AMA sugere controlos antidopagem nocturnos no Tour

O relatório da Agência Mundial Antidopagem (AMA) sobre os controlos antidoping realizados durante a Volta a França de 2010 elogia a atitude da União Ciclista Internacional (UCI), mas sugere alterações de procedimentos que constituiriam uma autêntica revolução na luta contra a dopagem no ciclismo, caso fossem aplicados.

A AMA preconiza que seja incrementado o efeito surpresa dos controlos inopinados, pois entende que a forma de actuação segue padrões que tornam previsíveis as aparições dos inspectores em determinadas alturas. O relatório da equipa de especialistas que acompanharam as acções antidopagem durante o Tour explica que os controlos surpresa aconteceram sempre antes das etapas consideradas decisivas e nos dias de descanso. Para surpreender os eventuais prevaricadores, a agência defende a realização de controlos a meio da noite, em datas mais variadas.

O relatório da AMA aconselha os inspectores a deslocarem-se em veículos sem qualquer identificação, pois garante que terão sido vistas pessoas de vigia aos parques de estacionamento dos hotéis, recorrendo ao telefone móvel para comunicar mal avistaram os carros da equipa médica de controlo antidopagem.

A grande crítica da AMA para a actuação da UCI na luta contra a dopagem no recente Tour assenta no facto de haver quatro ciclistas “altamente suspeitos” que não foram sujeitos a qualquer controlo durante a competição.

A AMA sugere ainda que a UCI passe a aplicar directamente as sanções por violação dos regulamentos antidopagem, em vez de remeter os processos para as federações nacionais dos infractores.

32 comentários a “AMA sugere controlos antidopagem nocturnos no Tour”

  1. Controlos nocturnos?! Muito interessante… para os controladores. Se calhar recebem a dobrar ou a triplicar, porque, coitados, têm que andar a pé de madrugada e não podem descansar. Que negócio!! e por falar em negócio, uma medida destas, abriria caminho a fenómenos corruptivos preocupantes. Era tão bom perturbar o descanso de um qualquer atleta, para além do que já é normal… até a UCI poderia interferir na escolha do vencedor da competição!!

  2. Mas respeito e percebo o seu ponto de vista. Eu da minha parte está tudo dito e é o que eu penso. Mas cada um tem a sua opinião e a sua entendo perfeitamente.

  3. Apertam com o ciclismo simplesmente porque as entindades assim o querem. Sempre o fizeram e como desde sempre mais se lutou contra o ciclismo mais são apanhados obviamente. E o A. Schleck nunca teve problemas nenhuns com o doping.

    O futebol envolve imenso dinheiro. Mais do que se possa imaginar. E muitas pessoas influentes. Não é como o ciclismo que depende de patrocinadores e como tal, se a equipa for apanhada é retirado o patrocinador e pouco mais. O futebol não. São SAD’s e imensas pessoas que vivem à custa dessas coisas. Os próprios meios de comunicação social ficariam a perder imenso se as pessoas se interessassem menos pelo futebol. E isso nunca irá acontecer, porque faria cair em milhões muitos dos homens mais ricos do Mundo. Os do Cannavaro e assim puderam ter conhecimento porque ele se safou Assim como só se falou do Liedson quando ele se safou. E nada impede que devido a haver menos controlos no futebol com meios mais rudimentares, eles tomem e se safem. Até no ciclismo ainda alguns se safam mesmo com os meios que há e com o nº de controlos que fazem. Imagine no futebol quantos não andarão a dopar-se com meios mais rudimentares e com muitos menos controlos? Não lhes deve ser dificil. Se calhar no futebol nem meio há de detectar CERA por exemplo. E continuo a achar, que se os casos da operacion puerto dos 70% não foram revelados… Se lá estavam, porque é que não revelaram nada? Não houve uma palavra acerca disso… estranhho

  4. Até posso concordar com essa explicação, mas já agora diga-me, se não é como digo (de o ciclismo ser o desporto que tem mais problemas com o doping), então porque é que apertam tanto com o ciclismo? Não acredito em perseguições descabidas, nem em conspirações desportivas, porque será então?
    Muito sinceramente não vejo outra explicação.
    E como disse o Vidal Fitas, eu também acho que é um motivo de orgulho o ciclismo ser a modalidade que mais combate a batota, e isso, como você mesmo disse, está a ser reconhecido pelo COI, quando vem pedir meios ao ciclismo, fantástico!
    E nesta senda de combate ao doping, os constróis á noite são mais uma medida inovadora que se enquadra nisto mesmo.
    Só um reparo, as 2 figuras mais importantes do ciclismo, serão o Contador e o A.Schleck, os 2 já tiveram e 1 está a ter problemas com o doping, isso era o equivalente futebolístico do Ronaldo e do Messi, pondo as coisas em pratos nivelados. E nem um nem outro ainda tiveram desse tipo de problemas.
    Os casos que falou de doping no futebol, se você falou é porque se teve conhecimento, o tentar-se abafar a coisa, acho que é natural que o tentem em todas as modalidades, mas do tentar ao conseguir vai uma grande distancia.

