Dois casos de doping nos nacionais de contra-relógio

Dois corredores acusaram a presença do estimulante metilhexaneamina no controlo antidopagem realizado após o campeonato nacional de contra-relógio, disputado em Junho, em Santa Maria da Feira. A revelação coube ao presidente da Autoridade Antidipagem de Portugal, Luís Horta, em declarações ao jornal Record. “O que posso apenas dizer é que há dois positivos no contrarrelógio de elites. Por norma não costumamos divulgar os nomes”, afirmou o médico ao diário desportivo.

O caso deu-se na prova de elite, ganha por Rui Costa, que teve a seu lado no pódio Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), segundo classificado, e o irmão, Mário Costa (Barbot-Siper), terceiro.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, diz haver vários casos de eventual dopagem no ciclismo que permanecem em estudo. São “casos complexos, comparáveis ao de Liedson”. O jogador de futebol do Sporting acusou a presença de resíduos de uma substância proibida que não foi confirmada pela contra-análise.

A substância detectada nos dois ciclistas na prova de contra-relógio esteve mais recentemente em foco, pois foi utilizada por dois velocistas de atletismo nos Jogos da Commonwealth.

41 comentários a “Dois casos de doping nos nacionais de contra-relógio”

  1. bixo féio o negocio em…pior que tem gente que toma muito mais porcaria e não faz um controle,se todos parar de tomar os vencedores sérão os mesmo de sempre, só que em uma média menor.

  2. Agora percebi porque é que um não foi à Volta a Portugal e o outro está sem equipa.

  3. Nunca o ciclismo dependerá deste ou daquele, haverá sempre ciclismo, nem que seja só amador, e se o outro caso para alem destes dos Costas, for com eu estou a pensar, não me admira muito, pois sempre achei que esse Sr () tinha grandes falhas no seu caracter. E acho que o povo Português tambem ja se apercebeu disso!!!

  4. não há hipóteses, a maior parte vem confirmar os rumores que todos sabemos anda quase tudo pastilhado até ás pontas dos cabelos………..esses senhores deviam ter vergonha de sair á rua agora todos percebemos que todos andam muito mas é á conta das pastilhas……….CAMBADA DE BATOTEIROS

  5. Já saio na abola e na radio renascença hoje que rui costa e mario costa foram suspensos por controis positivos no nacional.

  6. nao fizxeram a contra analise nao acredito k tenha sido os manos costa……………..sao gente seria………

  7. Sim, tambem soube do Caso Torres Vedras deste ano.. Esse nome nao veio a publico por ser quem é, e era o “enterro” do ciclismo Portugues . Mas ja que toca no assunto “AI” Será que os desentendimentos do Eusebio Unzué com o Rui Costa terá alguma coisa haver com isto ??? DEUS QUEIRA QUE NAO

  8. nada está perdido … perdido anda tudo se não houver imparcialidade e uns filhos da mãe e outros da p+++. Perdido anda com cumplicidades. Se foi para uns, porque não os outros nomes cá fora.

  9. Eu não faço a menor ideia de quem foi, e concordo que meias informações são prejudiciais para a imagem já desgastada do ciclismo, em relação ao doping, mas como não sou diferente de ninguem, e pelas palavras que estão a deixar sair de fininho, e entre linhas, estão a fazer pensar que os casos são o Rui Costa, o Mario Costa e Candido Barbosa, peço desculpa se estiver a dizer alguma asneira, mas é o que todos estaram a pensar neste momento…

  10. “ze” com esse teu rumor deixas um nome no ar…….e as pistas k deixas leva me a pensar no B !!!!! axo isso grave e a ser verdade…..meus amigos ….ta td perdido….

  11. Cheira-me que o Luís Horta quis avisar a federação, do género “vejam lá se aplicam castigos ou eu chamo a mim o processo como fiz no caso do Queirós”. Ou seja, quer-me parecer que a federação queria abafar o caso e o Luís Horta não deixa e assim sendo os nomes hão-de saltar, de uma maneira ou de outra. Interessante é ver o Luís Horta e o Artur Lopes aparentemente em campos opostos da barricada.

