João Correia deixa o ciclismo por falta de ofertas tentadoras

O português João Correia (Cervélo Test Team), 35 anos, deixa o pelotão profissional, depois de as propostas que recebeu para continuar a pedalar não serem suficientemente tentadoras. O final da Cervélo, que passa a segundo patrocinador da Garmin, precipitou a decisão. Perante as ofertas recebidas, João Correia optou por “não continuar a qualquer preço”, contou à agência Lusa.

Após dez anos sem montar uma bicicleta de competição, João Correia, quadro de topo de uma prestigiada revista americana de ciclismo, voltou a pedalar em 2006, mas só em 2008 integrou o pelotão, ao serviço da continental Bissel. Em 2010, surpreendendo meio mundo, transferiu-se para a continental profissional Cervélo. Uma mudança explicada em discurso directo: “A equipa não me contratou para ganhar corridas, contratou-me porque gostaram da minha história e queriam desenvolvê-la. Acho que, nesse aspecto, dei mais publicidade à equipa do que todos os outros ciclistas, à excepção do Thor (Hushov) e do Carlos (Sastre)”.

A mudança do escritório para o pelotão só não realizou completamente João Correia porque não foi possível cumprir o sonho que acalentava: representar Portugal no Campeonato do Mundo. O futuro passa pelo regresso aos média de Nova Iorque – Correia instalara-se no Mónaco, onde treinava com alguns dos principais nomes do pelotão internacional.

Foto: Jason Gould

45 comentários a “João Correia deixa o ciclismo por falta de ofertas tentadoras”

  1. boa noite,éra só para perguntar como consigo téclar com o sr joao correia,aiguem que me dê o email dele,obrigado boa noite.

  2. E incrivel o que se le aqui,alguns de voces sao ridiculos,falam por falar,nao sabem nada,sao uns tristes miseraveis.
    Embora o rapaz nao tivesse grandes resultados e Portugues e por isso tenho o maior respeito e orgulho por ele.Obrigado Joao e nao ligues a estes ratos cegos…

  3. Pancho vila, eu quando me referi ao João ter oferecido a bicicleta ao Nelson estava a referir-me ao  mundial e não ao europeu porque a coisa mais normal era que a equipa não deixa-se o Nelson correr com a pinarello.
    Quanto ao seu comentario de o João por ter oferecido a bicicleta e que so por isso ja merece um lugar numa equipa Pro-tour nem vou comentar isso porque ao que parece ninguem sabe o que o João ja fez pelo ciclismo Portugues.
    Para voçe ter uma pequena ideia toda a roupa GIORDANA que equipa a Selecção Nacional e as bicicletas Pinarello tudo isso foi conseguido atraves do João e eu não quero com isto dizer que o João merece-se um lugar numa equipa Pro-tour porque se la chegou foi com o seu merito proprio, o que eu quero dizer e que Portugal devia ter mais respeito pelo que o João ja fez pelo ciclismo Portugues em vez de o criticarem como o fizeram aqui, mas uma coisa é certa….

    NO CICLISMO SO EXISTE E INVEJA.

    João força e não ligues a esta gente que é so inveja continua aquela pessoa que sempre foste.

  4. Ipod, n percebo o porquê de dizer que não percebo nada de ciclismo so pk disse que a bicicleta é do João. Eu respondi ao comentário que dizia que a bicicleta dele no europeu era do João e isso continuo a afirmar que é mentira. A pinarello foi no mundial, no Europeu a equipa n o deixou correr com outra bicicleta que não as dele.
    No entanto, só porque o João lhe deu a bicicleta já merece um lugar numa equipa Pro-tour? Senhor Ipod, penso que você devia começar a ler os comentários na integra para depois não passar por um ser irracional cm agora. No entanto, por mim está tudo bem e podemos continuar amigos na mesma.

  5. nos anos de 92,93 apareceu em portugal um rapaz que ficou apelidado de «americano» devido ao facto de ser imigrante desse pais e com quem o pelotão de juniores e eu inclusive tivemos o previlegio de partilhar.Apesar de ser um atleta já alguns anos a frente do que existia em portugal era um rapaz simples,prestavél e amigo.Era do melhor que havia no ciclismo portugues,por isso esses comentadores que só servem para destruir as vezes é melhor estarem calados do que dizer asneiras.força «americano»e a todos os ciclistas desses maravilhosos anos.

