 e 4 participantes, ou tambem e mentira ?

  6. Desculpem , e mentira ? estavam mais de 40 em todas as categorias ? estava publico ?
    Ou não se pode comentar a verdade?

  7. Grande cagada, oi iluminados descobriram o ciclocross, 40 atletas em todas as categorias , e publico nenhum, que sonho de prova, grande nivel competitivo,, tenham paciencia, ja agora e como na pista quem quer uma camisola ou medalha vai a pista, ate chuvia la dentro, competividade nenhuma, tenham paciencia

  8. É… o 3º lugar do Celestino em Espanha também não merecia os parabéns já agora… Deve ser alguma gaja com dor de cotovelo… Estes comentários têm de acabar, que ninho de ratos!

  9. Parabéns a todos, organização, atletas e equipas. A prova foi fantástica e o local era de facto excelente. Já agora, o 2º lugar é bem bom, e,neste caso, foi a primeira das portuguesas. Há sempre quem não tenha mais nada que fazer.

  10. E hoje o Celestino Pinho foi 3º na Galiza. Parabéns e muita forza para o ciclocross em Portugal!

  11. Queria aqui dar os Parabéns ao Mário Costa filho pelo grande 2º lugar nos Elites Masculinos.

Os comentários estão fechados.