  12. Erradíssimo estar a divulgar que há casos de doping e não divulgar os nomes, porque assim o que acontece é a especulação sobre os nomes que poderão ser ou não ser e aparecer uma série de palpites de quem não sabe nada mas tenta acertar. Ou seja, alguém foi, mas há nomes de ciclistas que podem não ter nada a ver com o caso e que são envolvidos na boataria e, como sabemos, fica sempre alguma coisa no rasto da boataria, mesmo depois do esclarecimento. Melhor faria a autoridade anti-doping não dizer nada de que dizer só metade. Ou então dizia tudo de uma vez e não dava oportunidade aos boateiros do costume de andar a atirar papaias para o ar e a criar suspeitas sem fundamento.

  13. isto de dizer que há casos e não apontarem nomes borram o nome de todos e permitem comentários como os do AI. Ninguem ganha nada com esta m+++d de noticias. Ou não se diz ou diz-se tudo

  14. Para os desatentos o Rui Costa está sem clube. Porque será que os espanhóis correram com ele???

  15. Fai dias atras todos ficamos coa noticia do positivo de Contador, e todo o mundo votaba as mans a cabeza non querendo mirar a vergoña que eles mesmos teñen dentro do seu propio pais o mesmo lixo, agora e o momento de que vostedes miren a faciana dos seus atletas frente a frente e pidanlle as explicaçoes necesarias

  16. Justiceiro, está-se a falar de casos de Junho! Se sabes tanto e é verdade o que disses-te sobre o procedimento, porque é que se sabe do Benta e do Contador em Julho, do Mosquera e do David Garcia em Setembro? E não se diz o nome destes e acima de tudo o nome do que deu positivo no Prémio de Torres e Vedras e fora de competição. Pois, este último é muito importante e vai sair de “fininho” do ciclismo. Anúncia final de carreira e fica tudo bem. Fica só o rumor! Tu sabes muito, por isso, seguramente sabes que o Cordial diz a verdade, mas não interessa…..

  17. isto tá bonito tá 2 positivos no contra relógio de elites e vários casos a serem analisados ou muito me engano ou existem ai bombas prestes a rebentar………

  18. Façam as vossas apostas, palpita-me que se são 2, e tomaram o mesmo é porque tem qualquer tipo de relação, talvez da mesma equipa, ou da mesma familia.
    Espero muito sinceramente, estar engando, isto não passa de barro na parede, mas já estou a ver o filme, não sei se me fiz entender?

  19. Foram 9/10 controlados no CR, pelo k sei, se assim foi QUALQUER UM DESSES PODE TER SIDO. 

  20. PARA O JUSTICEIRO, ACEITO A EXPLICAÇÃO E ATÉ GOSTEI PORQUE FIQUEI A SABER DO QUE NÃO SABIA, MAS ENTÃO COMO EXPLICA O CONTADOR JÁ HÁ MUITO QUE SABE QUE DEU POSITIVO, E O MOSQUERA, AINDA ANTES DA CONTRA-ANALISE, JÁ ESTAVA NOS JORNAIS. FALHOU O SISTEMA DE ETIQUETAS?

  21. Isto do Doping, Tem muito que se lhe diga. Ora, Ora qualquer dia tenho que tirar um curso superior em biologia molecular, para ler noticias sobre doping. “metilhexaneamina” como é que eu classifico isto!

    Leiam Bem a palavra ME-TI-LHE-xaneamina. Quer dizer que alguém lhe meteu.

    Por isso é que eu suspeito que a uma pessoa que anda a meter coisa nos ciclistas!

  22. Bruno, o seu comentário é um perfeito disparate…. A estrutura técnica que coordenará a Liberty no próximo ano será uma “lufada de ar fresco” na modalidade, liderada pelo Sr. Manuel Correia.

  23. 6 meses de castigo!!!!
    e 2 meses ja la vao!!!e so se soube agora? sera que esta noticia nao era para ter saido? como outra(s) que se refer o o Sr Artur Lopes

  24. Que fez o ciclismo ao BRUNO pra ele ficar feliz com estes casos. Vais ficar triste porque não envolve quem tu pensas.

