Joaquín Rodríguez virtual vencedor do Ranking Mundial

O espanhol Joaquín Rodríguez (Katusha) é o virtual vencedor do Ranking Mundial. A Volta a Espanha, que liderou e terminou na quarta posição, valeu ao catalão a subida ao primeiro lugar da tabela, por troca com o compatriota Alberto Contador (Astana), que desceu à segunda posição. Matematicamente, Contador ainda tem possibilidades de chegar ao topo, mas já renunciou a competir no que falta da temporada, pelo que estará ausente do Giro da Lombardia, a prova que falta para fechar o Ranking Mundial. Desse modo, Rodríguez é o vencedor antecipado do troféu que premeia a regularidade no conjunto das mais importantes provas internacionais.

Finda a Vuelta, Rodríguez soma 551 pontos, mais 69 do que Contador. O terceiro é Luis León Sánchez (Caisse D’Epárgne), com 403 pontos. O Giro da Lombardia atribui cem pontos ao vencedor, valor insuficiente para destronar o homem da Katusha. Portugal tem quatro corredores classificados no Ranking Mundial. O melhor é Tiago Machado (RadioShack), 84.º, com 52 pontos. Seguem-se Sérgio Paulinho (RadioShack), 127.º, 20 pontos, Manuel Cardoso (Footon-Servetto), 146.º, 13 pontos, e Rui Costa (Caisse D’Epárgne), 196.º, 6 pontos.

A Astana comanda a tabela colectiva, somando 986 pontos, mais 40 do que a Liquigas-Doimo e mais 41 do que a Saxo Bank, que estão nos postos imediatos. Por nações, manda Espanha, graças aos 1868 pontos, que mantêm “nuestros hermanos” 797 pontos adiante de Itália, segunda classificada. Portugal está no 24.º posto, com 91 pontos.

Foto: UCI

4 comentários a “Joaquín Rodríguez virtual vencedor do Ranking Mundial”

  1. Até acabar as provas todas não há vencedor nenhum.
    De certeza que nunca foste dentro de um carro de apoio.
    Um ciclista pode estar a 2 km da meta com 10 minutos sobre o pelotão ,o que se ouve no rádio é ciclista X é virtual vencedor da etapa.
    Tem uma lógica de ser

  2. Se Matematicamente nao é possível vencer, nao é vencedor virtual, JA É O VENCEDOR!

  3. Penso que este 1º lugar virtual no Ranking Mundial e um premio justo para o Rodriguez que esta a fazer uma grande epoca entando bem em diversas provas.

    Penso que nao sera dificil conquistar este premio devido a Contador nao ir aos Mundiais.
    L.L.Sanchez e Evans mesmo que sejam campeoes do Mundo ja estao algo longe e nao sei se dara para serem primeiros.

    Em suma acho que o Rodriguez merece este premio !

Os comentários estão fechados.