Bruno Pires na equipa dos irmãos Schleck

Última vitória de Bruno Pires no pelotão luso, etapa da Volta ao Alentejo de 2010
Última vitória de Bruno Pires no pelotão luso, etapa da Volta ao Alentejo de 2010

O português Bruno Pires vai representar a equipa Luxemburgo Pro Cycling, dos irmãos Schleck, na próxima temporada. Aos 29 anos, o alentejano troca a Barbot-Siper, onde não confirmou as credenciais de candidato à vitória na Volta mas revelou-se um competente homem de trabalho, por uma equipa ProTour candidata a ganhar a Volta a França, corrida em que o luso não deverá estar presente, embora esteja praticamente garantida a presença no Giro ou na Vuelta.

A entrada de Bruno Pires no ProTour deveu-se à iniciativa pessoal do corredor. “Na época de 2010 treinei como medidores de potência, tal como se faz lá fora, tendo registado vários dados. Na última Volta a Espanha estive presente e apresentei esses dados e resultados de análises a vários contactos internacionais que tinha. O português Ricardo Scheidecker [director técnico da equipa luxemburguesa] foi uma dessas pessoas. O preparador físico da formação achou que tenho uma excelente relação peso-potência e a partir daí iniciaram-se os contactos”, revela ao Jornal Ciclismo.

Bruno Pires garante que, nas negociações, não fez grandes exigências financeiras. “Tenho de agarrar esta oportunidade, por isso não pedi dinheiro, mas sim uma oportunidade para mostrar que posso render ao mais alto nível. Isso significa dar tudo em prol dos líderes em qualquer corrida em que venha a participar”, afirma o ciclista.

O primeiro contacto do alentejano com a nova estrutura será no início de Dezembro, altura para a qual está agendada a primeira concentração. Quanto ao calendário ainda não há certezas, mas existem pistas. “Sei que farei uma das grandes voltas, mas não será o Tour, onde estará a melhor equipa, até porque temos o principal candidato a vencer essa corrida”, explica o corredor, que tem expectativa de participar em algumas competições de média montanha. “Não sou um trepador de alta montanha”, concede.

O contrato tem a duração de um ano e o objectivo de Pires é “mostrar à equipa que não se deve arrepender de me ter dado esta oportunidade, sacrificando-me sempre para ajudar os líderes. Apesar de ter 29 anos, tenho consciência de que sou quase um neoprofissional, pois ainda não tenho experiência àquele nível”, admite o quinto ciclista português com contrato garantido no ProTour para 2011.

Ricardo Scheidecker, que é director técnico da equipa luxemburguesa, depois de ter deixado um lugar de direcção na estrutura do circuito ProTour, serviu de elo de ligação entre o ciclista e a estrutura luxemburguesa. “O Bruno é um trepador talentoso, antigo campeão nacional de fundo e detentor de inúmeras vitórias na sua carreira em Portugal. Agora que esta oportunidade lhe surgiu ele terá de agarrá-la com toda a força. Tenho a certeza que aparecerá a um nível muito bom. É um homem humilde, pronto para trabalhar a cem por cento para os líderes”, disse Scheidecker ao sítio Velonation.

Bruno Pires é o quarto corredor cuja contratação foi hoje anunciada pela equipa. Os outros ciclistas que assinaram são os italianos Daniele Bennati (ex-Liquigas-Doimo), David Vigano (ex-Team Sky) e o neoprofissional Giacomo Nizzolo.

Foto: Carlos Rodrigues/PAD

55 comentários a “Bruno Pires na equipa dos irmãos Schleck”

  1. Sinceramente há aqui comentários muito baixos, que só demonstram a inveja e a fraqueza de outros… É caso para dizer… SE TENS INVEJA DO MEU VIVER TRABALHA MALANDRO… Parabens Bruno tu mereces…
    Quanto aos outros senhores que aqui comentaram deixem-se de conversas de café…

  2. É assim mesmo, como dz o ditado “quem quer bolota, trepa”.
    As maiores felicidades para o Bruno “chaparro” Pires.
    A. Costa
    .

  3. Sr. Joaquim Martins não deve estar a falar no mesmo Pires que eu conheço. Humilde ZERO.

  4. Que excelente noticia!!!!  😀
    apesar das más noticias que tem havido isto é a prova que há ciclistas de qualidade em Portugal 🙂 

  5. Força ai. Não faltam treinadores de bancada que passaram 2 anos aqui neste forum a dizer mal deste miudo que já não o é. Para o Bruno toda a sorte do mundo e mostra a “raça” que este pais tem.Se tu também um digno embaixador do nosso pais. Para aqueles que te querem menos bem há na farmacia umas pastilhas para a azia “compesan” . Boa sorte

  6. Acho esta notícia espectacular e um óptimo exemplo para todos os ciclistas.
    Nunca é tarde para mudar e nunca é tarde para evoluir. É preciso é ter âmbição e acreditar que é possível.

