Française des Jeux renova plantel com quinze ciclistas

A Française des Jeux apresentou-se hoje em Paris, dando a conhecer um plantel renovado – quinze dos 23 ciclistas assinaram o primeiro contrato com a equipa – e na expectativa de superar a saída do belga Philippe Gilbert. Para Marc Madiot, a saída do polivalente corredor belga – vencedor do Het Volk e do Paris-Tours em 2008 – não enfraquece o colectivo que volta a apostar na ausência de um líder atribuído em detrimento de um número de corredores de provas dadas. “Ganhar corridas durante todo o ano. Esse é o nosso objectivo. Mesmo que não tenhamos uma “estrela”, a equipa fortaleceu-se no seu colectivo”, avançou Marc Madiot, confirmando que a equipa gaulesa não marcará presença na próxima edição da Volta a Itália.

“Aqueles que trabalham serão bons líderes na equipa. E não estamos menos fortes do que na época passada. O Philippe Gilbert ganhou apenas duas das 22 vitórias da equipa”, frisou Madiot, vencedor do Paris-Roubaix em 1987 e obreiro, dez anos depois, da criação da equipa sponsorizada pela Françaíses des Jeux, entidade relacionada com a exploração de jogo.

Entre as figuras emergentes de uma equipa que em tempos recentes tem liderado, em França, a ofensiva contra a dopagem pautam-se ciclistas como Matthieu Ladagnous, Sébastien Chavanel ou Gianni Meersman, homens com boa ponta de velocidade. 

Já para as provas por etapas, Sébastien Joly, Sandy Casar e Benoît Vaugrenard surgem como as opções mais fortes, a qyue acresce o trepador Rémy Di Grégorio.

A equipa francesa apresenta um plantel mais curto e um menor orçamento – 6,5 milhões de euros, uma fatia do bolo de 225 milhões de euros que a Française des Jeux aportou ao desporto francês em 2008.

 

Plantel 2009

Sandy Casar, Sébastien Chavanel, Mickaël Cherel, Jérôme Coppel, Aurélien Duval, Rémy Di Grégorio, Arnaud Gérard, Anthony Geslin, Frédéric Guesdon, Sébastien Joly, Matthieu Ladagnous, Christophe Le Mével, Guillaume Levarlet, Francis Mourey, Yoann Offredo, Anthony Roux, Jérémy Roy et Benoît Vaugrenard (FRA), Gianni Meersman (BEL), Timothy Gudsell (NZL), Yauheni Hutarovitch (BLR), Wesley Sulzberger (AUS), Jussi Veikkanen (FIN).