  6. os abutres estavam a espera duma noticia do Joao Correia como lobos esfomeados a espera da sua presa. ,porque nao se juntam todos e fazem uma coleta para que o pobre do joao possa sobreviver ele que ficou sem emprego deve estar a precisar,e a vida em new york nao a barata e ele tambem nao tem muito jeito para viver debaixo da ponte, pelo menos facam alguma coisa util nao vossa vida porque pelos vossos comentarios . ou sao atrazados mentais ou deziludidos da vida,mas nao tenham pena do joao e nao percam tempo,porque ele tem intelegencia subeciente para compreender a vossa frustacao, eu pessoalmente fiquei muito satisfeito por ele nao ter aceitado nenhuma das proposts que teve para continuar a fazer aquilo que ele gosta correr de bicicleta . forca joao concentra-te nas tuas nova funcoes que tens muito para dar.

  7. vou tratalo por senhor Pedro Mateus para nao o chamar analfabeto o joao Correia a que o senhor chama de roupeiro por todo o respeito que eu tenha por que tem essa profisao anda no ciclismo desde os 6 anos de idade para alem de correr de bicicleta tirou um curso superior numa das melhores universidades dos USA e nao precisa de andar a mendigar para andar de bicicleta com contratos que muitos ciclistas gostariam que lhe focem ofercidos

  8. para a tia gestrudes, o Joao nao emprestou a bicicleta ao Nelson mas sim , ofereceu a bicicleta ao Nelson!! . Alem disso arranjou bicis pinarello, rodas zippe, roupa giordana ,bidons ellite a custo zero .Para quem fala mal deste “Grande Senhor do Ciclismo” por favor e melhor estarem calados !!! Ele tem ajudado muitos ciclistas portugueses ! Lamento que existam ainda neste seculo pessoas com mentes tao curtas e que tragam as mangas tao gastas no cutovelo!!!!! Por outro lado temos felizmente entendidos na materia que conseguem destinguir a diferenca entre a realidade e a ignorancia . Boa noite a todos !

  9. ….as bicis, rodas, roupa, e bidons que atras referi foi para a Federacao Portuguesa de ciclismo.!!!

  10. Fico bastante impressionado com esta notícia. É óbvio que o João Correia não tem lugar em nenhuma equipa profissional muito menos na selecção portuguesa para os mundiais.
    Não sei o que este corredor entende por ofertas tentadoras, mas depois do que ele fez, é óbvio que não vai ter muitas. Ás tantas pensava que só por ter andado na cervélo ia ter lugar numa boa equipa profissional…lol.
    É verdade que o dinheiro, em todas as modalidades faz a diferença.
    Não tenho inveja alguma dele, mas como corredor prestigiado como diz ter sido devia trabalhar mais e não ficar à espera que as propostas tentedora caiam do céu.
    Se quiser andar de bicicleta tem o cicloturismo, pois o ciclismo profissional não é espaço onde ele tenha lugar.

  11. Por isso é que as opiniões dele (pancho vila) são sempre tão defensivas em relação aõs dopados, mas isso já eu suspeitava. não era preciso ler isto, foi apenas a confirmão. Tenho mesmo muita pena que a modalidade que eu mais gosto esteja tão degradada, mas mesmo muito pena!
    E para o João Correia, só lhe queria dizer que ele é um exemplo de tenacidade, e para não ligar aos comentários aqui postados, que na sua maioria são de frustrados e ressábiados.

  12. Caro Ipod, conheço pessoalmente o Pancho Vila e fica ja saber que foi corredor e que esta ligado a modalidade, sim ele deve-se ter equivocado, em relação ao mundial, pois pensou que se estava a referir ao deste ano certamente, mas tambem ja le digo, nao me acredito que conheça o Nelson, como o Pancho Vila conheçe, so se for companheiro de treinos. Um grande abraço a todos e em especial ao joao correia

  13. é a realidade! num faz nada na cervelo frustados sao aqueles k nao ve a realidade ciclismo nao é cicloturismo, num é facil andar de bicicleta mas para este sr num merece uma equipa destas pro tour loool

  14. Ó caro Ricardo S., se você fizesse com o Mendes o que fez com o Bruno, isso é que era em grande.

