Dois anos de suspensão para Nuno Ribeiro [Actualizada]

O Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Ciclismo aplicou a Nuno Ribeiro uma pena de dois anos de suspensão e a desclassificação da Volta a Portugal de 2009. Em causa está o positivo por CERA (EPO de efeito prolongado), numa análise realizada a 3 de Agosto do ano passado, dois dias antes do início da Volta que o natural de Sobrado acabaria por ganhar.

A decisão da primeira instância disciplinar da federação é o passo inicial para a homologação dos resultados da Volta a Portugal de 2009, que estão pendentes do caso Nuno Ribeiro. Se o corredor não recorrer para o Conselho Jurisdicional ou após decisão deste órgão de recurso poderão ser homologados os resultados, de modo a atribuir a Volta a Portugal de 2009 a David Blanco, que fora o segundo classificado. O castigo aplicado pelo Conselho Disciplinar termina a 2 de Agosto de 2011, permitindo a Nuno Ribeiro correr a Volta a Portugal desse ano, caso tenha contrato com alguma equipa. Em situações semelhantes, os castigos costumam iniciar-se na data do controlo, no entanto, segundo o jornal A Bola, o Conselho Disciplinar entende que a pena tem início no dia 29 de Setembro, já que o ciclista pediu contra-análise. Esta decisão é passível de recurso e é contraditória. Por um lado, procede-se à desclassificação do ciclista desde a data do controlo inicial. Por outro lado, diz-se que o castigo se inicia apenas em Setembro. Se a leitura do Conselho Disciplinar for avante, Nuno Ribeiro fica de fora da Volta a Portugal de 2011.

A classificação da edição transacta da prova-rainha portuguesa vai sofrer na “secretaria” diversas modificações face ao que sucedeu na estrada. Nuno Ribeiro perde o primeiro lugar e a vitória na etapa da Torre, dois triunfos que transitam para David Blanco, que também é o vencedor do contra-relógio do último dia por desclassificação de Héctor Guerra. Rubén Plaza passa a ser o vencedor na Senhora da Assunção, devido à desclassificação por dopagem de Eladio Jiménez. André Cardoso “herda” a etapa da Senhora da Graça já que o primeiro, João Cabreira, viu o Tribunal Arbitral do Desporto retirar-lhe todos os resultados de 2009 no âmbito do processo por uso de protease, e o segundo foi Nuno Ribeiro.

Ainda que tivesse apresentado resultados mais modestos e menos importantes em termos classificativos, Héctor Guerra e Isidro Nozal, colegas de equipa de Nuno Ribeiro na Liberty Seguros, acusaram CERA no mesmo dia em que o companheiro e foram igualmente suspensos por dois anos, além de desclassificados da Volta a Portugal, numa decisão anteriormente tomada pela federação espanhola, entidade com jurisdição para castigar corredores dessa nacionalidade.

48 comentários a “Dois anos de suspensão para Nuno Ribeiro [Actualizada]”

  1. Meus amigos este ciclista podia ter ganho muito mais do que ganhou, só que a equipa dele durante vários anos, a Liberty seguros sempe apostou na aposta falhada Cândido Barbosa, e em 2009 quando viram que ele era o único capaz de derrotar o David Blanco, pediram lhe de mais e sujeitaram-no a riscos despropositados. Este ano aposto que Nuno Ribeiro irá vencer a Volta a Portugal.

  2. Forçaaaa Nuno, vais mostrar a todos os palhaços que te criticam, que a história do controlo anti doping foi mal contada e mal explicada, este ano na volta a portugal vais mostrar o teu valor, quer dizer vais confirma-lo.
    NUNO és um CAMPEÃO os verdadeiros estão cntg, sou teu fã desde 2003, e és uma referência para mim no ciclismo.

  3. Não deixa de ser curioso que aquele que é reconhecido por todos como o melhor ciclista português de todos os tempos tenha acusado doping por mais do que uma vez. Acho que isto diz tudo sobre a credibilização do nosso desporto.

  4. E a estes que vão fazer quando os virem dentro ou fora de estrada?? pois todos eles deram positivo:) vão plantar Batatas?? andar de tractor??

