Ministério Público acredita na existência de dopagem organizada na LA-MSS

A justiça federativa condenou Manuel Zeferino a uma multa de 2800 euros por não zelar pela saúde dos corredores, o que significa que não deu como provado que o técnico comandasse um esquema de dopagem organizada na extinta LA-MSS. O Ministério Público tem uma visão diferente e acusa o director-desportivo e o médico Marcos Maynar de terem um plano de dopagem que começaria na pré-temporada, revelou hoje o Diário de Notícias (DN), citando dados constantes do processo, cujo julgamento começará na próxima quarta-feira.

De acordo com o DN, documentos apreendidos a Manuel Zeferino e uma perícia feita ao computador de Marcos Maynar permitem concluir que os dois gizaram um plano que passaria pela administração aos corredores de anabolizantes, diversos tipos de EPO e substâncias mascarantes. A acusação frisa que Maynar estabeleceu o plano de toma de medicamentos, alguns fabricados artesanalmente e comprados no “mercado negro”, e que aconselharia os ciclistas a tirarem férias para melhor escaparem a controlos surpresa. Além disso, terá indicado à equipa sítios na Internet onde era possível comprar as substancias proibidas que seriam necessárias para o sucesso do esquema de dopagem.

Nas declarações às autoridades, Manuel Zeferino disse desconhecer qualquer plano de dopagem, afirmando mesmo que ignorava para que servia uma centrifugadora de sangue encontrada num veículo da formação que dirigia. Já o médico garante que apenas prescreveu substâncias passíveis de utilização mediante autorização terapêutica e que a sua função principal seria analisar os corredores para saber se algum, por meios próprios, recorreria a substâncias ou métodos proibidos.

Os dados apurados pelo Ministério Público desmentem as alegações dos dois arguidos e apontam para um processo de dopagem com início na semana do Natal de 2007. Entre 18 e 24 de Dezembro, os corredores deveriam ingerir um anabolizante especificamente fornecido por Marcos Maynar. Seguir-se-ia uma semana a ingerir um outro anabolizante e, nos primeiros dias de Janeiro de 2008, os atletas tinham de tomar uma outra droga da mesma família. Segundo o Ministério Público, estas três semanas sob efeito de anabolizantes eram compensadas pela ingestão de um outro fármaco, visando impedir um dos efeitos secundários dos anabolizantes: a atrofia dos testículos e a impotência sexual. Nesta altura, prossegue a acusação do Ministério Público, o médico aconselharia os corredores a “tirarem férias e a desaparecerem de casa”, para melhor escaparem aos controlos antidopagem inopinados.

Após os anabolizantes, chegava a época da EPO. Inicialmente, com três semanas de administração de EPO sintética clássica, que deveria ser fornecida por Manuel Zeferino, revela o DN com base nos dados constantes da acusação do Ministério Público. Seguia-se um período em que os corredores deveriam conjugar a utilização de EPO de segunda geração com insulina. Este plano terminaria uma semana antes da primeira corrida do ano.

Além deste alegado esquema de dopagem, os investigadores encontraram em posse da equipa substâncias mascarantes e outras capazes de destruírem vestígios de dopagem na urina. Relativamente ao primeiro caso, foi apreendido um substituto do plasma, que permitiria diluir o sangue e, dentro do prazo regulamentar de 24 horas para apresentação a um controlo surpresa, colocar os valores hematológicos dentro dos limites permitidos. O segundo refere-se às já famosas proteases, que terão sido encontradas na posse de alguns corredores, na casa de Marcos Maynar e na urina de João Cabreira e Rogério Batista.

Além do alegado plano de dopagem organizada, a Polícia Judiciária apreendeu seringas de EPO, tubos com as famigeradas proteases, estimulantes, diuréticos e compostos químicos sem fabricação legal, só passíveis de encontrar no mercado negro.

Manuel Zeferino e Marcos Maynar começam a ser julgados na próxima quarta-feira. Estão ambos acusados de oito crimes de corrupção de substâncias alimentares e de outros tantos de administração de substâncias dopantes.

