Emanuel Pombo acelera para a liderança da Taça

O madeirense Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Specialized) venceu a segunda etapa da Taça de Portugal de downhill (DHI), disputada em Ribeira de Pena, neste domingo, ascendendo ao primeiro lugar da Taça de Portugal. Pombo estabeleceu o melhor registo logo na manga inicial, alcançando a marca de 2m05s939. Os adversários estiveram todos aquém na primeira descida e na segunda pouco puderam fazer para recuperar, uma vez que a chuva fez a sua aparição, dificultando a tarefa aos pilotos.

A pista de Ribeira de Pena é dura e exigente, obrigando a dar pedais, situação em que Emanuel Pombo está como peixe na água. Por isso, a concorrência, encabeçada pelo individual Luís Ferreira, ficou longe do tempo do piloto da Liberty Seguros/Specialized. Um dos corredores que mais se ressentiu foi o campeão nacional, Cláudio Loureiro (Team Bike Zone/MC Felgueiras), que não foi além do quarto lugar, cedendo a liderança da Taça ao eterno rival madeirense. O britânico Alex Bond (Team Skene) foi o terceiro classificado, com a particularidade de, entre os homens do topo da tabela, ter sido o único a melhorar a prestação da primeira para a segunda manga.

No sector feminino, as portuguesas ainda não sabem o que é ganhar na Taça de Portugal de 2010. Em Ribeira de Pena foi a espanhola Ainhoa Fontan (Moto Bike PC) quem festejou o triunfo. No entanto, porque a regularidade é um posto, Ana Martins (Team Commençal/Sram) ascendeu ao primeiro lugar da Taça.

Castro Caldas (Team Commençal/Sram) venceu em Ribeira de Pena e é o novo comandante da geral de juniores. O cadete Ruben Horta (MCF/ COD Município São Brás) imitou-o em cadetes, ganhando e passando para a frente. Ricardo Soares (GD Fundação Jorge Antunes) foi o Veterano A mais rápido, mas Gonçalo Amaral (Team Commençal/Sram) segurou a liderança, graças ao segundo tempo em Ribeira de Pena. João Estêvão (JD Fontainhas/Pirate/ND Tuning) reforçou o comando com nova vitória na categoria de veteranos B.