Tour San Luís: Xavier Tondo não se queixa de má sorte

Xavier Tondo, vencedor da Volta a Portugal 2007, regressou à competição no Tour San Luis, Argentina, com ambição de preparar a Volta a Andaluzia, confidenciou numa entrevista ao enviado do jornal Marca. Tondo (ex-LA-MSS), que não competia desde Junho, encontrou abrigo da crise do ciclismo português na Andalucia-Caja Sur, equipa que acolhe ainda outro corredor da LA-MSS, Angel Vicioso – por estes dias, o regresso do aragonês foi mais azarado e Vicioso foi mesmo vítima de uma queda no Giro del Sol – San Juan que lhe fracturou uma clavícula.

“Mas do que isso [a discussão dos lugares cimeiros do Tour San Luis], a minha intenção era conseguir um bom resultado para a Volta a Andaluzia, porque não corro desde Junho, e essa corrida é muito importante para a equipa”, confidenciou o corredor de 30 anos, que apesar de um bom palmarés, surpreendeu toda a concorrência na Volta a Portugal de 2007, sua maior vitória. Em 2008, Tondo venceu a Subida a Naranco, mas ficou posteriormente com a carreira em suspenso após a paragem de actividade da equipa.

“Não me queixo de má sorte. Estou aqui, ou não? Muitos da minha geração (“mi quinta” na declaração em castelhano), sendo bons corredores, não tiveram essa oportunidade e nem chegaram a ser profissionais. Sou um enamorado pelo ciclismo, é a minha paixão […] estou a fazer a profissão que gosto”, referiu. No Tour San Luís, finda a terceira etapa, Xavier Tondo ocupava o posto 38º, a 6m55s.