28 comentários a “Ministério Público acredita na existência de dopagem organizada na LA-MSS”

  1. Sr. b. carvalho parece que à custa de um discurso engenhoso e cheio das “desculpas do costume” de quem parece querer justificar alguma coisa, está a querer não ver a realidade. Não adianta pegarmos por aí… As regras estão feitas! Quem não as cumpre deve ser banido e ponto final… Se tão bem ou mal feitas é outra questão. Uma coisa é por descuido ou ignorância tomar uma substância proibida, outra coisa completamente diferente é em equipas profissionais e com acompanhamento médico, que serve precisamente para os ciclistas estarem acompanhados ao máximo e não haver espaço a esse tipo de acontecimentos (ignorância ou toma de algum medicamento para fins terapêuticos que contenha uma substância proibida), aparecerem ciclistas dopados. Não é admissível! E depois EPO, Hormonas e muitas outras coisas não se encontram propriamente na salada que comemos ao almoço. Nestes casos! IRRADIAÇÃO… Uma opinião pessoal! Quanto às outras modalidades sabemos que é verdade também que são precisamente iguais ou piores ao ciclismo. Mas aos agentes do ciclismo não deviam preocupar os outros, mas sim eles próprios. O refúgio nos outros é uma forma de desculpar o nosso mal.

    Para o sr. claudio tenho-lhe a dizer que depois da outra noticia que li, o sr. Zeferino continuará a ser um grande senhor do ciclismo para si. Porque da minha parte não merece respeito nenhum. Mas isto são opiniões pessoais como em tudo, e também respeito a sua!

  2. amigos eu sou a favor de o doping deixar de ser crime e estar disponível para todos. Penso qu só assim este negócio se controlava, e talvez as mentalidades se alterassem.

  3. Leigos como o oscar a opinar sobre o sr.M.zeferino. A quem decide sao os tribunais amigo. esperemos calmamente pelo veredicto. O certo e que aconteca o que acontecer, ele( zeferino) contuara sempre a ser um grande senhor do ciclismo portugues.

  4. não queiram acabar com o doping ! há muita gente a viver à conta dele.
    há muito amador a fornecer material aos pros (e a quem calha) … vocês não sabem da missa a metade !

    anda por aí cada campeão….

  5. Isto que aconteceu a LA/MSS já era de esperar. Deram muito nas vistas, todas as corridas aqueles homens pareciam maquinas, vamos recordar a Volta Asturias,1º, 2º, 3º e 4º. Premio Paredes, Classica da Primavera, 1 Etapa da Volta Alentejo………….. Que paguem pelos seus erros.

  6. Vamos condenar os culpados, não é nada bom para a modalidade este tipo de pessoas poderem fazer o que bem querem. Ainda digo mais todos os ciclistas da LA/MSS deveriam-se ir sentar no banco do réu. Secalhar assim terminava isto do doping. Vejamos quantos atletas do Zeferino morreram agarrados a bicicleta?

  7. A polícia italiana iniciou hoje buscas em várias casas no âmbito de uma nova investigação de doping a um técnico de ciclismo ligado à Lampre com um lote de suspeitas anteriores bem sólidas (pergunto eu: como pode continuar a ter ligação com o ciclismo?!), assim como às casas de Petacchi e Bernucci. Na casa do sprinter nada foi encontrado, já Bernucci parecia ter um bom arsenal…

  8. Porque se fala novamente no caso LA-MSS quando um caso bem mais recente surgiu? Ha pois o LA-MSS pertence ao norte e a liberty nao. Esta tudo explicado. E uma vergonha o que se esta a passar ,porque ninguem fala em nuno ribeiro nem em americo silva e companhia? Nao deve dar muito jeito talvez pela liberty ser patrocionadora da federaçao e nao quererem o seu nome na baila do doping

  9. Muito bem Sr. José Costa. Completamente de acordo. Só acredita na inucencia desse gente que é parvo. Podemos ver o que esses ciclistas desde que acabou a LA/MSS fizeram. Só Tondo e o Cabreira, de resto são ciclistas normais. Alguem me pode dizer o tem feito o Pires desde que chegou ao BARBOT?

