Nuno Ribeiro recorre da suspensão e atrasa homologação da Volta de 2009

Tudo indica que David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira) vai conquistar a quarta Volta a Portugal, antes de ser declarado vencedor da terceira. Tudo porque Nuno Ribeiro discorda da pena aplicada pelo Conselho Disciplinar (CD) da Federação Portuguesa de Ciclismo e decidiu recorrrer para o Conselho Jurisdicional. Enquanto processo não estiver encerrado, não serão homologados os resultados da Volta a Portugal de 2009.

O natural de Sobrado contesta o facto de o CD o ter castigado a partir de 29 de Setembro. A decisão do CD é polémica, pois, habitualmente, as penas de dois anos são aplicadas a partir da data em que a infracção é cometida e não do dia da contra-análise, como sucedeu neste caso. Nuno Ribeiro pretende que o início da suspensão seja 3 de Agosto, dia em que lhe foi detectada a presença no organismo de CERA (EPO de efeito prolongado).

Se o recurso tiver provimento, o ciclista já poderá participar na Volta a Portugal de 2011, o que não acontece se vigorar a decisão de primeira instância. Em qualquer dos casos, deve manter-se a desclassificação de todas as corridas posteriores ao controlo, incluindo a Volta a Portugal, que Nuno Ribeiro venceu.

Quem tem de esperar pelo desenlace é David Blanco, que espera a homologação dos resultados para ser declarado vencedor da 71.ª Volta a Portugal. Se tudo correr dentro da normalidade, Blanco confirma no próximo domingo o triunfo na edição 72 da corrida, ficando à espera do desfecho do processo disciplinar de Nuno Ribeiro para comemorar o triunfo na edição anterior da prova-rainha do ciclismo luso.

Fonte: Lusa

21 comentários a “Nuno Ribeiro recorre da suspensão e atrasa homologação da Volta de 2009”

  1. Todas estas noticias sobre o recurso são um chorilho de disparates:
    O Nuno recorre do inicio da sua suspensão ? tem razão! o Conselho de discipliona ignorou que a UCI já o tinha suspenso preventivamente e pelos regulamentos o tempo de suspensão tem que ser descontado na pena…
    Os espanhois começam a cumprir o castigo no dia da infracção ? sim, pois os regulamentos permitem determinar o inicio do castigo para o dia dõ controlo, quando o processo teve demoras significativas
    Foi porque não pediram a contra-análise? os espanhois não pediram a contra-análise mas a UCI pediu e os espanhois maribaram-se para o processo foram á vida deles …
    O Nuno tem direito a ter a suspensão a contar do dia do controlo? tem, pois o processo decorreu para além dos 30 dias da UCI, após a notificação ao atleta e superou largamente os 60 dias do regulamento da FPC e sem que tivesse culpa disso…logo, O Costinha tem razão a prova não é homologada porque quem tem que pagar os prémios anda a utiliza-lo a organizar a presente volta, a prova não é homologada não é culpa do Nuno pois este ao confessar a dopagem no ano passado, deve determinar-se automáticamente a desclassificação….o presidente da FPC atira areia para os olhos com a desculpa do nuno e os jornalistas engolem porque não se dão ao trabalho de ler regulamentos….é por isso que o PAT Macquaid vem dizer que a Volta não sobe de escalão enquanto a organização não tiver saúde financeira…..eu percebi muito bem o que ele quis dizer…
    meus caros que só gostam de vir dizer mal….. termino como o António Feio : Parem para pensar….

  2. Não se deve condenar um atleta como fosse um criminoso,quem tem um pouco de conhecimento que seja sabe.que não se anda a pão e água mas os bons profissionais com ou sem doping se pusermos todos na mesma condição distingue-se força nuno continua em frente.

  3. Por favor tenham vergonha . . pensem um pouco antes de escrever e criticar as pessoas . imagino o vosso passado

  4. O Nuno já venceu a volta…. foi um herói…..
    O Nuno venceu novamente a volta, mas irregularmente…. é um $&!!?!
    Vocês só falam, falam, e não fazem nada

  5. TIAGO…daqui a uns anos,quando cresceres mais um pouco,verás este tema de outra forma!!!!

  6. amigos, porque é que estão contra ou a favor do nuno ?
    porque é que continuam a dizer que ele ” é isto e aquilo ” e que nao deve voltar ao ciclismo ?
    parece que fazem deste homem um monstro.
    e pergunto também porque é que lhe dão forças para voltar ?
    nós precisamos de apoiar atletas que usaram dopping ao invés de apoiar atletas mais novos que treinam aficadamente e saudavelmente para um dia virem a ser elites ?
    e já agora a maneira como eu vejo as pessoas ou certas pessoas a dizerem mal do nuno ribeiro faz com que lhe seja atribiuida uma ideia de criminoso. Toda a gente já cometeu erros, crimes e muitos de vós tem um passado vergonhoso e é por isso que nao podem refazer a vida ?

  7. Se não tolera o “calão” tem bom remédio!!!!Ou o seu problema é outro?’??

  8. Mas n és tu que mandas.
    Se eu manda-se tb n voltavas a comentar neste site.
    Estou pasmado com a tua aptidão para o calão. lol

  9. Se fosse Eu que mandasse nunca mais punha o cú em cima da bike para competir!!!!

  10. Ele tenha mas é vergonha, pensasse duas vezes na merda que andou a fazer. Só humilhou o ciclismo nacional.

  11. Esta gente está maluca,”Não desanimes, força campeão.”. Devia era ter vergonha do que fez e assumir as suas responsabilidades como um homem, e não andar práqui a atirar areia para os olhos de toda a gente, que só está a atrasar a vida a todo mundo, porque do castigo, ele não se livra nunca, seja homem, assuma o que fez e retire-se do ciclismo com a pouca dignidade que ainda lhe resta. Mas não pensem que é só ele, teve foi azar de ser apanhado, porque a grande maioria dos ciclistas faz o mesmo, não se iludam!!!! :{P

  12. Não desanimes campeão…
    Para o proximo ano quero ver-te a vencer na Volta a Portugal!!!!!!

  13. ele apenas quer que o castigo seja imposto apartir de a de agosto de 2009 e nao de setembro data em qual foi feita a contra analise… é so intendedores que nao passam de gente que nem merece considereçao…
    força nuno

  14. Não me digam que a Volta de 2010 vai ter os resultados já homologados na proxima segunda-feira….

  15. Ridiculo,devia estar era quieto e calado,como se a vergonha não bastasse ainda quer regressar antes do tempo…devia era ficar de fora para sempre.

  16. o que está em causa no recurso são datas. estas não invalidam o facto de o atleta ter sido desclassificado.
    porquê então esta demora ? falta de dinheiro, claro, para pagar os prémios.. está a render juros para pagar os prémios deste ano.

Os comentários estão fechados.