    Mercx,Ocana,Coppi,Bahamontes,Simoni,Garzelli,Pantani;Ulrich,Gotti,Savoldelli;Tonkov;Zulle;Virenque,Riis o nosso AGOSTINHO e alguns no activo Millar, Valverde, Basso, Vinokourov, Contador, Tiago Machado……

  5. Espero que não voltes ao pelotão nacional… se ainda te sobrar um pingo de vergonha, claro!

  6. TRAVA….coitadinhos,os atletas são obrigados a dopar-se…nunca têem culpa nenhuma….
    E não me fales em vacas prenhas,lembra-me a tua…

  7. nuno dedica-te á caça ….
    leva ctg os amigos que te apoiam e no fim, se apanhares alguma coisa (duvido….) faz um churrasco e festeja com eles a tua saida do cilcismo portugues durante 2 anos..
    ah, é verdade, nao comas mt, porque essa coisa (cera) misturada com carne pode-te cair mal….

  8. sabes MOURO se calhar és um puto futrado que nem coragem tens para assinar o teu nome correcto pois podes ter a certesa que há palhaços com as mãos bem grandes e pesadas,se gostas um pouco de ciclismo não comentes mais nada.

  9. vino eu nao choro…. sabes porque?
    nao sou um falhado como tu?
    nem venho para aqui desabafar estou mais menos na vida…. sabes porque pus travar,,,porque tratei de ser educado…..mas ja nao travo….mas com gente sem nivel, e estupido como
    tu….ja nao vale apena…se nao gostas de ciclismo …que vens para aqui fazer ,,,meter nojo

  10. o mouro , nao queria mas vou ter que responder……so tens merda na cabeça entendes de ciclismo como de vacas prenhas….faz-te um favor cala-te. o mundo ja tem estupidos que chegue… es mes mesmo tapado…. e olha que estou a bser educado…nao respondo a estupidos …nunca mais… e nao me venhas com democracia…que nao sabes o que e´ditadura…estou cansado de inteligentes de trazer no bolso….cresce

  11. TRAVAR és mesmo TÓTÓ…então admiras o ciclismo porque pelo menos oficialmente nao vis-te nenhum ciclista dizer mal de outro.
    Pudera…quase todos têem o rabo preso…
    E aqui raramente se critica o ciclismo,mas sim os atletas dopados,que roubam uns aos outros…democracia/liberdade de expressão…sabes o que significa?!!?

    Ainda bem que é o teu ultimo comentário!!!!

  12. E os associados também não lhe ficam atrás, sobretudo na Volta a Portugal do futuro que venceu…ah…ah..ahh…és mesmo baixo

  13. Se a saúde pelo país anda mal…então com este farmacêutico…é que seria a carga dos trabalhos, para mais presidente deles….

  14. bom. vou fazer o meu ultimo comentario… porque nao entro nesta palhaçada…os que dizem mal do ciclismo…ja sabemos—-sao tipos falhados na vida…queriam ser mas nao tiveram «tomates para ser alguem» mas as palavras sao para quem as diz……na alta competiçao quem estiver livre de pecado que atire a primeira pedra……eu admiro o ciclismo porque pelo menos oficialmente nao vi nenhum ciclista dizer mal de outro…..e vou continuar a amar o ciclismo,ainda que venham puritanos de cargar pela boca dizer mal de dum desporto que eu gosto….nao me venham com respostas por favor…. ja temos demasiada gente a dizer do ciclismo…..que sejam felizes

  15. Nuno Ribeiro,Guerra,Nozal…..Liberty…Maia…Aluvia…Adrap…Cabreira..Gimenez…José Martins….Sergio Ribeiro…José Mendes…Santiago Perez….Salvador Pereira….Tito Timóteo…Fernando Duarte…entre outros…e para não falar daqueles que “apenas encontraram material em casa”….

    O que têem em comum????

    Todos “enganados” por médicos!!!!!

    Enquanto não erradiarem os atletas não saímos da M…..

  16. Nuno, vai para farmacêutico, já que de “medicamentos e agulhas” percebes tu!!!

  17. Alguém pode explicar porque só os ciclistas são julgados e condenados?Em vez de atacarem o Nuno,deviam estar a pensar quem são os verdadeiros culpados de tudo isto ou acham que ele tomou alguma coisa porque lhe apeteceu??.Mas é a simples opinião de quem gosta de ciclismo.Força Nuno,já mostraste quem eras antes disto tudo e o teu nome não fica esquecido,digam o que disserem.

  18. Acusou CERA,apanhou 2 anos queriam o quê….?Uns são moralistas por aplaudirem a decisão…..os que contestam são o quê?…..PALHAÇOS.

