Franco Pellizotti absolvido de alegada violação do passaporte biológico

O Tribunal Nacional Antidoping de Itália absolveu o corredor Franco Pellizotti da acusação de violação dos regulamentos antidopagem, feita pela União Ciclista Internacional com base nos dados do passaporte biológico do ciclista. A sentença considera que não há um grau de certeza científica que permita condenar Pellizotti da infracção de que estava acusado, revela o sítio Tuttobiciweb.

Neste processo, Franco Pellizotti havia sido condenado pelo Comité Olímpico Italiano, em Julho, a dois anos de suspensão. O corredor sempre se disse inocente e recorreu dessa condenação. O resultado do recurso, conhecido hoje, veio dar-lhe razão. O ciclista já anunciou que pedirá uma indemnização à UCI.

Devido à abertura do processo, Franco Pellizotti foi impedido de participar na última Volta a Itália, para qual fizera preparação específica e à qual chegava como um dos grandes favoritos. Na mesma altura, também o esloveno Tadej Valjavec foi impedido de alinhar no Giro, com base também nos dados do passaporte biológico. Valjavec também já fora absolvido pelas autoridades eslovenas.

A UCI recorreu para o Tribubal Arbitral do Desporto no caso de Tadej Valjavec. Aguarda-se reacção à decisão transalpina sobre Pellizotti.

Foto: McSmit

17 thoughts on “Franco Pellizotti absolvido de alegada violação do passaporte biológico”

  1. Pró “cowboy mexicano”.
    Tu dominas a linguagem da construção. Tens o cabelo amarelo?
    Não concordas comigo tudo bem, mas tens que soltar sempre um poiuco de veneno. Sabes, dizem que se uma pessoa não urinar, morre intoxicado, tu fazes-lo pela boca, se não morrias envenenado.

  2. Esse se fosse vendedor limitava-se a cumprir o objectivo, se pudesse ganhar mais algum não o fazia pk éticamente deve deixar alguns clientes para os colegas poderem cumprir o objectivo.
    Há gente que tá msm de mal com a vida. Continua a acartar baldes.

  3. SM o ciclismo é um trabalho como todos os outros, é normal que que seja ciclista ande cá para ganhar dinheiro, a vertente de lazer existe e chama-se cicloturismo!!

  4. E sem duvida um reforço para a Liquigas mas espero que o Pellizotti e o Valjavec nao venham a dar problemas mais la para a frente.

    Apesar disso tudo e bom termos mais 3 ciclistas de qualidade na estrada ( Di Luca . Pellizotti e Valjavec ) nesta fase em que o doping esta a assombrar o ciclismo com os casos de Valverde e mais recentemente Mosquera e Contador.

  5. Viva o Pellizotti..
    Por alguma razão a Liquigas o defendia!!
    A equipa agora fica com 3 grandes chefes de fila

  6. Claro que eu não acredito, eu não acredito em ninguem, há muito perdi a fé nos ciclistas, que se não obterem resultados, não ganham os milhões que tanto querem, acho mesmo que amor ao ciclismo não têm, é só por ganancia, isso de amor há modalidade somos nós, os adeptos. Quando era ingenuo ainda ficava na duvida, agora não, peço desculpa se estiver a ser injusto para alguem, até posso acreditar que em 1000 hajá 1 injustiçado. Mas tambem acho que esse injustiçado não era o Pellizotti.
    Em cima só quis dizer que falta de provas não é a mesma coisa que icar provado a sua inocencia, só isso.
    Ainda naquela disputa entre o Sr Paulo Marinheiro e os da Povoa, houve um user que disse qualquer coisa deste genero:”o seu filho tem um pai que o pode ajudar, mas nós se não levar-mos isto a serio vamos para as obras, está tudo dito, o medo de ir para as “obras”(que é um emprego tao digno como outro qualquer) faz com que adulterem os resultados, e que só cá andam para ganhar dinheiro, ao contrário dos outros que andam por amor pois não precisavam disto para nada. mas é a minha opinião, que não vale de nada a não ser para mim.

  7. Estes tiveram muita sorte . E agora que vai acontecer aos irmãos costa vamos esperar???

  8. ora aqui temos um exemplo excelente de perseguição… deve pedir a indemenização e deve ser bem choruda… pois foi-lhe impedido de competir um giro um tour e uma vuelta… tour esse onde estaria a defender a sua camisola de lider da montanha. com este caso agora ainda ha quem tenha coragem de dizer que nao esta a ser feita uma perseguiçao aos ciclistas? nao queiram tapar o sol com uma peneira. um caso que podera fazer mudar algumas coisas importantes.

  9. Não ficou provada a sua inocencia e entre linhas lá foste criticando quem acreditou que o homem nada de mal fez. No entanto tanto te quiseste abster e ser uma pessoa correcta que acabaste a critica-lo por um crime que está mais provado que n cometeu do que o contrário.
    Só por isso bato-te meia palma.

  10. na altura do pelli pelli(como lhe chamo)foram apanhados mais dois(um bem conhecido)o valjavec e o rosendo ke foram absolvidos em julho estes só é em outubro…………pelo menos para o ano já pode fazer o k merece há muito…..vencer o giro

  11. Uma coisa é não ficou provada a culpa, outra bem diferente é ser inocente.
    Eu posso matar um gajo, não haver provas e não sou considerado culpado, mas inocente é que não sou, OK?
    Sendo assim para que é que servem os passaportes, concerteza que aqueles valores não eram normais, e ás tantas no tribunal, é medicozito da treta deve ter dito, que uma pessoa em 100 mil tem valores daqueles, e é o suficiente para o Pellizotti ainda ter a lata de pedir uma indemenização, é a continuação do papal de vitima, claro! se não pedisse parecia ter ficado contente por se livrar disto, como está. Há que manter a fachada, e são este gajos que mais tem de proteger o ciclismo, os 1º a destruir-lo.

  12. A sério? lol e agora n ha indemnização para o homem? Á pois, este é ciclista e msm provando a sua inocencia ainda ha quem n acredite nele. Se fosse boleiro até podia postar videos na net a injectar-se.
    O ciclismo actual é a palhaçada do século. Estão a tentar acabar com este desporto. N ha-de faltar muito.
    Existe uma perseguição aos ciclistas que mais faz lembrar as perseguições ás bruxas em séculos passados. Avançam os anos e os modernismos mas as mentes retrógadas mantêm-se.

  13. Antes de acusar que tenham a certeza do que estão a fazer, senão não passa de uma grande falta de respeito pelo desporto e em particular pelo atleta.

  14. Agora vai sacar alguns milhares de euros de indemnização! Há males que vem por bem!

Os comentários estão fechados.