Quatro elite e cinco sub-23 correm a Volta pela selecção

Joni Brandão, segundo na Volta do Futuro, é um dos convocados
Joni Brandão, segundo na Volta do Futuro, é um dos convocados

A Selecção Nacional/Liberty Seguros vai alinhar na Volta a Portugal, de 4 a 15 de Agosto, com quatro corredores de elite e com cinco sub-23, todos eles oriundos de equipas de clube. Os quatro elite são Hugo Sancho (Mortágua/Basi), Edgar Anselmo (Cartaxo Capital do Vinho/CC José Maria Nicolau), Rui Vinhas e Hélder Leal (Aluvia/Valongo). Os sub-23 convocados por José Poeira são Marco Coelho e Joni Brandão (Liberty Seguros/SM Feira), Vasco Pereira (ASC/Vitória/RTL), João Mendonça Pereira (Palmeiras Resort/Tavira) e Fábio Palma (Maia/Bike Team). Domingos Gonçalves (Liberty Seguros/SM Feira) e Diogo Nunes (Palmeiras Resort/Tavira) estão de prevenção, podendo ser chamados caso algum dos efectivos sofra qualquer percalço.

A juventude do lote de corredores à disposição do seleccionador nacional, José Poeira, faz com que os principais objectivos estabelecidos pelo técnico para os ciclistas sejam chegar ao final da corrida, ganhar experiência e preparar a Volta a França do Futuro e os Campeonatos do Mundo. Apesar disso, Poeira valorizará a capacidade que cada um venha a revelar para se manter junto dos melhores e para gerir as forças de modo a alcançar um bom lugar na classificação geral final.

“A participação numa Volta a Portugal é um sonho que alguns destes jovens que estão convocados vão cumprir mais cedo do que estavam à espera. Não iremos fazer exigências de resultados, mas sim dar liberdade para que estes ciclistas possam adquirir experiência”, avança o seleccionador.

Cumprindo o protocolo assinado entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Liberty Seguros, só podem representar a selecção os ciclistas que tenham aderido a um programa de monitorização dos valores fisiológicos semelhante ao passaporte biológico. Ou seja, os corredores que se apresentem pela equipa nacional na Volta – ou em qualquer outra corrida – foram antes submetidos a controlos periódicos, de modo a prevenir que alguém que recorra ao doping vista a camisola da selecção nacional.

Foto: Carlos Rodrigues/PAD

57 comentários a “Quatro elite e cinco sub-23 correm a Volta pela selecção”

  1. Tb em 2006 um atleta da madeinox fez uma habilidade coma folha das analises clinicas para enviar para o Cnad, perto da volta tinha os mesmos valores de janeiro.
    Ha artistas para tudo em Portugal.
    O que vale é que o mesmo atleta anda agr pelas ruas da amargura.

  2. o Lavarinhas teve castigo de dois anos,recorreu e foi levantada a pena ,tanto que esteve na Volta 2006…..aqui poucos se lembram do passado!!!!Depois dá “confusão”alguns comentários aqui feitos!!!!!

    Quanto a este topico,em que cada um de nós é seleccionador,qualquer que fosse o grupo escolhido,nunca agradaria completamente a ninguém,nem mesmo ao seleccionador,e nenhum teria um excelente desempenho, há mts factores,apenas alguns atletas representariam a selecção a”qualquer custo” e sob quaisquer condições,outros nem tanto… Mts aqui criticaram as escolhas…mas algum saberá as suas razões concretas!?!?!?

  3. o mouro mourato já aqui não escreve , nem em parte alguma , mas qualquer um pode por aqui o nome que quiser …………………….

  4. Em 2006 ….Micael Isidoro,André Vital;Paul Sneeboer,Sérgio Sousa,Claudio Faria, e o Hélder Oliveira falharam controlos anti doping,se foram suspensos ao não já nem sei,penso apenas que estiveram “impedidos de correr”alguns meses,mesma situação do Lavarinhas,que depois não deu em nada….deve ser isto que se anda aqui a falar….

