Louzan DHI: Cláudio Loureiro já ganha

 

 

Cláudio Loureiro ladeado pelos adversários | Foto: UVP-FPC
Cláudio Loureiro ladeado pelos adversários | Foto: UVP-FPC

Cláudio Loureiro é o primeiro líder do Campeonato Regional do Centro/Campeonato SRAM, disputada no passado fim-de-semana a prova inaugural do troféu de Downhill, o II Louzan DHI. Loureiro (Bikezone) estabeleceu o registo da vitória na pista da Barraca Preta na segunda descida, destronando Renato Ventura (Berg/SportZone), o mais rápido na primeira descida. 

 

O resultado de Loureiro, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal DHI, permite-lhe encarar com optismo a abertura da Taça de Portugal prevista para 15 de Fevereiro, em São Brás de Alportel (Algarve). A primeira prova do troféu da UVP-FPC foi já precedida, recorde-se, por um ensaio geral na mesma pista em Janeiro, por ocasião do Troféu do Município São Brás de Alportel. Nessa competição, foi a vez de Marco Fidaldo (Berg/SportZone), levar a melhor. 

Na Lousã, num fim-de-semana de Inverno, cerca de 140 pilotos marcaram presença na II edição da prova organizada pelos Extreme Riders, notando-se o interesse crescente da participação do país vizinho, que desde as primeiras corridas parece querer acentuar a presença nas competições portuguesas.

Na prova desportiva propriamente dita, Renato Ventura foi quem primeiro estabeleceu o tempo-canhão, ao cabo de uma descida na qual registou 3´49´´181, menos de um segundo mais rápido do que Helder Padilha (Team Baeta), e primeiro da promoção.

Na segunda descida, porém, o cenário foi dominado para Cláudio Loureiro, que se apresentou com a concentração necessária para destronar Ventura, por quase três segundos. Na terceira posição, e com um melhor registo na descida inaugural, quedou-se Padilha, logo seguido por Marco Fidalgo (Berg/SportZone). Na quinta posição, e após duas descidas a terminar no mesmo segundo, quedou-se Luis Ferreira “Sócio” (promoção), vencedor da prova em 2008.

Quanto às restantes categorias, Francisco Pardal, da Team Mondraker, terminou no nono lugar na classificação geral e, com isso, triunfou nos Juniores. Nos cadetes foi a vez de André Filipe Martins (Moto Clube de Faro), ao passo que nos Veteranos A Miguel Guedes foi o melhor, com a 14º posição na tabela combinada das diferentes categorias. 

A competição feminina acusou a falta de concorrentes, tendo Diana Rodrigues (Team Mondraker) sido a única classificada (118º entre os 140 classificados).

A próxima prova do Campeonato Regional Centro de DHI/Campeonato SRAM é a 01 de Março, em Soure.

CLASSIFICAÇÕES

 

Elite 

1º Cláudio Loureiro Bikezone 3.46.547 
2º Renato Ventura Berg/SportZone + 2.634 
3º Marco Fidalgo Berg/SportZone + 8.639 
4º Marcio Ferreira Giant Portugal + 20.159 
5º Diogo Costa Adar/Ofimoto + 34.921 

Juniores 

1º Francisco Pardal Mondraker 4.07.935 
2º Marco Fernandez + 2.469 
3º Marcelo Costa Adar/Ofimoto + 28.649 

Feminina 

1º Diana Rodrigues Mondraker 7.02.164 

Veteranos A 

1º Miguel Guedes 4.21.023 
2º Rui Cruz Moto Clube de Faro + 14.856 
3º Nuno Lopes Adar/Ofimoto +18.035