“Operação Puerto” à italiana faz buscas a casa de desportistas

As autoridades italianas estão a investigar uma alegada rede de dopagem organizada no desporto, tendo feito ontem 22 buscas domiciliárias, durante as quais foram apreendidos medicamentos ilegais, a maior parte deles de fabrico russo, assim como instrumentos médicos, documentação, material informático, entre outros objectos que poderão ser úteis às investigações. No centro do caso estará, segundo a Gazzetta dello Sport, um endocrinologista de Bréscia, Filippo Manelli, que se tornou suspeito por ter sido encontrada uma receita assinada por ele aquando das investigações ao caso de dopagem de Davide Rebellin.

À semelhança do que aconteceu na “Operação Puerto”, estão a ser investigados desportistas de diferentes modalidades, mas ainda só vieram a público nomes de corredores. Entre os ciclistas amadores e profissionais que ontem foram visitados pelas brigadas encontram-se Marco Velo (Quick Step), Riccardo Chiarini (De Rosa), Marco Corti (Footon Servetto) e Raffaele Ferrara (Carmiooro). Sabe-se que um profissional de atletismo e outro de futebol, pelo menos, também foram alvo de buscas, já que seriam clientes de Filippo Manelli.

A investigação terá começado com o caso Rebellin, mas já teve outros episódios antes da operação de grande envergadura de ontem. De acordo com a Gazzetta dello Sport, uma equipa terá sido visitada e controlada por uma brigada mista de inspectores antidopagem e da polícia durante o Giro de Trentino, no dia 20 de Abril. Desconhecem-se os resultados práticos da diligência, mas fontes da investigação dizem que foram “muito interessantes”.  Já depois disso, em Junho, a equipa amadora Lucchini Unidelta foi excluída do GiroBio, depois de uma rusga policial ter encontrado diverso material comprometedor nos veículos da equipa e na casa do director-desportivo, Bruno Leali.

13 comentários a ““Operação Puerto” à italiana faz buscas a casa de desportistas”

  1. Estamo-nos desviar do tema e a conclusãio é esta. Mais uma notícia: “Ai e tal 22 desportistas apanhados sendo que dos 22 se destacam quatro: os ciclistas A,B,C e D.” Vamos continuar a assobiar para o lado? Mário tens razão quando dizes que no futebol e afins o que é importante é a técnica e a visão de jogo, mas experimenta a conseguir tudo isso quando estás cansado…

  2. ó rui pina, parece-me que leste mal a noticia. são 22 atletas de diversos desportos, mas so se sabe o nome dos 4 ciclistas envolvidos. Dos outros nada se sabe, tipico.

  3. A suspensão dveria ser alaragada para uns 5 anos, ou até mais, assim nao haveria margem de erro para um ciclista.
    Porém, o ciclismo da actualidade tem etapas que desafiam a integridade de um humano.
    No giro por exemplo, existem etapas de mais de 240 ou 250 km de alta montahnha, e há varios ciclistas que nao conseguem resistir sem recorrer a substancias dopantes.
    Porem, em 22 ciclistas apenas 4 tinham material suspeito ja é muito bom
    A Carmiooro é só dopados, parece a Roque Racing Team

  4. Não venho ler o Jornal Ciclismo á net para encontrar noticias de outros desportos,se o doping continua a ser falado como noticia é porque os ciclistas ainda não pararam com essas porcarias,se são apanhados dopados ou com material médico e afins, têm que justificar para que é. Alem de que uma noticia é sempre uma noticia,para muitos o doping seja em que desporto apareça não lhes diz nada.

  5. Senhor joão então agora um atleta que se lesione tem que ficar imóvel até que recupere. Deixem-se de criar casos onde eles não existem. É certo que no ciclismo ouvimos falar mais sobre doping do que em outros desportos, mas o que é certo é que no ciclismo a resistencia e o tempo de recuperação são as coisas mais importantes, em outros desportos colectivos como o futebol, o basquetebol e o andebol a técnica e visão de jogo são das coisas mais importantes, coisas que não se consegue obter com doping. Claro que como adepto do desporto em geral eu desejo que todas as modalidades sejam o mais transparentes possíveis.

  6. as vezes da.me vontade de vomitar…..esta gente so fala no cicismo porque é´o parente pobre do desporto…..viram a noticia em todos a cumunicaçao social..0 CASOS NO MUNDIAL DE FUTEBOL ….DEIXA.ME RIR…. FALSOS… o probelema e que os sponsores GRANDES dao dinheiro e dizem como se ha-de fazer ELES MANDAM… nao vi nem um jogo do mundial..da.me nojo bom vuo ficar por aqui…vou travar…VIVA O CICLISMO

  7. É uma “cavala” contra o cilismo….não há doping no ciclismo…..querem-nos tramar,é tudo invenção!!!….

  8. verdade o nani teve uma lesao no mundial e quando chegou a lisboa carregou a mala com o ombro q estava lesionado grande palhacada se fosse um ciclista vinha tudo a publico assim ficou tudo abafado isso so visto a culpa e da comunicacao social que come no mesmo prato q eles so mafia

  9. tem k haver sempre noticias. e estas são as k vendem. basta ver pelo nr de comemtários k se fazem nestes casos na pagina do jornalciclismo.
    no ciclismo as noticias k vendem mais são as de escândalos. doping sempre se usou e sempre se usará em todos os desportos. toda a gente k está no mundo da alta competição sabe como isso funciona.
    a maior parte dos senhores k lançam estas noticias já sabem k é assim. os k ñ andaram falam porke ñ sabem k todas as modalidades profissionais ñ são um desporto, são uma profissão. em todas as profissões se ñ damos rendimento ao nosso patrão somos despedidos.

    porkê, falar sempre de coisas k ñ devem ser kndo se sabe k as coisa são lógicas? lembro toda a gente um exemplo de como o k interessa é vender… no celebre caso” liberty” a maior parte da comunidade portuguesa ficou a conhecer o Nuno Ribeiro ñ por ter ganho a volta, mas sim porque acusou no controlo anti-doping. digam-me lá se ñ se arranja sempre maneira de vender noticias? sobetudo as de escândalos, pois essas vendem mais. é triste mas é a realidade…

  10. Incrivel, em 22 atletas so vieram a publico os nomes dos 4 ciclistas. Olha que isto é fantastico.
    Se calhar tá la o video do canavaro a injectar-se mas desse n se fala. Ele é um exemplo para os mais jovens.
    Grande palhaçada.

  11. Só falam de doping. Porque falaram das acusações do Landis mas não dos desmentidos dos vários ciclistas? Porque falaram dos acusados do passaporte biológico mas nao falaram que o Rosendo foi ilibado?

Os comentários estão fechados.