Nuno Ribeiro excluído da próxima Volta a Portugal

O Conselho Jurisdicional da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) confirmou a suspensão de Nuno Ribeiro por dois anos, iniciados em 17 de Setembro de 2009, revela hoje o jornal A Bola. Esta decisão afasta o ciclista da próxima Volta a Portugal. O órgão de apelo da FPC não manteve a data inicial da pena, fixada pelo Conselho de Disciplina, nem acolheu o recurso do corredor, que pretendia iniciar o castigo no dia 3 de Agosto de 2009, data do controlo antidopagem que lhe detectou CERA (EPO de efeito prolongado).

A pena inicialmente aplicada apontava para o começo da suspensão no dia 25 de Setembro e não na data em que se realizou o controlo, ao contrário do que é habitual, justificando este facto com o pedido de contra-análise por parte do corredor. A defesa de Nuno Ribeiro pretendia que o castigo começasse a ser cumprido na data do controlo, o que lhe permitiria participar na próxima Volta a Portugal. Com a decisão do Conselho Jurisdicional, o ciclista fica de fora da prova-rainha do ciclismo nacional, perdendo praticamente toda a temporada de 2011.

Nuno Ribeiro e os colegas de equipa na Liberty Seguros Héctor Guerra e Isidro Nozal foram apanhados com CERA num controlo surpresa, prévio à Volta a Portugal de 2009. Ribeiro viria a ganhar a corrida. Guerra e Nozal prescindiram da contra-análise, pelo que os respectivos processos há muito estão fechados, estando a cumprir a pena desde a data do controlo. Também na Volta a Portugal de 2009, Eladio Jiménez acusou doping na etapa que ganhou, na Senhora da Assunção. O processo de Jiménez também se encontra concluído. Com o desfecho do caso de Nuno Ribeiro abre-se a porta à homologação dos resultados.

Nuno Ribeiro, por enquanto, não reage à pena que lhe foi aplicada e ainda não decidiu se irá recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto.

24 comentários a “Nuno Ribeiro excluído da próxima Volta a Portugal”

  1. A ser verdade o que se falou na altura, eu digo, o médico deve ter cumprido ordens de “alguem”, não me acredito que tenha feito, o que dizem ter feito, por iniciativa própria, agora falta saber quem terá sido o “alguem” que ditou as tais ordens? Se está desaparecido, a alguem deve interessar, não sei se ao director desportivo, ao próprio médico, ou quiçá ao Nuno, que assim fica-mos sempre na duvida, “Estará o Nuno a dizer a verdade?”. Por isso uma coisa é certa, ele acusou doping, até aqui estamos todos de acordo, em relação ao resto é especular.

  2. Olha Maria então o Nuno é que é o culpado,e o medico já se sabe por onde anda,não pois não desapareceu e o Nuno é que foi a vitima como grande parte dos ciclistas tomam aquilo que lhes dão e nem sequer podem questionar,porque se questionar o medico logo é posto de lado por não confiar,se ele pudesse ao menos correr pro ano que vem era no minimo o mais justo,so para lembrar o pellizotte foi condenado esteve um ano sem correr e agora foi ilibado,como ele se calhar muitos deviam tambem o ser e não são.

  3. Uma pergunta a Maria….Entao quem contratou um medico estrangeiro, se a equipa ja tinha um bom medico portugues? e o medico portugues nao fugiu…eheh

  4. olá boa tarde em resposta ao sr. aamorim e ao sr. volta nuno o NUNO RIBEIRO não foi homem nenhum mas sim egoista não soube aproveitar e usufrir do dão que tinha nas mãos, só é de lamentar que por causa dele os outras colegas tenham sofrido na pele sem culpa nenuma, e quanto ao sr.DIRECTOR DESPORTIVO VITOR PAULO esse sim foi e é um Homem com H do grandes com dignidade algo que nos dias de hoje poucas pessoas tem

  5. todos ke sao apanhados ficam com suspensos o dia em ke acusaram sr.filme da etapa………portanto ou vence a volta ou pode participar……………….o di luca acusou em maio e ia acabar em maio………….

  6. Não estou muito a par deste caso, em que dia acusou o Nuno, se acusou antes da volta, e como a suspensao e de 2 anos tem todo o direito de participar na volta, e o que estao a fazer com ele e tentar tira-lo da modalidade, o que não é bom, agora não e bom por parte de muita gente estar aqui a criticar o nuno pois esta a pagar pelo erro que fez, mas e sempre bem vindo a modalidade desde que venha com vontade de correr limpo e que não estrague ainda mais esta modalidade, mas isto nao e so para ele, e para todos os corredores que querem ganhar seja de que forma, Força Nuno pois não deve ser facil o que estas a passar

  7. Não é só o médico que tem culpa… O os outros? Aquele a quem chamavam director desportivo… O Nuno não deveria ter feito o que fez, mas concordo, em parte, com o comentário do “barros”.