  25. “cordial”, aprende a ser mas cordial em vez de atirar pedras sem saber para onde. As amostras quando chegam ao laboratoria vao com um código e não com o nome a quem pertencem. Qunado na analise é detectado algo, eles sabem de que pais é porque no código aparece “POR” de portugal, e sabem de onde é a amostra porque sabem de que dia é de que modalidade e tudo isso. Os nomes são propositadamente escondidos num código aleatória para os cientistas do laboratorio nao saberem de quem são, promovendo assim a transparencia.

    Portnato a proxima vez que falares pensa antes de abrir a boca.

  26. Infelizmente os positivos não foram só nesta prova! Há mais, mas os nomes são sonantes!!! Se assim não fosse, já teria havido “fugas de informação” cá para fora.
    É triste mas é verdade. Infelizmente há mais casos de positivos.
    Fossem outros nomes e de outras equipas e já seria do conhecimento público quer os nomes, quer as substâncias. Mas, apenas estou a constatar “os rumores e os “mentideros”” que correm nos bastidores da modalidade. É pena que não haja coragem para falar abertamente. O receio de represálias é muito grande. O sistema é forte e organizado, perdiam-se os lugares nas equipas, perdiam-se os patrocinios nos OCS, enfim, perdia-se muita coisa e os tempos são de crise!

  27. “Dos positivos en el campeonato de Portugal CRISegún el presidente de la Autoridad Antidipopaje de Portugal, Luís Horta, ha dicho al periódico Record, dos corredores han dado positivo en el control que se les hizo en el Campeonato portugués contrarreloj.  Los dos son élite y el podio en aquella ocasión estuvo formado por el ganador, Rui Costa (Caisse d’Epargne), Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), y Mário Costa (Barbot-Siper), que fue tercero.”

    Esta noticia está num site espanhol de ciclismo….a ser verdade, os 2 positivos serão 2 dos 3 primeiros classificados do CRI…….e pondo-me a pensar….como são 2 ….nos 3 primeiros, 2 deles são irmãos….se a substancia é a mesma….serão os manos Costa??????
    Isto pode ser apenas especulação….mas que tem uma certa lógica….lá isso tem!

  28. Se eu tivesse dinheiro, e quisesse divulgar a minha empresa, acham que o fazia através de um patrocinio a uma equipa de ciclismo? Concerteza que não, pois não queria ver o nome da minha empresa na lama, e é isto que estes batoteiros arranjam, para além de serem ingratos para quem os patrocina, não se estam só a f*d*r a eles próprios, estão tambem a prejudicar os seus colegas de profissão, que nada fizeram de errado, e vêm-se assim privados do patrocinador, por culpa de 2 ÓTARIOS MENTCAPTOS, paga a equipa inteira, ISSO É JUSTO? E digo mais, se vir algum ciclista a tentar desculpar isto, é porque é igual a eles, pois nenhuma pessoa no seu juizo perfeito, desculpa um colega que o prive de correr, ou lhe roube as vitórias, se vier algum ciclista, em defesa destes 2 que acusaram, podem ter a certeza disto, É OUTRO DOPADO, pois só quem tem a consciencia pesada, é que é capaz de desculpar estes palermas…

  29. Sempre a mesma coisa…já vi que são meninos bonitos que acusaram, caso contrário já estariam os nomes na praça pública…quando foi o caso da povoa ninguém se preocupou em esconder nomes…alguns atletas foram crucificados por ter vitaminas em casa….estes acusaram substancias proibidas numa prova tão importante como os são os nacionais e ninguém sabe quem são????

    Já agora deixo uma pergunta no ar…será que se referem a algum dos 3 primeiros classificados???? Se sim…serão desclassificados????