  5. É muito mau estar a insinuar essas coisas sobre o Micael, ele nao esteve envolvido em nenhuma suspeita de dopagem pelo menos que se tenha saido cá para fora, isso sao acusações muito graves…

    Se é o Mouro que todos conhecem é muito grave essas acusações ainda por cima sendo ele da mesma…..( e mais nao digo)

  6. O que o senhor Mouro acabou de dizer no seu comentário é muito grave, está a acusar directamente um atleta que nunca foi nem castigado, nem visado em casos que envolvam suspeitas. O atleta em causa é um grande profissional e uma pessoa muito consciente do seu valor, tudo o que tem feito no ciclismo e a forma como se comporta em competição não merecia um comentário (acusação) destes, digo-lhe mais se o atleta fosse da minha familia ou da minha equipa o senhor tinha de comprovar nos tribunais o que acaba de afirmar.

  7. A Liberty patrocina a selecção e agora não simpatiza com atletas que que no passado estiveram envolvidos em situações suspeitas que deram mesmo suspensão .

    Entendes-te CONTADOR?
    Lê rápido porque este post vai ser retirado….as mentiras e as parvoíces ficam….algumas verdades são censuradas!!!!

  8. Sr. Mouro voce que sabe tudo porque nao diz o porque no Mickael nao ir a Volta a Portugal???

    Quem diz a verdade nao merece castigo…

  9. Já chega de poeira, têm tido a sorte de termos evoluido muito na formação e lá vai tirando umas medalhas mas o homem não tem condições para acompanhar a evolução do ciclismo, esta selecção que vai à volta vai ser uma vergonha (deus queira que me engane) e tenho mesmo muitas duvidas se algum ciclista consegue terminar a volta só vejo um com essas condições. Eu sou da opinião que se os melhores não mostravam disponibilidade para virem representar Portugal porque tiham já outras compromissos então não deviamos levar lá à volta nenhuma selecção, não se brinca com o nome de uma Nação.

  10. Penso que a ausencia do Micael se deve ao facto de estar a correr no Brasil.
    Msm que venha a tempo estará muito desgastado.
    Concordo com o Vinhas, já com o Rocky nem por isso. Mas pronto, o Poeira é que sabe.
    Eles vão lá ganhar experiencia, para o ano vão outros.
    N venham é pedir ciclistas de 1º e 2º ano na volta pk n aguentavam 5 etapas. Podem andar muito bem mas em corridas de 120 e as vezes 150 km agora dias seguidos a fazer 180 para cima n é facil, é preciso ter rodagem, coisa que se vai adquirindo ao longo dos anos.
    Deixem os rapazes desfrutarem da praia e treinarem para daqui a um ou dois anos estarem presentes.

  11. Sonia…não entendes a ausência do Mikael!!?!?
    De certeza que não percebes!!?!??!

  12. Força Edgar Anselmo!!!! Mudava algumas coisas na comvocatoria e levaria o Guilherme lourenço!!!!

  13. Grande Hugo Sancho la estaremos na senhora da graça com 50 grades de minis ………..olha que vais perder aposta dia 16 lá estaremos em tua casaaaaaaaa

  14. Do lote apenas o HUGO SANCHO estará em bom plano….todos os restantes se chegarem ao fim,mesmo com mais duas horas que o vencedor será excelente!!!!

  15. O Mikael tem feito uma boa época e esteve mto bem no troféu Joaquim Agostinho, merecia mais..O Sr. Poeira certamente que pôs interesses da federação à frente do mérito e da experiência! Mas n é só o caso do Mikael… Enfim…

  16. Será que eles conseguiram funcionar como equipa, uma vez que só estao juntos por pouco tempo. Haverá lider? e os outros estaram na disposição de trabalhar para esse lider? são perguntas para as quaís eu tenho muitas duvidas, apesar de isto não ser nada de novo, já a Polonia fez isto para a sua volta, e não sei se lá resultou.

