Niels Albert é o novo campeão mundial de ciclocrosse

O belga Niels Albert sagou-se esta tarde campeão do Mundo de ciclocrosse, depois de ter vencido isolado a prova que se disputou em Hoogerheide, Holanda. O ciclista belga surpreendeu os grandes favoritos com um forte ataque desferido ainda nos quilómetros iniciais da corrida. A medalha de prata foi para o checo Zdenek Stybar, o mais pronto na resposta a Albert. O pódio fechou com um dos grandes favoritos, Sven Nys (Bélgica). O campeão em título, Lars Boom (Holanda), esteve aquém do esperado, não conseguindo intrometer-se na luta pelo pódio, acabando na 20ª posição, a 1m51s do vencedor.

O circuito revelou-se bastante rápido, pois à escassez de subidas e de troços que obrigassem a desmontar da bicicleta juntou-se o tempo seco que levou à ausência de lama. Num percurso muito rolante, apenas travado por algumas curvas e viragens mais técnicas, destacou-se a audácia do jovem Niels Albert. Atacando cedo, o belga condicionou a acção da sua equipa, de longe a mais forte, que não pôde endurecer a corrida atrás, mantendo o ritmo adequado para não levar os adversários para perto do líder da corrida. Assim, só perto do final houve liberdade para que os belgas de quem se esperava mais pudessem sair do grupo principal. Foi o que fizeram Sven Nys e Bart Wellens sem que conseguissem alcançar os dois primeiros, que abalaram do pelotão no começo da prova.

Niels Albert concluiu a prova em 1h02m24s, Stybar chegou 22 segundos mais tarde e Nys cortou a meta 38 segundos após o compatriota e novo campeão mundial.

Portugal não esteve representado na competição, mas o pelotão português teve um elemento presente na Holanda. O espanhol Constantino Zaballa não foi além do 29º lugar, a 2m48s do campeão mundial. Ainda assim, o ciclista do Paredes Rota dos Móveis foi o segundo melhor espanhol, sendo que o mais regular da aramada castelhana acabou por ser José Antonio Hermida, 23º classificado.

CLASSIFICAÇÃO
1º Niels Albert (Bélgica)    1h02m24s
2º Zdenek Stybar (República Checa)    a 22s
3º Sven Nys (Bélgica)    a 38s
4º Bart Wellens (Bélgica) a 1m10s
5º Francis Mourey (França) a 1m23s
6º Kevin Pauwels (Bélgica) mt
7º Sven Vanthourenhout (Bélgica)    a 1m24s
8º Simon Zahner (Suíça) mt
9º Steve Chainel (França) mt
10º Klaas Vantornout (Bélgica) mt
(…)
29º Constantino Zaballa (Espanha)    a 2m48s