Garmin-Transitions já pratica controlos nocturnos

A proposta da Agência Mundial Antidopagem de passar a fazer controlos surpresa nocturnos durante as grandes competições, como a Volta a França, foi recebida com desconfiança pelo meio velocipédico, que contesta a potencial perturbação do descanso dos corredores. No entanto, a Garmin-Transitions já aplica esse sistema nos controlos antidopagem internos.

O director-geral da equipa, Jonathan Vaughters, conta que o acordo estabelecido entre a equipa e o especialista antidopagem Don Catlin prevê a possibilidade de os ciclistas da Garmin-Transitions serem controlados de surpresa a qualquer hora do dia. Em declarações ao sítio Velonation, Vaughters defende a utilização dos controlos nocturnos de forma moderada, dizendo que é lícito fazê-lo até à uma da manhã, mas que não imagina que isso possa ser efectuado às três da madrugada.

Os controlos nocturnos poderão ser um importante elemento dissuasor da toma de microdoses de EPO, que, de acordo com relatos de alguns corredores entretanto apanhados nas malhas do doping, estão em voga e permitem escapar aos controlos matinais.

17 thoughts on “Garmin-Transitions já pratica controlos nocturnos”

  1. Senhor b. c. Tal como o senhor também acho que é um dever cívico falar sobre o que penso. E também acho que é um dever cívico ser bem educado, coisa que o senhor parece estar a começar a não ser. Talvez porque afinal não queira assim tanto discutir as suas ideias. Não me lembro de o ter chamado ignorante, que não o é. Nem lhe dou o direito de mo chamar a mim. Defendemos aqui perspectivas diferentes de um tema. É certo. Ainda assim não o considero nada a mais que eu para a sua opinião ser superior à minha. As discussões fazem-se de argumentos. Eu não o conheço nem o senhor a mim e se colocou o seu nome foi porque assim o entendeu, não use isso como um argumento a seu favor. Poderia muito bem transmitir as suas ideias na mesma. Isso não é o mais importante, a não ser quando se julga ter um nome demasiado importante. Não é o meu caso… 

    O problema aqui é que nem todos têm dinheiro para pagar a um médico que lhes dê fármacos apenas quando estritamente necessário. Compreende isso ou não? Nem todos têm amigos médicos, nem todos têm médicos na família. Ou provavelmente até têm, mas não dos que prestem esse tipo de cuidados de saúde. 

    E quem é o senhor para dizer que esses não são ambiciosos? O senhor já fez desporto de competição? Já foi ciclista? Já treinou no duro? Sim porque os que não tomam fármacos apenas quando estritamente necessário, podem treinar tanto ou mais como os que tomam quando estritamente necessário. E posso-lhe garantir que esses não fumam nem bebem assim tanto alcool. E deixe-me dizer-lhe que os que têm ajudas de farmacos quando estritamente necessário podem abusar mais dessas substâncias também elas prejudiciais. Não sabia disso? Não levante argumentos que se podem virar contra o tipo de “atletas” que está a defender. Isso tanto é para uns como para outros. 

    E sr. b. carvalho, deixe-me dizer-lhe que existe uma lista com os fármacos que podem ser utilizados pelos atletas quando estritamente necessário. Então o que estamos aqui a discutir?

    Aceito que existam perspectivas diferentes. Aceito mesmo. Nem sequer o critico por isso. Critico por achar que a sua é a VERDADEIRA. Deixe-me dizer-lhe que não existem verdades. Mas vá ler todas as normas dos desporto, os propósitos para que foi criado, os valores que transmite e depois venha-me dizer que estou errado na minha perspectiva de desporto. O ciclismo é uma modalidade desportiva, ou já foi transferida para outra esfera qualquer ?

    Então que se crie um espectáculo, um campeonato, o que quer que seja onde os princípios sejam outros, mas não chamem a isso desporto. E sabe o que ia acontecer ? Esse campeonato não ia ter ninguém porque os “puritanos” como o senhor lhe chama são pessoas como o senhor, que como disse o Helder Marinho e muito bem, não defendem uma coisa nem outra. Ou é ou não é. Agora andar aqui com meias palavras é que não. Andar por aí a fazer-se passar por uma coisa que não é é ridículo. E essa é mais uma razão para os ATLETAS não utilizarem fármacos mesmo que quando estritamente necessário, porque esses acima de tudo não são hipócritas. Que criem esse campeonato, e aí resolveriam o problema da hipocrisia. 

    Proponho o seguinte! Nesse campeonato não seria necessário gastar dinheiro nenhum em controlos. Óptimo, uma grande vantagem. Aí faziam o que quisessem, dessem o espectáculo todo etc. etc. Aí só poderia ganhar 1 na mesma e todos os desse campeonato provavelmente seriam os que andam no desporto para serem famosos e ganhar (sem contar com os que são bons por natureza, porque acredito que os há).