  7. Parabéns Bruno.
    As pessoas que te conhecem bem , sabiam que mais tarde ou mais cedo darias este salto, não só pelas tuas fantásticas capacidades fisícas, mas sobretudo pela tua honestidade,disciplina,humildade e capacidade de sacríficio em função do Líder.
    Numa das melhores equipas do mundo de ciclismo e nas melhores provas do mundo também , vais ter finalmente a possibilidade de mostrar aos invejosos, aos que sabem tudo , mas que nunca fizeram ou conseguiram nada , que quem luta e acredita em certos princípios…sempre alcança.Força amigo e boa sorte.

  8. Kunado uma pessoa procura emprego envia Curriculos para as empresas, pk os ciclistas não podem fazer o mesmo?
    Força Bruno

  9. O que muitos chamam factor C tem na verdade duas designações mais correctas: Esperteza, inteligência, que aliadas à sua humildade lhe deram esta oportunidade que ciclistas mais firmados ultimamente pareciam mais aptos a receber. Espero que volte ás grandes prestações como quando corria pelo Maia. Ver o Bruno no giro em grande forma podia calar muita gente que tem vindo a comentar esta notícia.

  10. mas se essas referências que vocês dizem que são melhores, e ja que dizem que funciona o “Factor C”, por que não procuram esse “factor”??? se ele assume que se ofereceu…esta é a diferença entre quem quer continuar a evoluir e quem não esta muito interessado, porque quem quer mais procura seja da forma que for… hoje em dia que não chora nao mama….

  11. o pires para alem de ser um bom ciclista, a propria pessoa dele é ainda mais forte do que o ciclista que esta dentro dele…
    ele tem uma maneira de pensar totalmente diferente de todos os outros ciclistas da actualidade, e isso hoje em dia é o que mais importa!
    força miudo!

  12. hernani broco nao concordo…………………esse feitio…cuidado é kom o edgar pinto……..

  13. Eu gostaria de ver também o Hernani Brôco, José Mendes, André Cardoso numa equipa do Pro-Tour, acho que seriam os ciclistas mais indicados neste momento!
    Tudo se resume a uma questão de conhecimentos e oportunidades!
    Existem muitos ciclistas no pro-tour muito inferiores a estes que referi, mas como Portugal está longe das grandes provas e do centro da Europa, enfim!!!
    Não deixem morrer o ciclismo e dignifiquem a modadlidade!

  14. a isto é k eu xamo ” dar perolas a porcos” com ciclistas bem melhores k o bruno continuam aki nesta miseria e ninguem repara neles, mesmo ganhando etapas e dar nas vistas caso andre cardoso e sergio ribeiro mas enfim haverá sempre na vida kem não faça nada para a mereçer mas a sorte anda sempre ali ao lado…..mesmo assim parabens pires pela astusia e empenho k tiveste neste processo

  15. Não entendo o porquê desta contratação… só se for pelo factor C porque os resultados são tão escassos… mas parabéns na mesma. É bom para o ciclismo nacional. Mostra que mereces lá estar.

  16. força grande bruno,ali é o teu lugar,no meio dos campeoes!um abraço e muita sorte e muito exito!

  17. Acho que todos nós estamos conscientes das diferenças do ciclismo internacional para o ciclismo nacional, e se pensarmos um pouco também facilmente chegaremos á conclusão que há ciclistas que têm caracteristicas que se adaptam melhor ao ciclismo lá fora, e o Bruno é um desses ciclistas, basta para isso para quem acompanha o ciclismo analizar todas as prestações dele lá fora, Boa sorte Bruno.

  18. Afonso, lê a noticia toda……..O Bruno apresentou-se e ofereceu-se…. Só quem ama este desporto é que se aceita estas condições…. PARABENS BRUNO. ÉS UM GRANDE HOMEM E QUEM ACREDITA SEMPRE CHEGA LÁ…..

  19. resposta a Boneco Amarelo
    o brunoe essencialmete um trepador
    onde e que ele pode discutir etapas com manuel??
    so se for nas fugas

  20. Muitos parabéns Bruno, desejo-te muita sorte. Força! Agora é olhar em frente, tens tudo para demonstrares não só a tua força mas também a tua humildade na Equipa. Um abraço.

