Joaquim Andrade é o novo presidente da APCP

Joaquim Andrade com a família no seu último pódio como ciclista
Joaquim Andrade com a família no seu último pódio como ciclista

Joaquim Andrade é, desde segunda-feira, o novo presidente da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais (APCP) após eleição em lista única para o comando daquela instituição nos próximos dois anos. O ex-profissional que acompanhou a evolução do ciclismo das décadade de 80, 90 e cruzou a primeira década do novo século foi eleito pelos seus pares em Assembleia Geral realizada na Maia.

Numa carta aberta aos associados aquando da sua candidatura, Joaquim Andrade enalteceu a crença que “APCP possa alcançar uma posição de maior relevo no futuro da nossa modalidade” sendo para tal “precisa a participação e o empenho dos Ciclistas mas também da manutenção de um diálogo aberto com as Associações, Equipas, mas, acima de tudo, com a Federação Portuguesa de Ciclismo e também com a UCI”.

Joaquim Andrade, 40 anos, recordista de participação em Voltas a Portugal – efectuou 21 ao longo da sua carreira profissional – desde há muito perfilava-se como o sucessor de Paulo Couto, presidente da APCP desde 1996. A APCP teve entre os seus fundadores a intenção de defender os interesses do ciclismo e dos ciclistas profissionais seus associados e passou por diversos momentos acompanhando a evolução do ciclismo profissional nas duas últimas décadas.

A sua actividade na gestão e atribuição dos prémios dos ciclistas e na defesa das suas condições de trabalho e privacidade enquanto cidadãos foram pedras nucleares da sua actividade que também fica marcada por momentos de ruptura do qual o mais forte terá sido a saída em peso da antiga equipa de ciclismo do Benfica após as denúncias da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e do Instituto do Desporto de Portugal (IDP) em Maio de 2008 sobre a alegada “falta de cooperação” da APCP no endurecimento da luta contra a dopagem.

Foto: PAD/JLS

5 comentários a “Joaquim Andrade é o novo presidente da APCP”

  1. Melhor escolha impossivél, um Homem com H grande, que sempre AMOU E AMA a modalidade, força Andrade luta pelo ciclismo…beijo enorme de todos nós que temos a maior estima por ti e tu sabes disso .

  2. Grande Quim muitos parabéns!!!

    A APCP ficará a ser chefiada por uma grande pessoa!

    Abraço

  3. Boa . Gosto muito do senhor Joaquim Andrade. Que continue com a hombriedade a que nos habituou. Votos de sucesso.

  4. Um rapaz que vi iniciar as suas pedaladas desde os 6 anos acompanhei à distância, tem cultura e sempre viveu no selim, boa escolha e felicidades para as novas funções.

Os comentários estão fechados.