    Depois haveria o campeonato dos ATLETAS. Daqueles que competem contra eles próprios e contra os seus limites, que os colocam em determinada posição em relação aos outros, e que também eles gostam de vencer, principalmente os seus limites NATURAIS. Aqueles que fazem tudo o que está ao seu alcance para serem melhores, mas que não têm ou não querem ter um médico para lhes aplicar fármacos quando estritamente necessário, pelo menos os ilegais.
    Todos os DESPORTISTAS controlados positivamente por substâncias que são unicamente ingeridas (colocadas no corpo) com um fim (todos sabem quais são) ganhariam um passaporte vitalício para o campeonato dos farmacológicos. Assim ficava tudo contente e seríamos aqui todos amigos, sem stress nenhum.

    E passe bem Sr. b. c.

  2. so lavagem de roupa suja e lutas sobre o ego de cada um… se fossem mijar po copo acusam todos testosterona… fiquem-se mas e plas noticias… porque em relaçao a noticia o diretor fala muito bem… ou como se diz, canta mas nao encanta. mas faz algum sentido controlar os ciclistas a meio da noite? isso e o mesmo que lhes passar um atestado de criminosos, mas no no sentido literal da palavra criminoso. so espero que os ciclistas se revoltem, bem, revoltem nao e a palavra certa, simplesmente se recusem a esta regra. porque apesar dos patrocinadores, publicidades, uci, federaçoes, se nao houver ciclistas na estrada nao ha tudo o resto.

  3. Você está mesmo apaixonado por si, sim senhor! Vou-lhe dizer uma coisa, nas entrelinhas você lá vai deixando escapar aquilo que realmente pensa, bem dizer que os ciclistas têm família e etc.(o ciclista que não ganhou por não estar dopado, também tem familia), admite que se possam dopar, são humanos e errar faz parte, então faça campanha pela legalização do doping, em vez de vir para aqui dizer que quer que se respeitem as leis, mas admite umas argoladas, isso não pode ser, ou uma coisa ou outra.
    A minha opinião não é contra, nem a favor do doping, mas a favor do comprimento das regras, no dia em que as regras disserem que se podem dopar, que se dopem á vontade, mas pelo menos estão em pé de igualdade, se é que já não o estão hoje em dia?
    Eu se fosse ciclista, e me dopasse para acompanhar os outros, ficava com a ideia que todos eles se dopam, se é preciso doping para os acompanhar das duas uma, ou sou muito fraco ciclista ou estão todos dopados como eu, e assim sendo fazia campanha pela a legalização do doping, não é! Pelo menos havia igualdade de certeza absoluta
    Agora vou me dirigir única e exclusivamente a si, fica-lhe muito mal essa vaidade, e pior ainda quando tenta deitar abaixo os outros com o intuito de se superiorizar. Oh homem! A humildade é tão bonita, sabe de que é que nós nos devíamos gabar? Era de ser-mos humildes, mas para si parece ser muito difícil!

  4. …junta-te á fruta podre e também apodrecerás!….mas se fugires a tempo serás bem aventurado!…( també não sou católico há 41 anos…muito influenciado pela Biblia e Bertrand Roussel!).
    O Sr.Sm escusa de me pedir desculpa encapotada1….Também não tenho tempo para deprimir…por isso tenho algumas peneiras!…porque não ?….uma dose ligeira faz parte da autoestima….mas dose ligeira!.
    Acho que já falei do eqivoco do doping que não é mais que um conjunto de substancias diariamente utilizadas por médicos…são farmacos.Faz-me lembrar o tema do aborto: somos contra o aborto mas se lhe chamarmos IVG (interrupção voluntaria da gravidez) somos a favor embora seja a mesma coisa.Essas substancias devem ser usadas SÒ quando necessário e sob apertado controle médico.No entanto penso que ,não como grande parte dos puritanos que aqui devem teclar de cigarro no lábio e noitadas de alcool,não ser legitimo a perseguição e até a perda do emprego que é feita aos desportistas que são homens como os outros.O tabaco e o alcool fazem muito pior e causam grande prejuizo á economia.Mesmo assim hipocritamente é dado,ao fumadores e aos alcoolicos a hipotese de tirarem um tempinho para botar fumadura,,,e os alcoolicos se bufam ao balão na empresa e lhes é detetado alcolemia é-lhes dado 1,2 3…oportunidades!…lembrem-se que os atletas tem familia,pretações a pagar et.Embora o desejável fosse não pecarem,pecam porque são homens…só os fracos e os cobardes não pecam!..arriscar é apanágio dos destemidos embora os cobardes não tenham culpa de não terem nascido com os cromossomas afinados.E posto isto, os h.Marinhos,os SMs,os Am..e outros sem rosto,podem ficar aqui a vociferar contra a minha vaidade e a vossa ignorancia.Gosto muito de utilizar este espaço de um modo ludico mas também com a convicção de que é um dever civico falar-se do que se sabe e expor ideias e conceitos quando pensamos serem uteis sem excluir que o não sejam.Infelizmente chego á conclusão,também sem excluir estar errado,que muitas das aves que aqui passam fazem-no porque gostam de ver o seu nome escrito mesmo que seja deste modo.Eu felizmente tenho o nome escrito em muitos lados não sei se para o bem ou para o mal embora pense que para o bem…só não me sinto feliz porque sei que um dia morrerei!…mas vocês também. Como disse vociferem contra a minha vaidade e a vossa ignorancia porque jamais mercerão a resposta de alguem!….este espaço para mim acabou com a noção deque também nada se perderá!….espero que os câes continuem a ladrar sem perturbar muito a caravana!

