Fabian Cancellara eleito melhor corredor do ano

O suíço Fabian Cancellara foi eleito melhor ciclista de 2010, ganhando o galardão Bicicleta de Ouro (Velo d’Or), atribuído pelo revista Velo Magazine, pertencente ao grupo do jornal L’Équipe. O tetra campeão mundial de contra-relógio foi o mais votado pelo conjunto de jornalistas internacionais de ciclismo que compuseram o painel eleitoral. O segundo ciclista mais votado foi o espanhol Alberto Contador, vencedor das três edições anteriores do galardão.

O luxemburguês Andy Schleck foi o terceiro mais votado e conquistou a Bicicleta de Ouro Esperança. A revista também elegeu o melhor francês, premiando o campeão gaulês Thomas Voeckler.

O troféu principal de 2010 foi entregue a um corredor cujo palmarés deste ano conta oito vitórias, sendo as mais importantes as conquistas do Paris-Roubaix, do Tour de Flandres e do Campeonato Mundial de Contra-relógio.

Fabian Cancellara é o segundo helvético a conquistar a Bicicleta de Ouro. O primeiro foi Tony Rominger, em 1994. O galardão é atribuído desde 1992. Miguel Indurain foi o primeiro a conquistá-lo. Até agora, o recordista é Lance Armstrong, detentor de cinco distinções. Alberto Contador é o ciclista mais laureado dos que estão em actividade, sendo dono de três estatuetas.

Resultados da votação
Bicicleta de Ouro

1.º Fabian Cancellara (Saxo Bank), 63 pontos
2.º Alberto Contador (Astana), 42
3.º Andy Schleck (Saxo Bank), 34

Bicicleta de Ouro Francês
1.º Thomas Voeckler (BBox Bouygues Telecom), 109 pontos
2.º Sylvain Chavanel (Quick Step), 90
3.º Grégory Baugé (Créteil), 56

Bicicleta de Ouro Esperança

1.º Andy Schleck (Saxo Bank), 55 pontos
2.º Vicenzo Nibali (Liquigas), 44
3.º Mark Cavendish (HTC-Columbia), 40

20 comentários a “Fabian Cancellara eleito melhor corredor do ano”

  1. Helder- tambem no criterium nao venceu, mas venceu o crono, no dauphiné venceu a chegada no alpe d´uez. o joaquin, para ter vencido o ranking, somou mais pontos que qualquer outro, por isso somou em provas grandes, pois as pequenas nao dao pontos, mas tambem concordo com a escolha do gilbert, tambem merecia o podio. para terminar, eu disse que contador onde correu ganhou, mas onde nao ganhou discutiu… ou seja, onde participou tiveram que contar com ele na discussao. alias, a vitoria do vino na liege ele foi fundamental.

  2. Acho que o Cancellara em 1º e merecido porque foi o ciclista com maior numero de vitorias importantes dando espectaculo.
    Em 2º punha Contador tambem porque venceu a competiçao mais importante.
    Em 3º tenho mais duvidas porque o Andy Schleck fez apenas um 2º lugar no Tour , e bom , mas acho que ciclistas como Gilbert , Nibali e Rodriguez , lider final do ranking da UCI mereciam mais esse 3º lugar.

    Nos franceses tambem concordo , boa epoca do Voeckler . O Chavanel tambem esteve bem mas o Voeckler esteve melhor. O Bauge nao conheço.

    Nas esperanças estou totalmente de acordo.

  3. Mika – O Rodriguez em minha opinião esteve bem no Tour.
    João – O Contador esteve no Dauphiné, antes do Tour e não venceu.
    Sou da opinião que está bem entregue, como também estaria se estivesse nas mãos do Gilbert ou do Rodriguez.

  4. Então e o Philippe Gilbert? Continuo a achar que a escolha do vencedor é justa. Mais que J. Rodriguez o Gilbert merecia um lugar no pódio já que só falhou mesmo a vitória em Melbourne (mesmo assim andou aquilo que se viu). Venceu grandes clássicas, etapas na vuelta, fez diversos lugares no top 10… Este sim pode reclamar um lugar nos 3 primeiros… agora o Rodriguez??? Andou muito bem na vuelta e ganhou a volta à catalunha. E o resto? Ganhou algumas pequenas provas mas isso não chega. É preciso estar bem em mais que um grande palco.

  5. Foi bem atribuído este prémio ao Cancellara, mas também era bem atribuído ao Nibali….Em relação ao doping mecânico acho isso mentira….Ele ganhou e bem, com esforço e trabalho.

  6. nao estou de acordo… entao e o joaquin rodriguez…. que andou a epoca toda no topo… andou no tour, na vuelta, nas classicas de primavera… foi o ciclista com mais pontos ganhando o ranking. o contador aparece em segundo, muito devido a toda a polemica em que esta em volta neste final de epoca, pois ate ao tour onde competiu ganhou… mas enfim, polemicas a parte, tambem nao ficou mal entregue, apenas o joaquin rodriguez deveria pelo menos aparecer no podium.

  7. … só é pena a polémica toda que tem surgido do dopping tecnológico. No entanto não deixa de ser dos melhores, sem margem para dúvidas.

  8. O Cancellarra dá espetaculos de ciclismo, assim como o Voeckleur que apesar de não estar ao mesmo nivel é muito combativo 😀
    bem entregues os premios 🙂

  9. nao concordo com o do cancellara……………mas tbm nao o iam dar ao armstrong………..por optima epoca ke tenha sido falhou no tour

Os comentários estão fechados.