  8. Força Nuno…….no meio de tanta critcia, ainda nao vi ninguem questionar ou analsar a atitude do director desportivo e respectiva direcçao… Onde está o medico? quem o ontratou? quem pagou ao medico’? ja sei…é bem mais facil atirar pedras ao Nuno do que analisar todo o caso, que é que normalmente fazem os criticos com dor de cotovelo. Investiguem antes de comentar …Enfim !!!!

  9. Este site é a maior vergonha o ciclismo portugués.só espero que acabe rápido

  10. bruno
    Posted on 2010/10/22 at 6:24 pm

    filme da etapa:se ele foi controlado a 3 agosto entso pode mt bem partcipar…….ou va meter a volta para dia 2 para o tramar??????????????’se ele só volta em setembro tem de ser ele a vencer

    ———————————————————————————————————

    Não pode participar porque o controlo foi feito antes do inicio da volta, apesar de o resultado só se saber depois da volta terminar.
    Portanto como o controle foi dia 3 de Agosto e demora algumas semanas para ser analisado por os laboratórios credenciados, acusou EPO antes… se fosse no dia 25 de agosto controlado e acusa-se o mesmo ai sim ficava com a vitoria da Volta a Portugal e ja poderia participar na de 2011.

  11. Mas não está contigo, pois não casei com uma ceguinha, e tu sabes, da tua? Não, ela está-me a dizer que não te disse!!!
    Logo aí se vê que és ressabiado, e estás com azia, sabes o que se diz na minha terra, “NÃO SE DOPASE”. porque até te dgo mais, eu gostava da simplicidade do Nuno, mas detesto muito mais dopados, e na comparação, entre o “humilde Nuno” e o “Nuno dopado”, o humilde Nuno saí a perder.
    Agora, nem sei porque é que uma pessoa sem educação, se dá ao trabalho de vir praqui escrever, só para tratar mal a opinião seria dos outros. faz um favor cá há gente e desaparece ó D&G (até pelo nick se vê, mariquices!!!)

  12. eu sou o novo patrocínio dele e pago.porque acredito, agora vocês que vem para aqui comentar andem  mas é a traz da vossa mulher pois pode estar com outro 

  13. Se fez asneira acho bem ser punido!
    Perdem-se excelentes ciclistas como o Nuno , o Hector Guerra , o Eladio Jimenez e o trabalhador Nozal mas quando se faz asneira tem de se pagar e acho bem terem sido punidos!

    Apos isto acho que ninguem querera o Nuno Ribeiro.

  14. A pretensão dele é ir a tempo de participar na próxima volta a Portugal, mas haverá alguma equipa que o queira, haverá algum patrocinador que queira estar ligado a ele?
    Eu pergunto porque acho que não, mas já me surpreendi várias vezes, com outras situações, por isso mais nada nme admira.
    E o cunhado dele, o outro grande campeão da familia, não dá noticias, nem diz se continua a carreira, nem se vai para director desportivo, ou se vai para vareador da camaa de Paredes, ou presidente da junta de Rebordosa, nada, não diz nada. ahahahah!!!!!

  15. Volta Nuno, porque não faltam equipas que queiram um CAMPEÃO!!!!
    Por mim tás perdoado…. Se tomas-te algo foi por obrigação de alguem, esse que obrigou osoutros colegas teus tomarem, porque vós não precisavas de tomar nada para ganharem, só que a ganancia dos vossos directores era maior que a vossa, e tinham responsabilidades de mostrarem vitorias, para continuarem a ter o patrocinio…
    FORÇA CAMPEÃO e volta

  16. filme da etapa:se ele foi controlado a 3 agosto entso pode mt bem partcipar…….ou va meter a volta para dia 2 para o tramar??????????????’se ele só volta em setembro tem de ser ele a vencer

  17. O vencedor da Volta é o David Blanco porque o controle efectuado em que acusou foi feito a 3 de Agosto de 2009

  18. Só batoteiros como ele é que terão saudades dele…eu não tenho.
    Adeus e não apareças mais.
    Treina com o Massey Ferguson.

  19. Ora bem, estando só suspenso e a cumprir castigo a partir de Setembro, É ENTÃO O VENCEDOR DA VOLTA A PORTUGAL!
    No mínimo incompreensível, mas nada a que não estejamos habituados.
    Na nossa justiça desportiva, os prazos esticam e encolhem à medida da conveniência, à medida dos interesses de alguns.
    Houvesse alguma vergonha e sensatez… É pena que nem toda a gente saiba a “história” do que se passou, de como as coisas aconteceram, das “obrigações” que foram forçados a cumprir. Talvez fosse necessário mais alguns vidros partidos!
    E, já agora, alguém sabe do director desportivo? Do médico? E dos dirigentes? Tiveram alguma penalização, foram a Tribunal? Em tudo um caso diferente de outros?
    Abraço de solidariedade Nuno. És e serás sempre um grande Homem, um campeão.

Os comentários estão fechados.