  5. Senhor b.Carvalho. Nunca disse coisa tão acertada, a minha insignificância… E a sua! Claro… No entanto eu não falo como se fosse o “sabe tudo”. O senhor de certeza absoluta que não é atleta. Então informe-se melhor do que estes pensam sobre o assunto… Até concordo com algumas das suas ideias. Mas se estivesse tão preocupado com os atletas deveria ter em atenção que as “cobaias” ganham 1000 enquanto os cientistas ganham 10000, e é por isso que isto interessa a muita gente. 
    Use a CERA para o que quiser que eu não estou nem aí, porque nem sequer faço parte desse mundo. Dos católicos claro… 

  6. Ò B.Carvalho, eu não sei se voce é ciclista, mas que deve dar a catequese, isso deve!
    Parece-me de muito mau tom, uma pessoa que tanto fala em Deus, ser tão discaradamente a favor da batota.~
    E não me venha com Deus, pois sou ateu, nem com psicologias de 5á coroa, que isso comigo não cola, É a favor do uso desimilado do doping porque usa, se não usa é contra, na realidade é muito simples, e não venha com essas tretas para cima de mim, que já chateia ouvir-lo.

  7. …e já agora devo informar que no proxima época a lei prevê que substancias tais como corticoides vão ser permitidas desde que prescritas e controladas por médicos sem a necessidade de outros procedimentos como até aqui não acontecia!…é sinal de que nem tudo estava ou está certo!

  8. A.M. na realidade é um tema que gosto e que me permite interferir na inveja e no ódio vomitado pela maioria dos puritanos???…hipocritas e cobardes sobre os atletas.
    Pelos vistos está razoavelmente informado!..nãosei porquê…eu não iria tão longe!….não confunda lei com abuso de poder!….as leis são para cumprir mas podem ser discutidas e controladas!…reduza-se á sua insignificancia enquanto eu me reduzo á minha!…fique rranquilo!….não se enerve!….em dia de iFeis Defuntos vou poupar a cera para outros fins….

  9. Meu caro A.M., é fácil de ver quem oferece resistência, como é fácil de concluir o porquê, eu podia-os aqui enumerar a todos, mas como não os conheço não posso dizer o que escondem ou o porque de tanta resistência, portanto não posso dizer nada, mas posso suspeitar, porque não nasci ontem.
    O que eu acho piada é que a cada nova iniciativa para tornar isto mais transparente, aparecem sempre novas desculpas ou subterfúgios.
    Enfim, não lhes convêm a transparência, vá-se lá saber porquê! 🙂

  10. Senhor b. carvalho. E que tal sossegar um pouco. Comenta sempre este tipo de notícias. Não sei o que o está a incomodar tanto. Foi o senhor o próprio que o disse. ” As leis existem e são para cumprir” PONTO FINAL. E o senhor deve saber que o facto de não se acusar nos controlos anti dopagem não significa que não se infrinja a lei! Ou não sabe ?

  11. …bem aventurados os puros,porque deles é o reino dos céus!….disse Jesus! ( não o do benfica!…)

  12. E assim caí por terra o “não nos deixam dormir, e isso vai-se notar nas nossas prestações desportivas”, quando é um próprio director desportivo de uma equipa que o diz, que o vai fazer aos seus próprios ciclistas, ou que não se importa que outros o façam, ele que só quer o melhor para a sua equipa, e se acha-se prejudicial para a equipa, nunca diria isto, não é?
    Meus amigos, e agora, qual será a proxima desculpa?

  13. TRETA!!!!!.faz me lembrar os que atiravam em todas as direcções mas de manhã ás 6 horinhas iam para o camião ver quando chegavam os vampiros!….

Os comentários estão fechados.