  5. Oh Sousa, o ciclismo é o desporto com mais casos de doping porque é o mais controlado. O facto de mais serem apanhados e apenas consequência de um aperto maior que desde sempre existiu. Se você faz 100 testes do balão e mais provavel encontrar mais infractores do que se fizer em 10. E se nesses 100 usar metodos mais apropriados então ainda mais apanha. Não concordo com essas tretas que o ciclismo tem mais problemas que os outros. Até depois de ter visto ja o Cannavaro ter sido apanhado duas vezes com cortisona e ter dado uma desculpa esfarrapada depois e ter escapado. E naquele video que aparece o Cannavaro a dopar-se no youtube e não se passa nada entre outras coisas que acontecem como foi aquela palahaçda com o Queiroz. Ou na operacion puerto. 30 por cento eram ciclistas, foram todos revelados, e os restantes 70% quem eram???? Nunca ninguem soube, mas quem investigou falou de jogadores do Barça e do Espanyol e de tenistas espanhois conhecidissimos e do raio, será que não seriam mesmo eles?E o Liedson que foi apanhado com testosterona em janeiro e so se soube em maio e era do stress ou caramba. Ta bem ta. Não me venham dizer que é o ciclismo que tem mais problemas. Tem mais problemas porque se aperrta imenso com eles e obviamente, se mais apertam com eles mais apanhados são. Ate as organizaçoes dos Jogos olimpicos vem pedir meios ao ciclismo para usar em 2016 na luta anti-doping. No ciclismo anda-se para a frente contra o doping. Nos outros assobia-se para o lado e a corrupção manda imenso. BAH

  6. Eu acredito que ao fim de algum tempo, se o carro estiver sempre bem estacionado, eles deixam de pegar, conforme intensificaram os controis devido a um aumento das suspeitas, o processo também é reversivel, e se virem que está tudo bem, com o tempo estas medidas deixam de fazer sentido. O problema é que hoje em dia fazem muito sentido. Gosto de conversar com pessoas esclarecidas e bem-educadas, ainda que de opinião diferente. Pois acredito que o objectivo de todos nós é que o ciclismo melhore. 🙂

  7. ….mais um super-homem!…fujam dos que necessitam de se dizerem honestos!….e isto de confundir normas de conduta civica …regras de transito!….digo confundir isto com questões de principios éticos,filosóficos,morais que dizem apenas respeito á liberdade de cada um e que são o garante da liberdade com responsabilidade, não é pacificamente aceite por quem,porque tem dois palmos de testa,não se deixa arrastar por pensamentos primários.O homem distingue-se dos demais porque consegue pensar em abstrato!…

  8. Então para arrumar o assunto e para não nos desviarmos do tópico imagine que o tal polícia o acorda todos os dias às 5 da manhã para lhe perguntar onde tem o carro estacionado…vai achar a mesma graça?Claro que não!

  9. Peço desculpa por mais uma intervenção, é que eu já falei muito em relação a este assunto, mas vou dar a minha prespectiva ao Sr Roque.
    Percebo o que diz, mas faço outra pergunta.
    “Porquê é que o policia lhe iria mover uma perseguição especificamente a si? Só se lhes deu motivos para essa perseguição, para tal desconfiança, e é o que se passa com o ciclismo, é a modalidade com maior percentagem de casos de doping, naturalmente que a WADA aperta mais.
    Os ciclistas dizem ser perseguição, mas quando aparecem novas medidas para eles provarem a sua inocencia, e por tabela, demonstrar que tudo não passa de uma perseguição, o que é que fazem? Oferecem resistencia, o que só vem aumentar a desconfiança.. Agora digo-lhe, quem não tiver o carro mal estacionado não tem porque temer. E para os de fora, como é o meu caso, tanta resistenia só tem uma explicação, a explicação é! Ás vezes estaciono o carro em sitio proibido, o que é inadmissivel, nem que só o tenha estacionado fora do sitio, uma unica vez.
    Espero que me tenha feito entender. É muito simples, tudo se resume a isto,”quem não deve, não teme, quem deve, teme!”, e o resto, desde do “É PERSEGUIÇÃO”, ou o “NÃO NOS DEIXAM DORMIR”, etc,etc, não passam de deculpas desfarrapadas.