  17. Será que os seleccionados vão ser pagos como elites nos dias de prova? O apoio médico vai ser especifico? Quem é que vai dar alguma coisa por eles depois de passarem por estas privações? (queimados?). Vão comer dinheiro à custa dos outros pra outro lado, já que me naturalizei recentemente espanhol!

  18. Vinhas tem sido dos melhores elites em equipas sub 23.Se ha ciclista que merece é ele.

  19. No atletismo,os seleccionados antes das competições internacionais faziam controlo…..havia um fulano que quase sistematicamente quando chegava o país onde ia competir tinha intoxicações intestinais e nunca competia….mas só acontecia quando era controlado….quanto ao Ciclismo…..

  20. senhor eduardo fonseca durante a volta acompanhe os dois ciclistas que referiu que nao tinham potencial e depois comente.. la por nao gostar da equipa em que ambos correm que tanto critica sempre acompanha so a volta que os dois fazem… cumprimentos

  21. penso q está tudo bem mas deixarem o nelson évora e o obikwelu de parte não tem jeito nenhum!!!! tem algum jeito??? pf

    já pa nao falar do rui gonçalves! mas quanto a este é melhor nao falar pa nao me alterar!!! isto assim não anda pa frente…

  22. Só nao percebo porque nao convocou o nani, o quaresma, o eduardo e o hugo almeida!! nao faz sentido nenhum estes atletas nao estarem a representar a equipa nacional!!!

  23. Mouro então quer dizer que todos os outros que estvam pre seleccionados devem ter tido algum problema de controlo ???

  24. venho informar que houve um lapso da minha parte em relação a iscrita no passado dia 12 de julho sobre o nome da camarâ lisboa clube estar mal escrita e vou escrever coretamente câmara lisboa clube obrigado pela chamada de atenção.

  25. Todas as selecções são discutiveis.
    Outra coisa, correm com camisola da selecção, e calção do clube?

  26. Todos sabem mas ninguem sabe nada!Quem é quue aqui acha que o poeira nao gostava muito mais de levar esta equipa. nelson oliveira, bruno silva, fabio silvestre, joni brandao, bruno borges, marco coelho, amaro, pedro paulinho.
    todos pensamos de igual forma… mas existem outras situaçoes.. por vezes as equipas tambem precisam dos atletas. e o sr poeira esta tb a pensar na volta a frança do futuro. nao estejam spr a critiar. vamos todos dar força a estes miudos e q consigam la andar com os melhores elites de portugal e nao só… tentem acabar a prova e dignifiquem a camisola de PORTUGAL.

  27. No meu entender faz sentido absolutamente nenhum levar corredores elites para correr pela equipa de sub23 da selecção. A minha convocatória para a selecção seria:
    Jone Brandão
    Bruno Silva
    Marco Coelho
    Amaro Antunes
    Fábio Silvestre
    João Pereira
    Domingos Gonçalves
    Vasco Pereira
    Guilherme Lourenço

    Qual é o potencial do Helder Leal ? Qual é o potencial do Vinhas ? Qual é o potencial do Edgar Anselmo ?
    Não compreendo como é possível uma selecção nacional apostar nestes corredores que há muito estão fora de prazo .

  28. Podiam-se alterar o Vinhas e o Leal pois penso que os dois do Guimarães estejam mais fortes no momento.
    Quanto aos sub-23 não podemos dizer que devia tar este ou aquele, primeiro pk mts dos que referem são de 1º ano e isso so lhes faria mal e certamente n fariam mais de 5 dias isto se os fizessem. Dp temos que avaliar a condição fisica de cada um, eu tb queria que fosse o Antonio Carvalho mas sei que ele não est
    a bem, sente-se desgastado tal como mts dos que referem e precisa de descansar.
    Lembrem-se que mts tb vão ao tour de sub-23 que é uma corrida com outra projecção.
    Temos que ter atletas sp a grande nivel em todas as frentes.