  21. olá amigo!!!
    é com enorme prazer que recebo esta noticia! és um exemplo para o nosso ciclismo e sei que vais representar mt bem o teu nome!
    faz ver ao ciclismo mundial que temos portugueses ao melhor nivel.
    desejo-te a melhor sorte do mundo…

    estamos a torçer por ti !!!!
    força!!

  22. Parabens ao Bruno Pires e sobretudo ao ciclismo portugues!! São destas noticias que os verdadeiros fans da modalidade querem ouvir e poder comentar. Espero poder ve-lo em grandes palcos internacionais a partir o pelotão nas subidas, fazendo o trabalho para os seus chefes de fila. Falta agora o André Cardoso!! Continuo a dizer que o ciclismo em Portugal já é pequeno para esse pequeno grande ciclista.

  23. Como é que eu li Radioshack onde diz Schleck, é o que faz der meias palavras, portanto ignorem parte do meu comentário anterior. 🙂

  24. fds esta gente nunca esta contente com a roupa que tem!!!!

    força bruno!!!! mostra a raça dos tugas!!! força

  25. Parabéns ao B.Pires….espero queos ultimos tempos tenham sido a sua travessia do deserto.

  26. ele já nao deve evoluir mt mas participar numa grande volt nem k seja para trabalhar para o gerdemann,fuglsang,frank etx.é sempre bom
    kerem todos lá fora???nao vejo(sinceramente)a equipa dos schlecks na voolta a portugal……………………davide vigano boa contrataçao para ajudar bennati

  27. Fantástico… excelente noticia, homem sensato… prefere ir para o estrangeiro evoluir do que ficar por Portugal… Grande Bruno Pires…

  28. o bruno pires so voi contratado por causa do Ricardo Scheidecker….devido ao seu conhecimento do ciclismo portugues….sao mais pessoas destas que precisamos…..pessoas com conhecimento do talento presente nos corredores lusos….porque penso que nos ultimos anos os portugueses vivem na sua propria realidade com as suas corridas e com as suas equipazinhas…em vez de se mostrarem no estranjeiro….mas felizmente os portugueses tao a começarse a intercionalizar….tenho muito pena quando penso que carreira teria tido o Rui Sousa,o virgilio santos, o nelson vitorino, o candido barbosa(embora tenha estado la fora uns tempos…nunca conseguiu mostrar o seu valor e penso que se tivesse tido outra oportunidade teria corrido melhor,) poderiam todos tido boas carreiras la fora…nem que seja como gregarios de luxo na montanha…. e em relação a corredores que quero ver la fora….estao andre cardoso,Hernani Broco,daniel silva, ricardo mestre,samuel caldeira, edgar pinto, ricardo vilela,Bruno Sancho e o jose mendes….

  29. Acho muito bom esta mudança para o Bruno Pires e sempre e mais um ciclista portugues numa grande equipa mas sinceramente nao percebo esta contrataçao.

    O Bruno Pires e um bom trepador mas nunca mostrou nada de especial na Volta a Portugal , trabalhando sempre para o Bernabeu.

    Acho que um Andre Cardoso ou um Jose Mendes encaixariam bem melhor porque tem valor e sao mais novos tambem.

  30. Grande noticia para o ciclismo nacional, mas o nivel em Portugal vai começando a baixar,

  31. parabens bruno pires vais pra a equipa mais forte pra vencer o tour!
    agora so falta contratarem o andre cardozo LoL!

  32. Mais valia terem contratado o andre cardoso. Provavelmente aceitaria o mesmo preço e anda o dobro.

  33. Mas desde já digo que em todas as equipas é preciso alguém para trabalhar e os portugueses são tão bons ou melhores que muitos gregários de grandes equipas, por isso FORÇA PORTUGAL!!!

  34. Parabéns Pires. Fantástico e Inteiramente merecido. Pelo menos para quem te conhece e sabe o Homem que és. Calará muitos do que por aqui não se cansaram de te denegrir e rebaixar.
    Abraço e toda a sorte do mundo.

  35. Esta sim, é uma excelente noticia, e que me apanhou de surpresa, e bem que o ciclismo Português está a precisar de noticias assim. Se eu já achava que a Radioshack parecia uma parceria Lusa/americana, cada vez mais se estreitam esses laços.Parabéns para o Bruno Pires.

  36. Apesar de nao ter feitos grandes resultados esta temporada, e muito bom para o ciclismo português, pois ja sao 5 corredores no pro tour, com rui costa 6, e tudo num espaço de tempo muito curto, ciclismo portugues começa a ser mais seguido no exterior

Os comentários estão fechados.