  10. a resposta ao sr atleta

    sr atleta nao caia no erro de defender o sr zeferino!

    eu ja conheço esta tropa toda!!!! e quando estamos perto deles conseguimo-nos aperceber dos esquemas bem montados 🙂 como é que podemos explicar que certas pessoas desta tropa conseguem evoluir em poucos messes???? pernas BRUTAIS e andamentos SUPER?????

    nao seja ignorante sr atleta…..

    nao apoie o lado negro do ciclismo

  11. Se quiserem fazer uma salada com ignorancia,hipocrisia,inveja e tudo que há de mau para além da injustiça ,essa salada poder-se-ia chamar DOPINGè.È evidente que o assunto deveria ser referendado depois de 5 anos de educação e verdade!.. muito boa gente iria deixar de comer á custa de conceitos errados e mistificações só com o interesse dos INTERESSE!::…..Não sei se estão lembrados do castigo do Pecharromon por tomar Finasterida que é um medicamento utilizado para prevenir a hipertrofia da prostata e tem algum efeito na queda de cabelo…baixa os niveis de testosterona e desse modo baixa as capacidades fisicas e o tesão!…Pecharromon apanhou 2 anos…agora esse medicamento foi retirado da lista dos produtos proibidos…em relação á EPo e futebol parece-me que certo DR.disse que a análise não se faz no futebol por não ser utilizada na modalidade.Mas é dos livros que mais de 60% da EPO vai para o futebol,depois vem o Sky de fundo,o atletismo e só depois o ciclismo.Esse Dr.sabe o que passou quando nos seus inicios se meteu com o futebol..depois perdeu a testosterona mesmo sem tomar Finasterida1

  12. Aos senhores jornalistas do DN e do JN: É lamentável jornalistas que assinam um código de honra de escrever e ser fiel à verdade, publicarem noticias que não tem fundamento ou verdade nenhuma. Como podem dizer que atletas do Zeferino vão testemunhar contra ele ou que existem provas a favor disso?….. ONDE ESTÁ A ÉTICA DESTES JORNAIS? SÓ NO BRASIL É QUE SE JULGA EM PRAÇA PUBLICA ANTES DE IR A TRIBUNAL.

  13. EM RESPOSTA AO SENHOR JOSÉ COSTA : o SENHOR SE FAZ ESSA OBSERVAÇÃO É PORQUE NÃO CONHECE O ZEFERINO. O ZEFERINO TREINA TODOS OS DIAS. FAZ UMA MEDIA DE 100 KM POR DIA COM SÉRIES E FAZ O QUE POUCOS FAZEM……. VAI TODO O TREINO AO VENTO….. OS RESTANTES DO GRUPO DELE TREINAM NA RODA…. SABE PORQUE É QUE ELE ANDA MAIS? PORQUE TRABALHA BEM…….. NÃO FALE DO QUE NÃO SABE….. SO DEVEMOS CRITICAR QUANDO SOMOS MELHORES…. O SENHOR NÃO DEVE SER MELHOR DO QUE O ZEFERINO PORQUE NUNCA GANHOU NENHUMA VOLTA A PORTUGAL POIS NÃO?

  14. Eu também sinceramente, começo a ficar cansado com a atenção que é dada direccionada para o ciclismo, e nos outros desportos? que eles caem como tortos redondos no chão, é sempre problemas de coração! Para bem do ciclismo sou da opinião que nós os amantes desta modalidade devemos dar ao desprezo este tema, e não alimentar assuntos que estão a ser tratados nos devidos locais! Comentar sim, prevenir sim, acusar sem dúvida, mas onde realmente faz a diferença, no nosso circuito de amigos ou no nosso clube. Acho que é isso que devemos adoptar ou só prejudicamos o ciclismo e as suas variadas vertentes!

