Emanuel Pombo alcança título que lhe escapava há 3 anos

O madeirense Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Specialized) é o campeão nacional de Downhill (DHI) no escalão de elite, feito que não atingia desde 2007. O carrasco de 2008 e de 2009, Cláudio Loureiro (Team Bike Zone/MC Felgueiras), teve de contentar-se com a segunda posição, na prova disputada neste domingo, na pista do Cerro do Botelho, São Brás de Alportel, Algarve. O terceiro classificado foi Luís Ferreira.

O melhor tempo da prova foi estabelecido logo na descida inicial, quando Pombo voou para um registo de 2m24s799. Loureiro ficou a 1s167 e Ferreira precisou de mais 2s411 do que o vencedor.

O título feminino não foi entregue, já que não houve a participação mínima de cinco atletas, obrigatória para seja declarado um campeão nacional. Das três presentes, a melhor foi Ana Martins (Team Commençal/Sram), rainha sem trono.

Carlos Castro (Team Commençal/Sram) ganhou em juniores, a mais disputada das categorias. Castro esmerou-se na segunda manga, conseguindo marcar 2m32s062, menos 196 milésimos do que fizera Frederico Pereira (Bikecomp/Transition) na descida inicial, registo que valeu a este a medalha de prata. O bronze foi para Francisco Silva (Penacova DH/UD Lorvanense), a 527 milésimos do “ouro”.

Patrick Talas (Liberty Seguros/Specialized) foi o melhor cadete, completando a descida em 2m39s692, menos 563 milésimos do que o segundo classificado, Ruben Horta (MCF/Município de São Brás), que corria em casa. O terceiro foi José Vasconcelos (GD Fundação Jorge Antunes), a 3s614.

Gonçalo Amaral (Team Commençal/Sram) impôs-se em master 30 e João Estevão (JD Fontainhas/Pirate/ND Tuning) é o campeão de master 40. A Liberty Seguros/Specialized ganhou por equipas.