Benta arrisca pena de 4 anos se não denunciar fornecedor de EPO

O corredor português João Benta arrisca-se a uma pena de 3 a 4 anos de suspensão, caso não indique quem lhe forneceu a eritropoietina (EPO), que acusou num controlo fora de competição, realizado cerca de um mês antes da Volta a Portugal. A informação é avançada pela edição de hoje de A Bola. De acordo com aquele jornal, o facto de a droga usada pelo ciclista ser considerada das mais pesadas para efeitos de dopagem poderá influir no castigo aplicar-lhe.

O novo regime jurídico de luta contra dopagem, em vigor desde Outubro do ano passado, estipula que a sanção para uma primeira infracção aos regulamentos pode oscilar entre os dois e os oito anos. Os regulamentos permitem que o castigo seja atenuado sempre que o praticante ajude a detectar redes ou indivíduos que traficam substâncias proibidas.

João Benta renunciou à contra-análise, assumindo ter-se dopado, num comunicado emitido na semana passada.

31 comentários a “Benta arrisca pena de 4 anos se não denunciar fornecedor de EPO”

  1. O ciclismo não é o bicho que o fazem. Apenas revela os seus casos de doping ao contrario dos outros desportos
    Já agora onde posso adquirir o jornal em papel?

  2. EU faço uma media de 500 kil. por semana e as pernas doem-me como o caraças preciso de ajuda não para tomar alguma coisa, mas sim pretextos para me desculpar, seguindo o meu post anterior me parece que para me safar preciso terminar a minha carreira [não é alternativa].DOU OS PARABÊNS AO JORNAL CICLISMO

  3. os velhos do restelo ate ja tiveram internados por algo….pensem nisto agora ate sao responsaveis por a modalidade CICLISMO E UMA VERGONHA e pena e a ver pessoas que sao estes velhos do retelo e alguns do NORTE nao sairem da modalidade para esta grd modalidade andar para a frente
    FORTE ABRAÇO AQUELES QUE AMAM O CICLISMO

  4. Parece-me óbvio que não vai falar. Com os quatro anos, nunca mais voltará a correr.
    Ao falar e com os 2 também não.
    E como “quem tem cu, tem medo” ele não vai abrir a boca.

  5. Esta cambada de Batoteiros tem mesmo que apanhar uma pena pesada!

    SEREM PUNIDOS !

    O BENTA; O CABREIRA; CONTADOR E todos os outros deviam ser expulsos do ciclismo nacional e internacional!

    Consomem muitos anabolizantes e depois a culpa é da carne:)

  6. isto do doping é caso de policia …….coloquem a pj a funcionar e vao ver como os batoteiros começam a cair como tordos ……….para o benta e para todos os outros batoteiros era a expulsao do ciclismo para sempre……nao tem de haver atenuantes para ninguem……qualquer dia tb vemos um criminoso que matou alguem a ter atenuantes pq disse que o cometeu……o ciclismo precisa é de uma vassourada total nos batoteiros sejam eles quem sejam…..contador,benta,mosquera,etc,etc,etc

  7. Pancho vila por 3 ekipas profissionais k passei essas reunioes nunca aconteceram, antes pelo contrário…
    Os DD deviam ter a responsabilidade de saber o que se passa nas suas ekipas, serem responsabilizados pelo k se passa dentro delas… ou será k são apenas motoristas k ali andam?!
    Deviam haver análises periodicas internas, de modo a controlar os niveis de hemoglobina durante toda a epoca..

  8. Renovação no ciclismo, é o que é necessário.
    Sangue novo, acabando com estes velhos do Restelo.

  9. Mas n é só a federação de ciclismo, chega aqueles momentos tipo campeonatos do mundo, jogos olipicos, europeus, etc e um atleta que seja fora de série é incitado a recorrer aos melhoradores de capacidades fisicas.
    O problema nunca vem do soldado raso, vem sempre dos generais.
    Genta assim n tem moral nenhuma para durante o ano vir aplicar castigos a este ou aquele. É tão ladrão aquele que rouba 1eur cm o que rouba 10.

  10. Ele realmente treina com um tipo natural da Aguçadoura que ja ganhou a Senhora da Graça que também esta suspenso do Ciclismo pelo mesmo motivo!

    Coincidências da vida:)  ou será que o fornecedor é o mesmo???

    🙂

    CASTIGOS PESADOS PARA ESTES GAJOS

  11. Que comédia, se falar f+++-se porque falou se não falar f+++-se à mesma porque não falou, que raio de normas são estas… E se ele disser que foi de um bife que comeu durante um fim-de-semana que foi a Espanha comprar caramelos.

    Aqui são só carrascos com inveja de lá estar dentro, pois estar sentadinho a escrever é muito fácil!

