UCI aperta controlo aos corredores suspeitos

A política antidopagem da União Ciclista Internacional (UCI) para 2011 passa por duas estratégias paralelas, intensificar os controlos aos corredores colocados sob suspeita pelo passaporte biológico e apostar na prevenção junto dos mais jovens.

A UCI considera que os cerca de 25500 controlos realizados no âmbito do passporte biológico permitem concluir que a maioria do pelotão não recorre ao doping, ao mesmo tempo que identificaram perfis de ciclistas dos quais se suspeita. Será sobre estes que vão incidir em força os controlos surpresa na próxima temporada.

A intenção de investir na prevenção, tentando fazer com que os jovens corredores não sejam captados por redes de dopagem, ainda carece de definição. Só em meados do próximo ano será revelado o plano, que envolverá as federações nacionais, para prevenir antes de remediar.

A UCI congratula-se por estar na vanguarda do combate à dopagem, lembrando ter sido a primeira confederação a lançar os controlos sanguíneos (1997), a detectar EPO (2001) e a implementar o passaporte biológico (2007).

8 thoughts on “UCI aperta controlo aos corredores suspeitos”

  1. ze miguel, no caso dos veteranos até concordo, mas nos escalões jovens não serão concerteza os miúdos os responsáveis.

  2. boa tarde, lamentavelmente este site lançou uma noticia sobre um caso de doping na vueta a espanha, mais propriamente do mosquera que na verdade foi uma noticia falsa . dariam uma boa imagem se dessem uma explicaçao deste caso. muitos cepticos comentarm este caso com base numa mentira . da mesma forma que metem noticias de doping deveriam desmentir em casos como este ….. ja sao muitos…. viva á verdade desportiva

  3. Acho muito bem, e a UCi está no caminho certo, isso deve servir de orgulho, o saber que são os vanguardistas no combate ao doping.
    Como também acho que aos ciclistas que aparentemente se têm monstrado limpos, se deve dar mais liberdade, e apertar com os mais suspeitos, dessa forma os inocentes não se podem queixar de perseguição.
    Parabéns.

  4. muito bem, na minha opiniao escalões jovens e veternos haviam ser irradiados do ciclismo quando acusam!!

  5. exacto
    isto nao acontece em mais nenhuma modalidade
    o ciclismo devia ser um exemplo e nos a modalidade dos dopados
    dizem isto porque e a que tem um maior numero de controlos

  6. Com esta noticia, aqueles adeptos fervurosos de futebol, deviam de olhar para o lado e ver que o ciclismo está na vanguarda do anti-dopping, pois em 14 anos está-se a limpar os prevericadores, desejo continuação Cumprimentos

  7. Parece-me bem mas espero mais rapidez na resoluçao de casos de doping para nao voltar a acontecer processos que demoraram imenso como o do Valverde e agora o do Contador que caminha para acontecer o mesmo.

Os comentários estão fechados.