Shimano apresenta novos sapatos de estrada e BTT na Eurobike

Hutarovich tem testado os novos sapatos de estrada
Hutarovich tem testado os novos sapatos de estrada

A Shimano aproveitou a importante feira Eurobike, realizada em Friedrichshafen, Alemanha, para apresentar os novos modelos de sapatos de estrada (SH-R315) e de BTT (SH-M315). A grande novidade dos dois modelos é o recurso ao couro sintético Rovenica©, que o fabricante nipónico indica ser “tão fino, leve e flexível e, ao mesmo tempo, tão forte”, que garante o compromisso entre o conforto e o desempenho desportivo.

Os novos sapatos combinam a pele Rovenica© com a tecnologia termomoldável Custom-Fit, desenhada para os corredores profissionais, que precisam de um calçado que permita a máxima transferência de potência muscular, mas que não descure o conforto de quem pedala, ao mais alto nível, durante horas seguidas. Pensando nestas necessidades, a Shimano assegura que os novos modelos tiveram em conta a conjugação da máxima rigidez com o menor peso.

O modelo de estrada já está a ser testado por alguns corredores de topo, como é o caso do bielorruso Yahuenni Hutarovich (FDJ), vencedor da etapa inicial da Volta a Espanha. Em Portugal, este sapato tem sido calçado por Edgar Pinto, que ganhou o Circuito de Nafarros com os SH-R315 nos pés. Este modelo tem a sola em fibra de carbono, aligeirada por um canal oco. Além disso, é concebido em materiais que potenciam a expulsão da humidade. A dupla tira off-set e o micro-ajuste compõem o sistema de fecho. O par pesa 523 gramas.

O modelo de todo-o-terreno pesa 686 gramas e destaca-se pela sola de carbono de elevada rigidez e flexibilidade. Niels Albert e Sven Nyys vão calçar os SH-M315 na próxima temporada de ciclocrosse.