Rafael Reis sexto classificado no Campeonato Europeu de contra-relógio

Duplo medalhado no nacional, Reis ficou a dez segundos do pódio no europeu
Duplo medalhado no nacional, Reis ficou a dez segundos do pódio no europeu

O campeão nacional de contra-relógio e de fundo no escalão júnior, Rafael Reis, foi hoje o sexto classificado no Campeonato da Europa de contra-relógio, gastando mais 45 segundos do que o vencedor, o russo Kirill Yatsevich, para cumprir os 25,9 quilómetros da “prova da verdade”. O novo campeão europeu pedalou à média de 48,36 km/h, concluindo o esforço em 32m08s. A medalha de prata vai viajar para França, ao peito de Emilien Viennet, que ficou a 4 segundos do primeiro. O terceiro registo, com mais 35 segundos do que o melhor, foi conseguido pelo ucraniano Marlen Zmorka.

Os Campeonatos da Europa decorrem em Ancara, Turquia, sob forte calor, condições que prejudicaram o desempenho de Rafael Reis, que esperava conquistar uma medalha e lutar pelo título europeu. “Estou desiludido porque contava chegar ao pódio. Realizei uma boa primeira metade da corrida. Na segunda, devido ao calor, tive dificuldades em respirar e perdi o ritmo. O percurso não era difícil, mas fisicamente não consegui responder. Os que ficaram à minha frente foram melhores”, admite Rafael Reis.

Amanhã é a vez de Nelson Oliveira entrar em acção na prova de contra-relógio de sub-23. O português vai partir às 13h26 (hora portuguesa), sendo o único luso a participar na corrida contra o tempo. “Estou optimista para o contra-relógio, mas estou sujeito a que me aconteça o mesmo que ao Rafael Reis. Já corri na Turquia, talvez esteja mais ambientado. Apenas prometo que vou dar o máximo e no final logo se verá quem vai ao pódio receber as medalhas”, afirma, cauteloso, Nelson Oliveira.

Já hoje foi atribuído o título feminino de sub-23 em contra-relógio, conquistado pela russa Alexandra Burchenkova, que cumpriu o percurso em 34m37s, ganhando 11 segundos à sueca Emilia Fahlin e 52 segundos à lituana Katazina Sosna.

Foto: Carlos Rodrigues/PAD

23 comentários a “Rafael Reis sexto classificado no Campeonato Europeu de contra-relógio”

  1. Boneco Amarelo, ainda não tinha lido os comments todos, mas epa para ti só digo uma cena… mete gelo (no cotovelo)!

  2. Mouro não estarás a confundir “vontade de vencer” com “falta de modéstia”?! Não fales do que não sabes, não “acuses” quem não conheces! Eu conheço o Rafael Reis, Motinha como o pessoal amigo e conhecido o trata, desde que ele era puto (12 aninhos) e ele continua exactamente igual… em puto ele já não andava mal, mas não era nada do que é hoje, e tinha exactamente a mesma atitude que tem hoje… humildade, simplicidade e simpatia! Se queres um puto que se encaixe na tua “fotografia”, então podes ir buscar o Fábio Leaça, vindo das mesmas escolas (Clube de Ciclismo de Aldeia de Paio Pires) e actualmente também no Alcobaça! Vai dar banho ao cão Mouro…!!!

  3. obrigado Rafa pela alegria que nos vais dando a cada prova que fazes,apezar de poucas pessoas de Palmela não ter conhecimento e os jornais do distrito não dar mais informação que há um ciclista junior de Palmela que a nivel mundial está entre os melhores, continua com essa humildade que te carateriza , O. Caleira amigo e admirador

  4. zemanel……diz:Quando se fica em 6º num campeonato europeu e ainda se fica desapontado, acaba por ser um bom sinal…

    ….bom sinal?Nem pensar.São palavras de quem não atingiu os objectivos que ambicionava,e já não tem hipotese de se desforrar!!!Nitidamente falta de modéstia.

    Certamente no futuro pensará melhor antes de falar!!!

  5. ´É uma verdade que o Rafael é o melhor cilista junior portugues da atualidade. mas não fica mal ser humilde!!! Como se costuma dizer… O peixe morre pela boca! Deixa-me admirado pelo facto dele sentir dificuldades com o calor, percebo perfeitamente pois o Russo vive num pais sularengo de altas temperaturas como é a Russia lol Embora aquilo seja discurso á Hortelão

  6. Boneco Amarelo, acho que há diferenças entre ser arrogante e ambicioso, ele claramente tinha hipóteses de fazer melhor, inclusive já tinha ficado à frente dos dois primeiros classificados em cronos anteriores.

    Quando se fica em 6º num campeonato europeu e ainda se fica desapontado, acaba por ser um bom sinal.

  7. “aquele rapaz simpático de quem toda a gente gosta”

    ” Há dias assim. ” fala em singular, não fales em plural..

  8. “as

    Bom resultado.

    Acho que não deveria elevar tanto a fasquia.

    Não pressionem este miúdo”

    Quem pressiona o miúdo? Ele é arrogante e convencido por si próprio não é preciso ninguém dizer-lhe mais nada, tem o rei na barriga.

    Quanto maior se sobe maior é a queda.