  30. Fico mesmo triste e fulo com esta gente que está a dar cabo do ciclismo, e depois vêm praqui dizer que nós, os adeptos, é que só sabemos dizemos mal. E são estes ciclistas, que têm a distinta lata de dizer que amam o ciclismo. Está tudo pôdre, era á vassourada, perdoem-me aqueles ciclistas que nunca cometeram nenhum delito, mas como todos nós sabemos, paga o justo pelo pecador, sempre assim foi, e assim será, e a solução era banir com esta cambada de batoteiros, porque o “PERDOA-ME” era na SIC, ou na igreja mais próxima. No ciclismo não!!! Já conclui que assim não saimos da cepa torta, as regras teram de ser mudas e os castigos teram de ser implacaveis, pois só assim isto endireita. Desculpem-me! mas eu gosto de ciclismo, e não acredito que estes inergumes gostem.
    Saudações para os que como eu também gostam de ciclismo.

  31. è evidente que quando as substancias relevantes não são encontradas é necessário mostrar serviço pesquisando a presença de cascas de feijão!….claro que muitas nuvens pairam no ar!…muito se insinua!…mas também não é de excluir que a entidade antidopagem venha a sentar-se no banco dos reus virando-se o feitiço contra o feiticeiro! Hà muita ideia presecutória! Espero que o caso Liedson faça jurisprudencia! Bater nos fracos é fácil mas quem fica debaixo do pé pode acabar mordendo a bota.Lembram-se do caso Queiroz?….o medo levou a que os corajosos relatassem o caso á maneira mas quando surgiu a necessidade de condenar Queiroz e com apoio dos Srs do futebol,essa trupe de corajosos sentindo as costas quentes rasgaram o que havia e toca a fazer novos relatorios com datas ,ao que parece aldrabadas..etc…etc..Esperemos para ver.Que os prevaricadores sejam devidamente punidos.Já é tempo de saber que não se pode,é proibido e ponto final independente da concepção de cada um.A lei é dura mas é a lei,mas que os responsaveis também sejam responsabilizados e punidos se necessário!…

  32. E OS CANDIDADTOS SÃO:

    1º COSTA, RUI CAISSE D’EPARGNE
    2º SOUSA, SÉRGIO MADEINOX BOAVISTA
    3º COSTA, MÁRIO BARBOT SIPER
    4º MENDES, JOSÉ LA – ROTA DOS MOVEIS
    5º BROCO, HERNANI LA – ROTA DOS MOVEIS
    6º SAMPAIO, JOAQUIM MADEINOX BOAVISTA
    7º OLIVEIRA, HELDER BARBOT SIPER
    8º SILVA, LUIS PALMEIRAS RESORT – PRIO – TAVIRA
    9º PIRES, BRUNO BARBOT SIPER
    10º RODRIGUES, VITOR CAJA RURAL
    11º LEAL, HELDER ALUVIA VALONGO
    12º SILVA, TIAGO LOULÉ AQUASHOW
    13º PINTO, BRUNO LOULÉ AQUASHOW
    14º CARDOSO, ANDRÉ PALMEIRAS RESORT – PRIO – TAVIRA
    15º TAVARES, EDGAR SARRACIN
    16º CUNHA, MARCO MADEINOX BOAVISTA

  33. keria ver era se eram 2 k vao para a liberty(já se estavam a preparar…………..)

  34. Mario ,não foram apenas três ao controlo … foram os três primeiros e mais sete que foram “sorteados” !

  35. mais uma grande noticia para o ciclismo portugues, nao consigo perceber a mentalidade de alguns corredores que continuam a fazer jogo sujo, se e no contra relogio de elites penso que so vao os 3 primeiros ao control, se assim e, quais seram os que acusaram. e triste mas e verdade :s

  36. E não são divulgados porquê??????? ………………devem ser meninos bonitos…………………..com toda a certeza…………………..senão já estava cá fora. Cambada de mandaditos….( FPC . Anti-diopagem)……………..casos complexos………….deixem-me rir :))))) ou casos que não interessa revelar ???? assim acredito……………………………..

  37. Ora aí está mais uma bomba!!!!!! Se continua assim, não sei onde é que o ciclismo vai parar. Não sei não…

Os comentários estão fechados.