Shimano lança sistema Dyna-Sys de 10 velocidades para BTT

A Shimano lança este ano – deverá estar disponível nas lojas portuguesas até ao Verão – o novo sistema Dyna-Sys, cuja característica mais visível é a introdução de dez velocidades traseiras. O Dyna-Sys estará disponível nos grupos de BTT DEORE XT e SLX.

A marca nipónica garante que a novidade tecnológica trará dois benefícios essenciais para os betetistas: melhoria do rendimento e menor desgaste do material. A justificação para ambas as vantagens é simples. Com as cassetes de dez velocidades, será necessário mudar menos vezes de andamentos, aproveitando-se melhor o esforço do ciclista. A pedalada também tem maior rendimento, assegura a Shimano, porque, com o sistema de dez velocidades, há menor tensão da corrente do que com as nove velocidades. Ou seja, o trabalho empreendido pelo corredor deixa de se perder na fricção mecânica, sendo mais bem aproveitado na tracção da roda traseira, que faz andar a máquina. Esta redução da tensão da corrente significa o menor gasto do material.

O sistema dinâmico Dyna-Sys foi concebido para que o rendimento em subidas a pique seja maior, indo de encontro às necessidades dos betetistas de competição.

As cassetes de dez velocidades vieram introduzir uma mudança na dentagem da pedaleira tripla. Em vez das actuais combinações 44-32-22, o Dyna-Sys está concebido para 42-32-24.

Mais informações e contactos em www.vouga.net.