  15. Eu fui a primeira pessoa a perguntar quem era o João como ciclista, pessoalmente conheço o João e já lhe disse mesmo antes de ele ir para a Cervelo que o lugar dele no ciclismo era como membro da Federação e não como atleta, poderia ser um possível candidato á presidência desta instituição e acabar com os compadrios dentro dela.
    Mas como atleta hoje em dia não tem destaque, surpreendeu pelo facto de conseguir chegar a uma equipa de top, mas não fez mais nada, ou é conhecido pelo HOMEM que emprestou a bicicleta ao Nelson Oliveira.
    No entanto desejo-lhe boa sorte na sua nova carreira, seja ele desportiva, profissional ou mesmo PRESIDENCIAL…

  16. LOL esse moço é ciclista? julgava que era algum roupeiro da cervelo… só cunhas!!!

  17. Para o PANCHO VILA. Pelo comentario que escreves-te acima so demonstras que nao es ciclista nem precebes nada de ciclismo deves ser um adepto de futebol ou outra coisa qualquer e vem para aqui deitar o ciclismo abaixo. A bicicleta que o Nelson Oliveira correu nos mundias na Suiça nao era do Nelson era do João e se quiseres digo-te qual a marca ( PINARELLO). No final a bicicleta foi oferecida pelo João ao Nelson. Como ves foi uma grande ajuda para o ciclismo Portugues porque o Nelson ganhou uma medalha para o ciclismo Português mas pessoas como frustados que nunca ganharam nada na vida e invejosos só são felizes como o mal dos outros.

  18. Ricardo Scheidecker não te preocupes que os que falam contra o João se de a ignorância e falta de carácter e de conhecimentos , e o exemplo que se deu da bicicleta acho que é mais que suficiente, e para quem tem duvidas se tal facto é verdadeiro ou não, basta verificar que marca de bicicleta ele estava a usar e comparar com a da equipa .
    E já agora para quem quiser conhecer um pouco do joão visitem o blog dele é pena estar em inglês e não ser actualizado mais frequentemente, vão adorar os diarios das provas aqui fica:
    http://www.joaoisme.com/

  19. Jornalciclismo não acabes com os comentários por aqui senão esta cambada de frustados não tem mais que fazer. Peço-te ajuda esta gente já que tratamento não têm. Valha-me santa cambada de parvalhoes que por aqui andam a criticar tudo e todos

  20. Boa tarde a todos, 
    So um amigo pessoal do Joao. Nao critico as pessoas que o criticam, pois a cada indivíduo, num estado democrático, é-lhe conferida liberdade de expressão – até ao limite de nao interferir com a do próximo. No entanto algumas demonstram uma certa ignorância no que diz respeito a esta experiência. Nos anos 90 (91, 92, e 93) o Joao representou Portugal em 3 Campeonatos do Mundo de estrada a expensas próprias, e foi durante vários anos (até 2002) o melhor resultado de sempre do ciclismo português em tal competição – dois 12os lugares consecutivos. isto entre inúmeras vitorias em todas a categorias por que passou. Depois de 10 anos, e de uma carreira profissional invejável, quis voltar a correr ao mais alto nível, e consegui-o. Fê-lo dignamente, pois ao contrario do que algumas pessoas escreveram acabou quase todas as corridas em que participou trabalhando para os seus lideres. Alguns discursos desta pagina sao totalmente injustos e pecam por serem completamente desprovidos de verdade. Ele alcançou este objectivo sem a ajuda de ninguém, senão de ele próprio que conseguiu vender a sua historia. E quanto aos apoios que conseguiu para a Federaçao Portuguesa de Ciclismo a troco de nada, é tudo verdade, bem como a bicicleta que o Nelson utilizou nos CM em Mendrisio (medalha de prata) era do Joao, que no dia seguinte quis conhece-lo pessoalmente para oferece-la – apenas pedindo para nunca a vender (eu estava presente). 
    È a 1a vez que escrevo neste tipo de sistema de “comentarios”, mas asseguro-vos que sera a ultima. 
    Deixo apenas uma reflexão: um pouco menos de inveja e um pouco mais de reconhecimento.
    Obrigado e passem bem
    Ricardo 

  21. quem es tu para pedir palmares deves der a mania que es treinador como tiveste a mania que eras ciclista e agora estas onde estas nos masters mesmo assim nao fazes nada andas a roer as rodas dos outros

  22. Alguem tem o palmares deste atleta? gostava de ver! depois tambem quero o do Andre Cardoso, Manuel Cardoso, Hernani Broco e do Samuel CaldeirA!!! so para ter a certeza que nao houve nenhuma falha na escolha da equipa para o Mundial!