    Quando olhamos a equipas pro tour nas grandes voltas n vemos la sp os melhores, pois têm que apresentar sp gente com qualidade e num bom momento de forma.
    Para o ano vão outros.

  29. Tenham calma meus senhores, a convocatoria está bem elaborada, entendo que poderiam ir mais dois ou tres ciclistas dos que ja mencionaram em cima mas nao podem ir todos, havia 13 ciclistas que poderiam ir, desses 13 o seleccionador teve de escolher 9 ciclistas dependendo também das analises dos mesmo. Claro que tem que se fazer escolhas e nao cabem lá todos.
    Quanto a ciclistas de 1º e 2º ano o seleccionador penso que sempre teve a intensao de nao levar nenhum desses ciclistas, por um lado concordo pois seria uma carga demasiado grande para estes ciclistas, alguns vindos de Junior e mesmo para os outros que ja tem 1 ano de sub23 nas pernas. Mas oportunidades nao iram faltar, é compreensivel que estes jovens queiram correr uma Volta a Portugal, quem nao GOSTARIA?????Agora descansem, quem tem qualidade mais dia menos dia terá que ir à selecção, tudo a seu tempo.

  30. é pena nao ver na convocatoria paulinho, e rafael reis. deve ser devido no primeiro caso a sua participação na volta a frança do futuro e no caso do segndo a sua idade . e o sleccionador esqueceu se claro de convocar o joão correia da cervelo , elel secalhar nao deve ir a vuelta ( para quem nao conhece , ele tem 35 e foi este ano para a cerevlo^^)– trepador

  31. O Amaro em topo de forma numa volta a portugal em etapas de montanha… Era bonito, no mínimo ao espectáculo que se ia assistir de um tao novo jovem, que tantas provas já deu na montanha e no contra-relógio, mas pronto

  32. eu até concordo que possa ser muito cedo para os ciclistas de primeiro ano fazerem agora a volta a portugal uma vez que a época já vai longa e a volta sao muitos dias de prova. Agora não percebo uma coisa, porque razão é que o Bruno Borges ainda não foi convocado a nenhuma prova da selecção este ano? nem naquelas de um dia? alguém me consegue explicar isto? é que eu sinceramente não percebo….mesmo os ciclistas de 1º ano precisam de se ambientar às grandes provas lá fora!! não digo ir a todas mas daí a não ir a nenhuma….LOL…

  33. acho bem a seleçao de sub 23 participe na volta e com ciclistas mais velhos, mas tambem nota se que ha poucas equipas k tem entresse na volta, a nao ser as equipas portuguesas, muitas bem para aqui so para rodar e a guerra é so entre as equipas portuguesas, a seleçao vai a volta mas no meu ponto de vista a volta esta cada vez pior pois a seleçao é so para encher monte na ausençia de equipas.

  34. É certo que a lista de potenciais candidatos a participar na Volta por intermédio da Seleção é muito extensa.
    Muitos e bons valores do nosso ciclismo militam em equipas de Clube, o que, em geral, os obriga a fazer um enorme esforço pessoal a nível financeiro, por vezes conciliando emprego com as exigências dos treinos de quem pretende manter-se competitivo.

    Não pondo em causa as qualidades dos que infelizmente ficaram de fora desta chamada, a participação na Volta para estes atletas é um excelente prémio pelo empenho e esforço dispendidos ao longo da época, assim como uma excelente motivação para continuar.

    Parabéns aos convocados, em especial ao Hugo Sancho e boa sorte para todos.