  15. Bom dia, Concordo com a Anabela. Com isto tudo qualquer dia não há ciclismo profissional em Portugal. Mas verdade seja dita, sou a favor da verdade desportiva. Neste caso LA/MSS o Ministéro Publico deverá esclarecer tudo, neste caso não deverá ser só o Manuel Zeferino e o Marcos Maynar. Na minha opinião deveriam ser todos chamados a depor, desde o Presidente (Sr. Luis Almeida), Massagistas e todos os ciclistas. Mas quando digo todos, são mesmo todos. Não vamos deixar de fora como foi das buscas os Espanhois e o Bruno Pires. Não vamos ser ipocritas que estes não tomavam nada, porque ate hoje esta uma história muito mal contada, porque é que os ciclistas Espanhois e o Bruno Pires tambem nãoforam alvo de buscas. Não faziam parte da equipa? No caso do Bruno Pires, ainda é mais estranho morava na Povoa de Varzim, perto da casa do Zeferino e do Cabreira. Que sorte!… Quantas mais pessoas o Ministerio Publico levar a depor, melhor. Vai haver uma que um dia a boca lhe vai fugir para a verdade. Vamos todos juntos esperar pela verdade desportiva, é assim que o desporto é bonito. è necessário que assim seja, para que os patrocinadores voltem a acreditar na modalidade. Obrigado,

  16. UNS SÃO FILHOS ( LIBERTY ) , OUTROS ENTEADOS ( LA MSS ) …JUSTIÇA VERGONHOSA…E O ESQUEMA QUE O DN FALA E O JORNAL CICLISMO TRANSCREVE É O ESQUEMA QUE PRATICAMENTE TODO O DESPORTO USA…OU MELHOR CONHECEM BEM DE CERTO, MAS INFELIZMENTE OS BODES ESPIATÓRIOS FORAM OS CICLISTAS DA LA MSS, QUE NÃO ACUSARAM, QUE TIVERAM UMA AUTOPSIA A UM CICLISTA VISTA Á LUPA E NADA…OUTRA EQUIPA TRES CASOS PROVADOS E SAEM IMUNES ISTO É DE GRITOS DE FACTO….

  17. O mal disto é que os atletas que se recusarem não andam tanto, logo no ano seguinte não teram equipa, pois ha sempre alguem que tome para andar. A verdade é que no futebol tudo se encobre. Agora o que fizeram com a La mss foi para provar algo e o mal é que com a Liberti aconteceu o mesmo mas já não aconteceu nada. Esse é o grande problema, O outro problema aconteceu quando o Cadete e o Junior do ADRAP acusaram morfina e o Dr. Luis Horta veio desculpar esses pseudo atletas que estão a acabar com a vida de alguns ciclistas limpos que em comparação com esses Drogaditos têm que sofrer o triplo.

  18. que se fassa justiça!!!!!

    caso os factos sejam provados estes senhores deviam ir para a cadeia!!!!

    pagar uma multa e serem banidos completamente do desporto!!!!! este senhor zeferino ainda compete em provas extra campeonato, como será possivel vence-las a todas?????
    como será possivel ele dar banho a elites e sub 23 que fazem competiçao?????????????

    nao entendo……

    ou será….

  19. È muito lamentável que estejamos continuadamente a assistir às mesmas peças de teatro… a federação de ciclismo tem culpa que isto aconteça, na medida em que não faz nada para corrigir o que se passa nas escolas; o problema começa logo nestes escalões: tivemos o caso do Cadete João Pinto apanhado com morfina e que afinal nada lhe aconteceu, assim como o seu colega de equipa Daniel Freitas que também foi apanhado com morfina e que ainda nada se sabe sobre o que lhe vai acontecer; temos provas onde os corredores são empurrados descaradamente nas provas em linha e principalmente nos c/ relógio, como aconteceu agora nos juniores no prémio de Loulé por falta de fiscalização, Será que o ciclismo tem futuro com este tipo de acontecimentos ?? quem vai convencer os patrocinadores a investir no ciclismo ?? o futebol e as outras modalidades podem fazer o que quiserem, mas o ciclismo é a nossa modalidade e temos que fazer tudo para que isto não aconteça. Sem disciplina, não vamos a lado nenhum e se a federação não tem capacidade para colocar pessoas a controlar estas situações, é preferível que faça menos provas, mas as que fizer que faça com qualidade.
    A carteira dos médicos e dos treinadores envolvidos devem ser retiradas para exemplo de todos no futuro.

    NÃO DEIXEM MORRER O CICLISMO DESTA FORMA.
    VAMOS FAZER UM CICLISMO LIMPO E TRANSPARENTE.
    TENHAM CORAGEM PARA VARRER OS CORRUPTOS COM MENTES DOENTES DO NOSSO CICLISMO !!