  23. É mais do que normal n ter recebido ofertas tentadoras pois os seus resultados desportivos em 2010 não foram os melhores.
    Mas mantenho a minha tese de que aquele lugar tinha sido mais bem empregue a um jovem ciclista Português que ainda tivesse muito para dar ao ciclismo. Infelizmente estamos a entrar num mundo em que o dinheiro e o poder mediatico valem mais do que os valores pessoais de cada individuo.
    Não tenho nada contra o Sr. João Correia mas tb n tenho nada a favor. Pode ajudar um pouco mais o ciclismo português e nós agradecemos-lhe por isso.
    A bicicleta do Nelson Oliveira era a da equipa Xacobeo Galicia

  24. Só campeões aqui a falar, mas esquecem-se que enquanto escrevem estes tristes comentários o seu ritmo cardiaco não deve passar dos 80, salvo alguns raivosos que se devem espumar, esses sim devem estar nas 160. O ciclismo não é fácil, as dores não são poucas… Só quem lá anda sabe o quanto custa, e já é mau o suficiente ver um ciclista Português a abandonar a modalidade quanto mais a ser chacinado em praça publica por cães raivosos. Como dizem os nortenhos “tendes vergonha e calai-vos” !

  25. isso falar é muito bonito em cima dela é que é mais complicado se calhar destes comentarios alguns nem sabem nem andar de bicicleta é so comentarios muito negativos mas nem aos calcanhares dele lhe chegao tem cultura geral muito de vos devem ser analfabetos para nao falar que era o director de uma das maiores revistas de ciclismo da america dor de cotovelo é lixada faz o mesmo ao melhor do que ele fez depois critiquem

  26. O nivel desta gente é assombroso. Tenho pena de ter nascido num pais de pategos e mal formados.

  27. ele nao tinha lugar nem numa equipa de ciclodesportistas quanto mais numa profissional

  28. É incrivel o que alguns escrevem aqui. Falar o que se fala de um Português que esteve numa das melhores equipas do mundo. Voçês falam mas não imaginam o que o João ja fez pelo ciclismo o que ja ajudou muitos ciclistas Portugueses. Lembrao-se de quando o Nelson Oliveira fez 3 no mundial de contra-relogio? Sabem de quem era a bicicleta? Pois meus amigos era do JOÃO. Entre estas há muitas outras e digo uma coisa só espero que ele um dia diga o que ja ajudou o ciclismo Português para vos calar essa boca.

  29. Não teve resultados mas ainda assim é português. Lamento que não tenha continuado na nova equipa, nem que tenha sido com funções directivas.

    Boa sorte João Correia.

  30. so tenho a dizer uma coisa, apesar dos resultados, os meus parabens pelo que fizeste, pois e facil falar, as maiores felicidades para o teu futuro. Pode nao ser grande corredor, mas e um grande homem, e isso e que importa acima de tudo.

  31. Ó joao correia tu nem nos cicloturistas tens hipotese.Vai trabalhar que tens bom corpo.Quem sabe, tu um dia ainda vais concretizar o teu sonho mas é nos veteranos(pro ano os mundiais sao na austria)vê se começas a treinar pq se naõ nem ai vais ter hipotese.bjos

  32. Quantos ciclistas portugueses não tinham um desempenho muito melhor que este João Correia? Ir ao mundial? Só se fosse ao campeonato do mundo de paraolimpicos, depois da afirmação que fez….

  33. este gaijo não acabou uma corrida…e quando acabava era sempre a 50 minutos!!!conclusão: – um pato bravo com uma camisola da cervelo!!!e já agora?que publicidade ele fez????certamente muito negativa….devido aos seus excelentes resultados…..que treine para andar aos domingos…

Os comentários estão fechados.