  9. Não sei o que se terá passado, mas não assinei a mens acima referida de ” Há dias assim. ”
    Como não gosto de esconder-me atrás de um qualquer nome, assino como teu admirador e amigo.
    Eduardo Azevedo

  10. ” …Há dias assim. ” Se não sonhares agora, quando irás sonhar ?? aceita todos os comentários porque todos te trazem algo que podem ajudar-te a melhorar o teu comportamento e perspectiva. É natural que tenhas sonhado com um resultado melhor uma vez que tens estado absolutamente ao nível dos melhores do mundo. Naturalmente que não vais iludir-te com os bons resultados que tens feito e deixares de ser aquele rapaz simpático de quem toda a gente gosta. Continua a trabalhar com toda a dedicação porque “ tu és o futuro!! “ As criticas negativas têm o valor que quiseres, muito embora não as devas desconsiderar totalmente porque elas falam de moderação e, no ciclismo como noutras modalidades nada é garantido. Termino com um voto de PARABÉNS colectivo ao nosso CAMPEÃO! vamos apoiar o nosso ciclismo que bem precisa de apoio principalmente nestes escalões.
    Parabéns a todos os jovens ciclistas que dão o seu melhor ao ciclismo.

  11. Não tenho nada contra os atletas que tão em prova mas penso que o selecionador podia diversificar as suas escolhas, visto que há juniores com muito bons resultadoe como é o caso do carlos ribeiro(adrap)…. Mas são escolhas

  12. Só uma coisa a todos o 6º lugar do Rafael é o Record de todas as selecções Júniores em Campeonatos da Europa !!!! e Isso vale e muito para este corredor portugues copiem a sua pustura no panorama do ciclismo e não fação futurismo Ok.

  13. ó hugo…

    eu sou junior….e acredita que apesar de ser adversario dele sei dar o valor…..o reis é sem duvida o melhor….fruto do trabalho que faz….ele é um campeao…mas os campeoes se n forem modestos nas palavras é lixado e as pessoas não gostam.
    ele podia ter dito de uma maneira mais discreta, tipo…se o contador fosse assim niguem gostava deles etc etc…

    e apesar de ele de ser um dos melhores juniores do mundo é so junior!!! ainda n é craque!

    Parabens reis foi um optimo lugar, podias melhor mas na estrada nem todos os dias sao bons….

  14. aqui so vejo dor de cotovelo…dariam tudo pra’ fazer metade do que ele faz.,fez e ainda vai fazer 🙂
    força Reis!

  15. O que mais chateia é que um tipo não vê nada disto em foruns e comments de noticias em Espanha, França e etc… aqui há sempre estes invejosos nojentos que parece que foram eles a trabalhar para ir lá, ou parece que têem alguma coisa a ver com o trabalho dos outros e estúpidamente aproveitam tudo para deitar abaixo PORTUGESES… enquanto os outros dão força e animo aos atletas que representam os seus países… e aqui são sempre os mesmos m….das a deitarem abaixo tudo e todos. Vão pedalar pá, ou vão deitar abaixo os turcos, os japoneses ou os amaricanos… dêem força aos portgueses que vão representando Portugal, ou no mínimo CALEM-SE !

  16. Grande Rafael… 6º lugar é exactamente igual a 1º, 2º o 3º… é lugar dos melhores do mundo e de quem pode ganhar, dependendo do dia. Juntando a isto atitude de vencedor que os tipos de mente pequena confundem convenientemente com “falta de humildade”, és grande. Boa sorte para a prova em linha e… não te preocupes com os fracos invejosos do costume, esses têem sempre o último lugar do sofá garantido. Parabéns acima de tudo pela atitude e coragem de assumir que podias lutar pelo título e digo coragem pois neste país do com esta mentalidade pequenina mais habituada ao “coitadismo”… é mesmo preciso coragem para um tipo se assumir como favorito. Mesmo que não fosse hoje, mesmo que não seja na prova em linha, um dia vai ser porque és dos bravos.

  17. Vão ver as Provas deste Puto e depois falem. Quando ele diz que podia fazer podio, esta a ser muito realista e não é falta de modestia. Ele em portugal ganha com diferença e no estrangeiro tambem já ganhou este ano e quando não ganha está com os primeiros,o podio era perfeitamente possivel, tal como na prova em linha, só que na prova em linha existe tambem o factor sorte em jogo.

  18. E UM BOCADINHO DE MODÉSTIA…?FARIA-TE BEM RAFAEL.

    EU SOU O “MELHOR DA MINHA RUA”,MAS DO BAIRRO JÁ NÃO SOU!!!
    RAFAEL,ESTÁS NO CAMPEONATO DA EUROPA!!!
    NÃO TE ENVAIDEÇAS EM DEMASIA,ÉS “APENAS” CAMPEÃO NACIONAL PORTUGUÊS!!

    COM AS TUAS PALAVRAS EXAGERADAMENTE CONFIANTES, ATÉ”ESQUEÇEMOS” QUE ESTIVES-TE À BEIRA DE UM BRILHARETE NA TURQUIA!!!

  19. Bom resultado.

    Acho que não deveria elevar tanto a fasquia.

    Não pressionem este miúdo

  20. “Tenho consciência de que, em condições normais, estarei no pódio. Conheço a maioria dos corredores que aqui estão e não me metem medo. No ciclismo nada é garantido, mas acredito que vou conseguir uma medalha. Gosto do percurso devido às dificuldades”, declara, confiante, Rafael Reis.

    Então Rafael??

  21. desiludiu… pensei que fizesse melhor, mas não está mau… e continuar e em linha dar tudo 😉

  22. Não foi mau de todo, pois ficou a 10 segundos do pódio.
    Agora terá nova hipótese na prova em linha, onde de certeza não falhará.

    Força para os rapazes…

Os comentários estão fechados.