  20. O problema é que uma grande maioria dos atletas vem habituada à coisa, como se pôde verificar em recentes casos da juventude e que foram não descobertos mas tomados a público. Como até então não eram descobertos os médicos e outros ligados a descobertas inovadoras são pagos e bem pagos para formularem ou descobrirem métodos com eficácia e inovadores. Por qualquer razão a China tem avanços em termos atléticos até agora nunca vistos pela simples razão de terem ministrado aos atletas extratos de uma planta com os mesmos efeitos de um estéroide anabolizante mas que até agora a ciência médica laboratorial não consegue detectar como tal. Eu uso e com excelentes resultados. É assim os cientistas utilizados na era de Hitler trabalharam em determinadas substâncias para os militares que depois foram utilizadas nos atletas da exRDA, nos EUA ainda se usam nas forças de élite em cenários de guerra com fórmula melhorada. Neste momento tanto eu como os chineses estamos de olhos abertos um dia talvez já não os possa ter mas enquanto produzir efeitos estou umas grandes pedaladas à frente dos outros.

  21. dassss, esta história nunca mais tem fim! já irrita. que investiguem o que têm que investigar e, em conformidade, que se castigue quem tiver tiver de ser castigado, mas de uma vez por todas!
    caso contrário corre-se o risco de cair no rídiculo e passar a ideia de impunidade ou de um grande palhaçada para com os acusados!
    Não estou a defender ou a acusar ninguém, mas farto de ouvir sobre este assunto, estou certamente … …

  22. E sabem tudo isto com tanto pormenor ?????
    Quem foi o Bufo ?
    Alguém teve que ser, pois são transcritas citações. Seja quem for, já não corre.

  23. A realidade aqui é que a imagem do ciclismo português é denegrida cada vez que se fala em dopagem. Claro que ninguém deverá ficar impune a esta situação. É pena o Ministério Publico não ter mais atenção ao que se passa no futebol! Pois meus Senhores é porque move rios de dinheiro e muito desse dinheiro nos bolsos dos mais altos responsáveis. Claro que o mais importante aqui é evitar que estas situações não acontençam no ciclismo.Começando por desincentivar as camadas mais jovens a entrar nesta via! Nenhum médico nem treinador poderá “obrigar” um atleta a tomar destas coisas! Se todos se recusarem a fazê-lo será mais fácil de “limpar” a modalidade!

  24. O estado mental de negação de algumas pessoas é tão vincado que se recusam a falar sobre o assunto que aqui está em discussão, i.e., o caso de dopagem na LA/MSS. Preferem distrair as atenções com outros casos.

  25. Joao Miranda esteja calado pois o Nuno Ribeiro Sabia muito bem o que estava a tomar, estou a ver que tambem e daqueles que ainda se acredita no pai natal.

  26. HÁ COMENTARIOS QUE SÃO NO MINIMO RIDICOLOS COMPARAR O CASO LA MSS COM O DA LIBERTY O NUNO RIBEIRO ACOSOU QUE SE ESTAVA DOPADO FOI O MEDICO QUE O FEZ,POIS ELE NÃO SABIA ALGUEM VIU O MEDICO DEFENDERSE NÃO FUJIO DESAPARECEU NINGUEM SABE DELE,MAS O GRANDE PROBLEMA É QUE O NUNO ESSE GRANDE CICLISTA É QUE VAI PAGAR A FATURA

  27. Sim e o Americo Silva onde anda? O Nuno Ribeiro e companhia, não vão ser processados? Ou esses não são Nortenhos logo não levam o mesmo castigo. Quero ver justiça no desporto, se o Zeferino vai ser julgado é exigido ao ministério Publico que faça o mesmo ao Americo Silva.Ambos são treinadores, logo também deve o Americo Silva ser acusado de esquema de Dopagem já que foram encontrados 3 casos na mesma altura

  28. outra vez a mm história…. quero ver o desfeixo da liberty, que teve 3 positivos!!!! E o futebol e o triatlo???

Os comentários estão fechados.