Nelson Oliveira, Rafael Reis, Vidal Fitas e Tavira candidatos a melhores do ano

Rafael Reis é um dos nomeados
Rafael Reis é um dos nomeados

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) indicou quatro nomes para candidatos aos prémios de melhores do ano, que são atribuídos pela Confederação do Desporto de Portugal. A FPC nomeou Nelson Oliveira como candidato a melhor desportista masculino, Rafael Reis foi escolhido como pretendente ao trono de jovem promessa, Vidal Fitas está na luta pelo lugar de melhor treinador e o Palmeiras Resort-Prio-Tavira pode ser eleita a melhor equipa do desporto nacional.

Nesta fase do processo, cada federação indicou um representante para cada categoria – a FPC não apresentou qualquer nome para melhor atleta feminina. Um júri de personalidades ligadas ao desporto vai agora seleccionar os cinco finalistas de cada categoria, de entre os quais serão conhecidos os laureados. No dia 6 de Novembro serão conhecidos os cinco candidatos a melhor atleta masculino, melhor atleta feminina, melhor equipa, melhor treinador e jovem promessa. Nessa altura será aberta uma votação pública. Os resultados serão conhecidos no dia 16 de Novembro.

Lista dos nomeados
Atleta masculino
Bruno Pereira (Vela), Célio Alves (Pesca Desportiva Alto Mar), Danilo Pereira (Futebol), Davide Samuel Machado (Orientação), Fernando Pimenta (Canoagem), Filipe Pereira (Surf), Frederico Gil (Ténis), João Costa (Tiro), João Pina (Judo), João Silva (Triatlo), João Vieira (Atletismo), Joaquim Videira (Esgrima), José Afonso (Pesca Desportiva), Miguel Costa (Corfebol), Nelson Oliveira (Ciclismo), Nuno Matos (Automobilismo e Karting), Nuno Pinto e Costa (Taekwondo), Pedro Fortuna (Motonáutica), Pedro Leal (Râguebi), Pedro Palma (FADU), Pedro Torres (Equestre), Reinaldo Ventura (Patinagem), Tiago Apolónia (Ténis de Mesa), Tiago Sousa (Jetski) e Victor Pleno (FPDD/ANDDI).

Atleta feminino
Alexandra Silva (Corfebol), Ana Rita Rodrigues (Tiro com Armas de Caça), Andreia Matos (Motonáutica), Armanda Hilário (Taekwondo), Bárbara Clemente (Triatlo), Edite Fernandes (Futebol), Elisabete Batalim (Patinagem), Inês Rodrigues (Karaté), Luciana Diniz (Equestre), Lucília Mendes (Esgrima), Maria Abecasis (Surf), Maria dos Céus Santos (Pesca Desportiva de Alto Mar), Maria João Koehler (Ténis), Maria Rosa Cristino (Pesca Desportiva), Maria Xiao (Ténis de Mesa), Naide Gomes (Atletismo), Patrícia Batista (Remo), Sara Pinho (FPDD/ANDDI), Sara Moreira (FADU), Stefania Balzer (Jetski), Susana Pontes (Orientação), Telma Monteiro (Judo) e Teresa Portela (Canoagem).

Jovem Promessa
Beatriz Curtinhal (Jetski), Carlos Silva (Pesca Desportiva), Francisco Fraga (Pesca Desportiva Alto Mar), Frederico Oliveira (Râguebi), Frederico Silva (Ténis), Irina Rodrigues (Atletismo), Joana Vasconcelos (Canoagem), João Pedro Geraldo (Ténis de Mesa), João Villas-Boas e Tomás Camelo (Vela), Luís Silva (Orientação), Luís Luz (Corfebol), Manuel Pereira (Patinagem), Mário Silva (Taekwondo), Miguel Fernandes (Triatlo), Nuno Costa (FADU), Nuno Saraiva (Judo), Paulo Raposo (Motonáutica), Pedro Arede (Esgrima), Rafael Reis (Ciclismo), Rui Silva (Andebol), Samuel Freitas (FPDD/ANDDI), Tiago Ferreira (Futebol), Tomás Fernandes (Surf), Tomé Perdigão (Remo).

Treinador
Albano João (Orientação), Abreu Matos (Atletismo), António Pereira (Ténis de Mesa), Catarina Sousa (Surf), Equipa técnica Clube Triatlo de Almada – Miguel Ganchinho e Maria João Madeira (Triatlo), Franklim Pais (Patinagem), João Castro (Corfebol), Joaquim Peixoto (Taekwondo), Luís Franco (Pesca Desportiva), Luís Fontinha (FPDD/ANDDI), Miguel Ralão Duarte (Equestre), Nuno Frazão (Esgrima), Pedro Felner (Ténis), Rolando Freitas (Andebol), Rui Rosa (Judo), Ryszard Hoppe (Canoagem), Tomaz Morais (FADU), Vidal Fitas (Ciclismo) e Vítor Neves (Motonáutica).