  35. esta convocatoria faz toda a logica, o seleccionador leva atletas que ja têm experiencia adquirida no pelotao sub-23, e em provas de alguns dias.
    levar ciclistas de primeiro e mesmo 2º ano é arriscar tanto o seu desenvolvimento, como resultado no fim da volta. por muito que ciclistas como o bruno ou o fabio possam estar andar bem, esta corrida tem muitas etapas para quem so chegou agora a este pelotao, á q dar tempo ao tempo, e eles se desenvolverem nos tranmites normais, e nao entrar em exageros como fazer ja este ano uma volta a portugal. têm corridas da selecção ate ao fim da epoca para mostrar o seu valor, o seleccionador sabe disso.
    nao ha necessidade de levar os atletas á exaustao de esforço, cada coisa a seu tempo

  36. Convocatoria fraquinha.. tão bons ciclistas que ficam de fora, paciencia.. quem manda e o sr.poeira..

  37. esta avista porque e que estes estes atletas foram esconhidos.quem manda na selecao esta fazer avontade dos directores das equipas ,olevavao o elites o entao so sub 23,euma vergonha o nosso ciclismo

  38. E o Ronaldo não vai porquê!!?!??!
    Eo Moutinho não vai porquê?!?!?!?

    O selecionador bem ou mal lá saberá as razões,já se informaram!?!?!

    Está mt puto ciclista triste(pais especialmente),por não serem escolhidos,mas não dá para ir todos,para todos houve agora a Volta do Futuro.
    Continuem a treinar a habituem-se a momentos destes!!!!

  39. Bruno Silva, Fábio Silvestre, Amaro Antunes..estes três fizeram até ao momento uma excelente época e mereciam estar na Volta..

  40. muito bem a melhor equipa sub 23 aluvia valongo muito bem representada com o rui vinhas a representar a sua grande terra natal que e uma terra repleta de ciclistas vitoriosos 
    peço a aluvia valongo  que crie escaloes porque sobrado mereçe  e tem cerca de 7 atletas a correr noutros clubes 
    FORÇA RUI

  41. Só mais uma coisa… Não é tirar valor aos atletas, porque de facto teem.
    Mas mais uma vez a federação altera as regras do jogo como quer. Como é que convocam 2 atletas do Tavira, quando a sua equipa de Elites irá competir e é a grande candidata.
    Poderá ocorrer situações pouco claras (Atletas de Selecção a trabalhar para a equipa do Tavira, equipa que lhes “paga”) que podem criar confusões.

  42. Só queria deixar uma palavra de apoio a três atletas que entravão de caras nesta selecção como em qualquer equipa proficional portuguesa.
    Micael Isidoro, Vencedor do Prémio da Montanha da Volta ao Alentejo, com experiencia de Volta a Portugal
    Vitor Carvalho, Vencedor das Metas Volantes do Trofeu Joaquim Agostinho, com experiencia de Volta a Portugal
    Nelson Sousa, Vencedor das Metas Volantes da Volta á Maia.
    Força Pessoal, mostrem no Rio que deveriam estar na Volta.

  43. o fabio palma este ano ja fez muitas boas corridas´..
    mas temos e ter consciencia de que no estado de forma que ele esta é para vir para casa logo no primeiro dia!

  44. Porque é que o Bruno Silva não está em lugar do Fábio Palma? Porque é que se levam os 2 sub 23 da aluvia valongo que andam menos que o Bruno Borges e o Amaro Antunes em forma? O que é que Edgar Anselmo fez este ano? O que é o Fabio Silvestre não fez este ano? Boa noite. Bruno Silva e Bruno Borges deviam MESMO estar aí. E na minha opinião pessoal também o Amaro Antunes

  45. aquele que diz que sabe tu deves saber mas nao é de ciclismo, os convocados sao bons e esta bem feita a convocatoria de resto bruno silva,borges,paulinho etc devem ir fazer a volta frança do futuro por isso é k nao correm a volta portugal

  46. Que convocatória é esta? tem algum jeito????
    entao e o Cristiano Teixeira?? um grande atleta!! devia de ir… ele merece!!! e o fabio costa??? é de 1º ano mas anda a valer!!! e o Indalecio Sousa?? olhai mas é aos valores que temos!!! abraços

Os comentários estão fechados.