  10. Inaceitável esta proposta. Há limites à razoabilidade que não podem ser quebrados.

  11. Caro Sousa:
    eu defendi os Costa e defendo até que alguém me convença inquivocamente de que estou enganado, Caso não saiba a lei da presunção de inocência encontra-se em vigor na maior parte dos países do mundo e sobre esse assunto as próprias autoridades direccionam-se para a tese deles caso não tenha lido. Sobre se me interessam as outras modalidades? Claro que interessa. Senão veja: há um polícia que embirra consigo e todos os dias o vigia à espera que você estacione no local errado para o multar. Enquanto isso todos os dias um banco é assaltado a 500 metros dali. Mesmo que você já tenha dado provas que não comete infracção nenhuma acha bem que o polícia se oriente unicamente de forma obsessiva para si?

  12. Até digo mais, se fosse ciclista de consciencia tranquila, aceitaria de braços abertos esta medida, pois só vem reforçar a minha inocencia.
    Eu sei o porquê de tanta resistencia, é que a maior parte os ciclistas são dopados, por isso tanta resistencia á transparencia, VERGONHOISO!!!
    Se é para vir deitar abaixo, Calem-se que fazem melhor!!!

  13. Isto é muito simples, só não concorda quem for dopado, ou já foi e tem de manter a fachada. Transparente como a agua, daí estas pessoas contra, que nunca poêm assumem com o verdadeiro nome, ou se poêm é um nome ficticio, venhem agora fazer de nós burros, tenham mas é vergonha de reclamar que já chateia, AI! eu tenho muito sonhinnho, mas para se deporem durante a noite, fazer transfusóes de sangue o sonhinho passa.
    Façam um favor e não tratem mal a nossa inteligencia. Já cheira mal esta conversa.

  14. O borkas eu vou-te comecar acordar todos os dias as 4h ou 5h da manha para falar contigo. Tem dó os desgracados ja tem de fazer 5h horas em cima de uma bicicleta e agora ja nem direito tem ao descanso? Acho que esta na hora de os ciclistas tomarem uma atitude ja nem digo outras entidades mas sim os ciclistas

  15. Esses iluminados só conhecem o ciclismo? No futebol será assim também? É duma estupidez tremenda pois com tantos a meterem-se na passa e viram a cara para o outro lado é mais fácil quererem controlar 100 ciclistas não?

  16. Concordo com a medida porque podera fazer com que os ciclistas pensem 2 vezes antes de consumir substancias ilicitas.
    Mas isso ira trazer confusao porque os ciclistas ja tem que acordar cedo e entao com isto vao ter de acordar a qualquer dia e a meio da noite e isso vai deixa-los nervosos e pouco tranquilos para encarar o dia seguinte de corrida.

    Vamos ver o que isto da e se for bom na luta contra o doping aprovo com toda a certeza!

  17. Ó Sr Jose Roque voce ainda não deu conta que o ciclismo é a modalidade com mais problemas com doping.
    E que me interessa a mim com o que eles fazem com o “andebol”, se voce gosta de ciclismo, que imagino que sim, até devia ficar contente por gostar da modalidade que tem nos controis antidoping uma das suas grandes lutas. Agora, quando há mais qualquer coisa do que há 1ª vista se vê, aí levantam-se 1001 problemas, e eu não me esqueço que voce defendeu os Costas.

  18. Eu já aqui disse, que fazia melhor, arranjava um grupo de favoritos á vitória, e designava uma pessoa da AMA ou o UCi para acompanhar cada um deles, 24 horas com ele, e ai é que eu queria ver quem é que tem valor, ou se é dos bifes.
    É evidente que se vai destabilizar o descanso dos ciclistas, mas a ser verdade que o Contador fez a dita transfusão, a que horas é que acham que ele a fez?
    Portanto se estão acordados para fazer transfusões também podem estar para urinar no copinho.
    E quem não deve não teme, e não é o acordar 5 minutinhos para urinar num copo que lhe vai estragar o Tour, agora quem tem o rabo preso, vai já dizer que isto nao pode ser.
    Vamos esperar para ver!!!