    O próprio atleta nunca disse estar inocente….queriam o quê?
    S
    e ele voltar à estrada serei um de mts a chamar-lhe DOPADO ou pior!!!!!

  19. @joão miranda
    Acreditas na inocência dele? AHHAHAHHAHA
    deixa de ser ignorante
    O propio Nuno, nas declarações disse assim:   “eu nunca disse que não tomei”
    Isso é o que?  Está inocente?? lolol  FAÇAM-ME RIR!

  20. os «moralistasde meia tigela»vem para aqui falar do que nao sabem…metam a vossa moralidade…. voce sabem onde!!!!!!!!! os amigos sao nas horas boas e mas….ainda vais calar estes moralistas…..força NUNO

  21. Coitadinho do Nuninho,pensava que eram vitaminas e afinal era CERA….coitadinho foi enganado….é o elo mais fraco…até sinto pena….

  22. Força Nuno..que pena teho de nao ver nao ver declaraçoes dos responsaveis da ex-liberty.
    onde pra esse médico,colobiano que ate de Espanha teve de fuigir? quem contratou o medico ? porque contratou o medico? kem pagava ao medico? entre tantos comentarios neste site,alguem me sabe responder a estas perguntas ? é pena ver tantos comentarios de ignorantes do ciclismo …..que nao sabem anailsar nem avaliar a situação em si…
    FORÇA NUNO !! um dia a verdade vem ao de cima………

  23. Realmente falas e nada dizes… estou aqui a criticar outro batoteiro e tu vens fazer essa figura de urso.

  24. Como de costume quem come é sempre o BIBI…bibi no sentido de elo mais fraco!

  25. E ainda há PALHAÇOS a defender os batoteiros….patrocinadores há mt que “deram ao slide”….ficam cá estes….PALHAÇOS!!!!

  26. força NUNO não te deixes ir abaixo acredito na tua inoçençia espero que voltes ainda melhor

  27. Nuno sai do ciclismo es uma vergonha, vai cavar batatas ai sim é o lugar para os batuteiros

  28. Força Nuno!!! Não desistas tu vais superar isto tudo, e vais para a estrada, porque ainda nos vais dar muitas alegrias, e vais fazer calar estes linguarudos, que só sabem criticar….
    Tu és e serás sempre um CAMPEÃO…..

  29. quem for um verdadeiro sobradense continuara á apoiar o NUNO RIBEIRO nao é por um erro que se vai julgar uma vida inteira dedicada á bicicleta. O vergunhoso é a demora do conselho desciclinar para dar por encerrado um caso… força CAMPEAO os verdadeiros sobradenses estarao sempre contigo

  30. Discordo do recurso ao dopinhg e sou de opinião de que, aos apanhados, nunca mais deveria ser dada a possibilidade de correrem. Infelizmente o Nuno é que foi apanhado. Pergunto: ca dos outros? É só com grelhados e massagens?

  31. Força campeão, espero que para o ano apareças na volta e cales a boca a muita gente!!!! aguenta-te ….

  32. O que se pede é que não mais volte à estrada. Para palhaçadas dessas já temos o Vinodopado.

  33. É caso para dizer que com tantos castigos, quase seria necessário reescrever toda a história da Volta a Portugal… Olhem só para as mudanças que se registaram na geral e nas vitórias das etapas…

  34. Esse Burro devia era abandonar o ciclismo para sempre!
    Quem fez uma, também faz outra! –‘
    É por causa de gentinha como esta que o ciclismo tem esta má fama.
    E pior, coitados dos ex-colegas, que por causa disso paga o justo pelo pecador! ENFIM

  35. Coitado teve azar…gostava é que o castigo saísse a 9 de Setembro como prenda do 33º aniversário….
    Espero é que continue em cima do tractor em vez das bicicletas….vamos ver até que ponto chegará a vergonha!!!!!

    BATOTEIRO(para não chamar pior).

  36. alem dos 2 anos de suspensão deveria pagar o prejuiso causado au palmeiras resort prio e deixar de exercer funçoes como presidente da equip aluvia valongo

  37. Nuno Ribeiro o que eras deixaste de o ser pa população de sobrado ir verte a estrada sim mas para te rezar pragas de campeao pasaste a um desgosto para os teus.. es um mal a esqueser

Os comentários estão fechados.