  12. Os da Liberty tiveram sorte porque ainda não tinha entrado em vigor a nova lei contra o doping, agora fia mais fino.

  13. O grande problema do ciclismo em geral é HAVER MUITA CABRA VELHA lá metida.
    è preciso sangue novo para que esses VELHOS DO RESTELO, se vão embora.

  14. Esta pseudo noticia é um absurdo…o que pretendem… incendiar a fogueira? fazer um faits divers? mau jornalismo….. a noticia é baseada nalguma norma federativa, no código da AMA….nem sequer vai ao encontro das decisões da UCI ou do TAD……
    pede-se mais rigor a este site! E não vale a desculpa que a fonte é o jornal a bola…porque esse jornal há muito se vendeu …..

  15. Já ouvi aqui várias vezes dizer, que há mais ciclistas que acusaram, mas que se fez vista grossa a esses casos. Eu não quero acreditar que isso seja possivel, porque se assim for, isto está mesmo tudo pôdre. Mas se parar para pensar, e perguntar a mim mesmo, porquê é que iam estar a esconder alguns casos? Qual o motivo, e o que tinham a ganhar com isso? Não vejo resposta nenhuma para que o Dr Luis Horta, puse-se a sua reputação em risco, só para abafar o inabafavel, porque mais tarde ou mais cedo, isso ficasse a saber.
    Acredito sim é, que façam como fizeram com o Contador, dar-lhe tempo para arranjar uma desculpa, nisso até acredito!!!
    Mas eu nestas coisas ainda sou muito inocente, pois comecei-me a interessar mais a fundo pelo ciclismo à relativamente pouco tempo, mas se houver alguem mais esclarecido nestas matérias, que me queira explicar, ficava agradecido…

  16. pois,pois a mais meninos que acusaram so que ninguem sabe neste mundo so sai o que intressa outros ate deixam a modalidade….. e normal pena e as pessoas que investem em publicidade e nao tem respeito por elas

  17. Ah! Ah! Ah! Agora é que me vou rir, mas não é de contentamento, é por finalmente poder ser levantada uma ponta do véu, que a moça leva ao altar…

  18. Existem DD que fazem reuniões com os ciclistas para n recorrerem ao uso deste tipo de produtos, mas poucos são os que lhes dão ouvidos.

  19. LOOL voces dizem que o ciclismo está a Morrer?
    Vejam na India onde o Millar ganhou, no sector de Atletismo já foram 3 embora com doping LOOOOL
    Quem está a morrer são voces , vejam lá se se enterram. 🙂

  20. Valia mais fazer como os outros… Foi carne de um matadoro clandestino… e insistir no não sei como aconteceu… e eu não me dopei. E agora não estaria nesta situação. Não me parece que seja este o caminho. Os mentirosos tiveram sempre a vida mais facilitada.

  21. Os DD também deviam assumir as responsabilidades pelo que se passa nas suas equipas… Mtas vezes são os DD k encostam os ciclistas à parede…

  22. Havia de dizer mesmo que é com a colaboração…ou melhor com o olhar para o lado da propria equipa directores, maasgistas, colegas…é assim em todo o lado…assim estaria a dizer a verdade…mas isso aqui o nosso Jornal tava lixado…são muito amigos “lá ” dentro !!!!!! E aí, talvez se visse outros directores ( ex.liberty e neste caso Boavista) sentados com o cú no banco do tribunal como outros também o fizeram….IGUALDADE PARA TODOS….

  23. ….4 ANINHOS SERIA UM BELO EXEMPLO,PARA FUTUROS CANDIDATOS A BATOTEIROS REFECTIREM…
    MAS….PARECE-ME QUE VAI DIZER QUE COMPROU NA NET E ATENUA UM BOCADINHO A PENA.
    MAS OU HÁ “MÃO DURA” OU ANDAMOS SEMPRE NISTO…MAIS UM CASO E OUTRO E OUTRO…EQUIPAS QUE ACABAM….PATROCINADORES QUE VÃO EMBORA….CICLISMO A MORRER!!!.

  24. O problema é que se ele diz quem é tá f*** na msma. Eu gostava que ele dissesse quem foi que lhe forneceu, apesar de n ter muitas duvidas sp me confirmava a teoria.

  25. Helder mas ainda queres atenuantes para este ? 
    Tem de ser assim!!! Rédea firme para esses herois de show off! 
    Pra mim quer diga quer nao diga eram os 4 anos para aprender da boa.

  26. Ou te chibas, ou te fod**! Eu pensava que era ao contrário, coopera que seremos brandos contigo, e tambem pensei que ao admitar que usou já estivesse a cooperar, mas visto isso estava enganado, estou sempre a aprender. O ciclismo agora tambem é uma actividade de bufos, OK! belo caminho, está isto a seguir.

Os comentários estão fechados.