  19. Se o ridiculo matasse estes gajos estavam todos mortos!….Só uma solução:recusa de todos os ciclistas á submissão de procedimentos humilhantes e estupidamente contrário ao direito de liberdade do homem!….essa trupe de suinos só largarão a manjedoura quando esta adquirir o sentimento de dignidade,auto-estima e a coragem de assumir as consequencias que seguramente surtirão efeito positivo!

  20. Eu acho-vos um piadão. Primeiro criticam forte e feio porque é so escandalos de doping e porque assim isto vai bater no fundo bla bla bla… quando alguem apresenta uma proposta com pés e cabeça, e que acima de tudo, trás uma grande proposta (que é a que apenas 2 aqui vi comentar, e a meu ver muito bem) que foi o facto de a uci passar a gerir as sanções e não as federações dos países! viva a transparência, viva o ciclismo limpo!

    Devia haver mais medidas destas. Tenho dito

  21. big brother… a maior novela real do mundo… ate vamos poder saber o pijama que cada ciclista usa… muito bom esta nova regra agora…

  22. Isto só acontece porque certos atletas ainda não compreenderam que os sucessivos escândalos , só vai trazer desconfiança e medidas mais severas de punição ao desporto.

  23. isso já acontece no giro baby em italia para sub-23/elite em que todos ficam no mesmo hotel , e todos os medicamentos/suplementos só podem ser dados pelos médicos da organização, alias este ano por causa de terem sido encontrados medicamentos juntos a ciclistas de uma equipa essa foi expulsa ( equipa que venceu a primeira etapa).

  24. kk dia é o big-brother no ciclismo, todos para dentro de um hotel 3 meses antes do tour, uma camara para acompanhar os movimentos 24h de cada ciclista.. eheh

  25. No dia em que isto for aplicado a todas as modalidades sem EXCEPÇÃO eu assino por baixo. Receio bem é que algum ciclista sonâmbulo solte meia dúzia de palavrões e insultos e que isso seja considerado perturbação do controlo anti-doping…

  26. Tá fixe ;D
    Se quiserem fazer durante as corridas tambem podem que nos nao nos importamos 🙂

  27. Eu acho uma piada a tipos como o “é mau” em cima..Diz ele deixem de chatear os ciclistas,eles que durmam descansadinhos..ó pacovio,eles é que nos chateiam a nos porque vemos determinada exibição numa volta e passados uns dias ve-se a saber que andavam todos drogados,isto sim é que me chateia,agora o facto de usarem seja que forma for pa os apanhar caso estajam drogados,não me chateia nada..eles podem se drogar,por vigias nos parques de estacionamento dos hoteis e muito mais,mas a uci ou a ama ou seja quem for tem de respeitar os horariozinhos de descanso dos drogadinhos..poupe-me,ha cada anormal..

  28. Muito bem!! Acredito que seja o caminho certo! E quererem a UCI a tratar de todos os processos, tb me parece um bom puxão de orelhas, mas é triste ter que ser os outros a arrumarem-nos a “casa”! Não entendo é como é que já dura à tanto tempo estes tratamentos diferentes, onde uns são filhos e outros descaradamente enteados!! Como é que isto se tornou tão óbvio e ninguém neste país consegue terminar com estas desigualdades! Espero sinceramente que se encaminhe mto em breve para uma maior transparência e igualdade na Federação Portuguesa de Ciclismo.

  29. A meio da noite? E dormem quando? Quer dizer os ciclistas já tinham de acordar bastante cedo, e agora nem dormir e descansar para a etapa seguinte podem. Que ridiculo. Está o corredor muito bem a descansar, batem à porta, acordam o corredor e o companheiro de quarto, toca a ir mijar para o copo, e depois eles saem e têm de voltar a adormecer outra vez, o que se calhar às vezes não é fácil. Que estupidez. Metam uma camara a segui-los 24 horas por dia e alguém a ver na vigilância o que eles fazem. Completamente estupido estes controlos durante a noite.

  30. entao nem dormir descansados podem… á minima hipotese todos vao deixar o ciclismo.. depois vamos todos bater palmas quando o ciclismo acabar… enfim. façam de outra maneira assim nao vao a lado nenhum… deixem de chatear os ciclistas…

  31. Acho bem, tudo o que esta escrito aqui. Inclusive a ultima frase parece-me muito acertada, pois assim haveria mais imparcialidade nas sanções, vito que seriam todas sancionadas pela mesma organização, neste caso a uci. E visto qu em portugal o processos demoram eternidades, seria uma excelente solução para o nosso problema. assim as sanções seriam iguais para todos.

    Concordo! 😉

Os comentários estão fechados.