João Leal impõe-se na Volta a Portugal de Juniores

A quinta edição da Volta a Portugal de Juniores terminou com as emoções ao rubro, pois um ataque de Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP), que lhe valeu a vitória na etapa, assustou o Crédito Agrícola/Alcobaça, que sofreu para segurar o triunfo de João Leal na geral individual.

Os 96,6 quilómetros que ligaram Guimarães a Moreira de Cónegos mostraram um pelotão inconformado perante o domínio da equipa alcobacense. Quinto à partida, Carlos Ribeiro integrou a fuga certa e esperou pelas subidas mais duras para seleccionar o grupo de escapados. A vantagem que foi ganhando relativamente ao pelotão chegou a parecer suficiente para destronar João Leal. No entanto, permitiu apenas o triunfo na tirada, diante de um inconsolável Rui Rodrigues (ASC/Vila do Conde), que teve de contentar-se com a segunda posição na tirada.

Em termos de geral, a iniciativa de Carlos Ribeiro rendeu-lhe a subida à segunda posição, a 43 segundos de João Leal, que, após muito sofrer, conseguiu confirmar-se como vencedor da Volta a Portugal de Juniores. Leal venceu ainda as classificações da juventude e da montanha. O colega de equipa Rafael Reis ganhou as camisolas dos pontos e das metas volantes. Fechando com chave de ouro, o Crédito Agrícola venceu a classificação colectiva.

“Agradeço à minha equipa, em especial ao Rafael Reis, que hoje me ajudou muito. Se não fosse ele, se calhar teria perdido a camisola amarela. Na próxima época continuo no Crédito Agrícola/Alcobaça, que considero a melhor equipa de formação”, disse o vencedor da Volta.

CLASSIFICAÇÕES
Etapa: Guimarães – Moreira de Cónegos, 96,6 km (Média: 41,758 km/h)

1º Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP), 2h18m48s
2º Rui Rodrigues (ASC/Vila do Conde), mt
3º Rui Guedes (Liberty Seguros/SM Feira), a 56s
4º Fábio Leaça (Munditubo/SGR Ambiente/CCA Paio Pires), a 1m02s
5º Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), a 1m38s
6º Tiago Silva (Neves/Vauner/Ramalde), a 2m16s
7º Jacob Ucha (CC Spol/Caixanova), a 2m19s
8º Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP), mt
9º André Barbosa (Liberty Seguros/SM Feira), mt
10º Samuel Magalhães (Vulcal/InPlenitus/CC Centro), mt

Geral Individual
1º João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça), 7h50m48s
2º Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP), a 43s
3º Rui Rodrigues (ASC/Vila do Conde), a 1m17s
4º Rafael Reis (Crédito Agrícola/Alcobaça), a 2m16s
5º Jacob Ucha (CC Spol/Caixanova), a 2m22s
6º Leonel Coutinho (ASC/Vila do Conde), a 2m57s
7º Ricardo Ferreira (Silva & Vinha/ADRAP), a 3m02s
8º André Barbosa (Liberty Seguros/SM Feira), a 3m53s
9º Samuel Magalhães (Vulcal/InPlenitus/CC Centro), mt
10º Raul Medin (CC Spol/Caixanova), a 3m59s

22 comentários a “João Leal impõe-se na Volta a Portugal de Juniores”

  1. ATENÇÃO, o carlos ribeiro trabalha, imagem se nao trabalha-se… É uma injustiça ver gajos de top a trabalhar para gajos que andam mais ou menos…
    Enfim por ano e daqui em diante vamos ver o teu valor carlos,
    (quando havia um pelotao e só íamos 20 , quem ía puxar?
    O grande carlos PÁ

  2. ” a puxar para deixar o coutinho e o jacob que mais tarde chegaram agarrados isto sim e vergonhoso” és muito comico xD

  3. mas estão lã as que tirei com as meninas?:D 
    é que como ultimo ano no ciclismo queria uma recordação das meninas do pódio :d

  4. Boa sorte para o RICARDO FERREIRA da adrap e para os restantes ciclistas que estarao no campeonato do mundo na ITALIA Força Ciclistas portugueses mostrem a nossa GARRA.

  5. Ciclistas da ADRAP sao os maiores mais uma vez provaram o seu valor em estar sempre na primeira linha. força Carlos Kim Ze Ricardo Seabra Sapo Coelho e Andre o futuro espera por vos.

  6. CARLOS RIBEIRO es o maior não fosse a (intelegente da Comissaria) o teu treinador mandaria parar os teus colegas que estavam a puxar para deixar o coutinho e o jacob que mais tarde chegaram agarrados isto sim e vergonhoso, como e possivel ter quase tres minutos para o primeiro grupo sem que ningem soubesse a prova esta que o Rafael atacou pensando que estavas a um minuto e deixou o leal desamparado se não fosse o trabalho de estes ciclistas o leal tinha perdido o premio , como e possivel um ciclista da mesma equipa do camisola amarela atacar , o Reis julga-se o maior mas ficou provado se as equipas atras não puxacem o leal oerderia a camisola para o grande CARLOS RIBEIRO com todos estes mal es mesmo assim o maior.

  7. Era bonito ver a classificaçao completa de todos os ciclistas ,se possivel claro ,obrigado

  8. Rui Guedes que mesmo limitado por razões pessoais fez a etapa sem beber e comer e esmo assim faz 3º.

  9. Esta vitória não vai sair de Alcobaça….se eventualmente fosse levada este domingo para outro local,Penafiel por exemplo,ainda haveria uma esperança….mas assim não!!!!

  10. parabéns ao João Leal e ao Alcobaça.
    Parabéns ao Reis por ter ficado no pelotão durante a fuga do Leal. Foi uma atitude mt inteligente, já que todos os corredores estão sempre com os olhos postos no Reis…
    Parabéns a todos os que acabaram e aos que não acabaram, uma palavra de esperança: Não basta ser bom ou estar em forma, a sorte nem sempre está do nosso lado.

  11. Muito bom rui Rodrigues em 3 eptapas um 2º e 3º lugar, com o 3º na geral foi muito bom, estas entre os melhores

Os comentários estão fechados.