Equipa
Atmosfera de VF4 / Vôo de Formação a Quatro (Paraquedismo), CCO (Corfebol), Centro Recreativo Cultural da Quinta dos Lombos (Surf), Classe F2C – Corridas de Equipas (Aeromodelismo), Clube Companhia dos Mares (Pesca Desportiva Alto Mar), Clube de Triatlo de Almada (Triatlo), CTM Mirandela (Ténis de Mesa), Equipa Feminina de Compak Sporting (Tiro com Armas de Caça), Equipa Juniores do Sport Clube do Porto na arma de florete (Esgrima), Equitação do Trabalho (Equestre), Estafeta 4X100 (FPDD), FC Porto – Hóquei em Patins Seniores (Patinagem), Palmeiras Resort-Prio-Tavira (Ciclismo), Patrícia Santos Leitão Machado Costa/Filipa Batschelet Barros (Vela), Pedro Fraga/Nuno Mendes (Remo), Selecção Feminina de Corta-Mato (Atletismo), Selecção Juniores A Masculina (Andebol), Seleção Nacional de Fórmula Futuro (Motonáutica), Selecção Nacional de Futsal (Futebol), Seleção Nacional de Orientação em BTT (Orientação), Selecção Nacional de Seniores – Mar (Pesca desportiva), Selecção Nacional de Sevens (Râguebi), Selecção Nacional de Tiro às Hélices (Tiro com Armas de Caça), Selecção Nacional Enduro – Seniores (Motociclismo), Selecção Nacional Sub 16 (Ténis), Selecção Nacional Universitária de Futsal Feminino (FADU), Sub 23 de Velocidade (Canoagem) e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Judo).

Fonte: Lusa

21 comentários a “Nelson Oliveira, Rafael Reis, Vidal Fitas e Tavira candidatos a melhores do ano”

  1. o que tu mais querias era ser como o Sergio. a maior alegria que podias ter era teres um filho ou irmão como o sergio ou será que se o tivesses até deles te doiam os cotuvelos? O Rafael sem duvida que foi o teve mais destaque, o que fez mais diferênça. O Amado se continuar assim pró ano será o maior tem uma polivalência que faz dele gd. Mas acima de tudo são todos grandes e não fazem cá falta brutos das ideias para falar mal de quem que seja …PARABENS A TODOS E AINDA BEM QUE SÃO PORTUGUESES

  2. Ja agora fica o reparo o ano passado muito se falou dos cadetes! este ano muito pouco, nem no final da epoca que faziam o apanhado da epoca, porque sera ?

    O Amado e mesmo a revelação deste pais , força companheiro.

  3. Não esquecer Gonçalo Amado, pois um ciclista completo como ele nunca tivemos nenhum, os seus resultados são impares, ate no Dh esta a fazer resultados INEDITO

  4. ainda ades ser rasista ou nao gostas de ciclismo…quem é que nao gosta de ver um ciclista portugues a vencer fora??é um tour de france e por nao se importar olha que eles no fim foram todos sprintar para ganhar o deles parece que nao se ralaram tanto como dizes

  5. não podemos comparar o sergio com o reis!
    o reis foi o ano inteiro a vencer fora e dentro do pais!nem no tempo que o sergio era junior teve tantos resultados como o reis teve este ano! dou muito mais valor a um ciclista como o andre cardoso que faz um 15 lugar no mundial do k uma etapa na volta a frança onde 80% do pelotão não se ralou com a fuga! mas atenção não digo k não gostei da vitoria do sergio!

  6. E por fim, não pude deixar de reparar nesta parte do texto em cima, que vou transcrever – “a FPC não apresentou qualquer nome para melhor atleta feminina”, eu deixo a pergunta, porque será que não apresentaram?

    Pq a FCP esta-se a borrifar por completo com o ciclismo feminino, ao contrário das outras federações. è a única federação desportiva de Portugal em que não existe apoios nem interesse no seu desenvolvimento. Vejam o trabalho e a aposta que está a ser feito , no sectotr femino, pelas federações de judo, atletismo, canoagem, triatlo .etc …. e vejam as seleccões nacionais de modalidades ditas masculinas como o futebol e o rugby. ! ! ? ? O problema não está na falta de genes e vontade das mulheres portuguesas para o ciclismo mas SIM NOS DIRIGENTES DA FPC QUE INFELIZMENTE NÂO TEM NENHUM INTERESSE!

  7. provavelmente optaram por recompensar os ciclistas que participaram no mundial. Assim sendo, seria importante reconhecer o André Cardoso. O Nélson, apesar de mais novo, já está bem lançado 🙂

  8. não sabes mesmo o que dizes “mourinho”… vê bem o palmarés do sérgio e depois falamos um pouco sobre o que quiseres falar de ciclismo comigo!
    vê bem a ultima vitoria de um ciclista português antes do sérgio no tour… sim, porque o tour é o desporto que mais comunicação social leva a seguir aos mundiais de futebol…. sabias disso? é só e apenas a maior prova de ciclismo do mundo! deixar o seu nome registado como um dos vencedores de uma etapa não é para qualquer um… assim como na vuelta também o fez e assim como ter sigo vice campeao olimpico!! levou dinheiro??? concerteza que sim… mas mereceu e merece o seu devido descanso quando bem o entende… os grandes podem dar-se a esse privilegio!!

  9. Mourinho deve o tesoureiro da selecção, com a competição que o Sérgio teve, o excelente trabalho que fez e a vitória puxada a ferros no Tour, ainda queria que fosse vencer o Mundial não ?

    Não há homens de ferro! Só a bifes …

  10. SÉRGIO PAULINHO QUÊ??????

    ANDOU A MAMAR DINHEIRO Á GRANDE E DEPOIS NUNCA VAI ÁS COMPETIÇÕES…..
    DALI NÃO LEVA NADA.

  11. Quem é o Motinha?
    Tambem sou da opinião que uma vitória numa etapa do Tour, e na classificação geral final por equipas, que a Radioshack venceu, e onde o Sergio subiu ao podio por isso, está a ser um pouco sub-valorizada.
    E por fim, não pude deixar de reparar nesta parte do texto em cima, que vou transcrever – “a FPC não apresentou qualquer nome para melhor atleta feminina”, eu deixo a pergunta, porque será que não apresentaram?

  12. E o Sérgio paulinho???
    Temos um atleta que nos dá um triunfo na volta a frança e nada??
    não conta? 😉 não se esqueçam de quem tem dado muito a este ciclimos portugues, não só hoje mas ao longo dos anos…

Os comentários estão fechados.