Codeína pode ter estado na base da “morfina” de Pinto e Freitas

Luís Horta alerta para a perigosidade da substância presumivelmente ingerida
Luís Horta alerta para a perigosidade da substância presumivelmente ingerida

O presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), Luís Horta, explica que o cadete João Pinto e o júnior Daniel Freitas podem, de facto, ter acusado morfina sem que tenham usado aquela substância. Em declarações ao Jornal Ciclismo, o rosto da luta antidopagem em Portugal afirma que “a codeína pode ser metabolizada em morfina. São dois analgésicos narcóticos, isto é, substâncias que aumentam o limiar da dor e que, por isso, são utilizadas quando se requer uma analgesia rápida e potente. A morfina, assim como uma série de outros analgésicos narcóticos constam da Secção S.7 Narcóticos da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos. A codeína, por ser um narcótico menos potente, não integra essa secção”, frisa o médico.

Apesar de ser menos forte, a utilização da codeína acarreta riscos graves para a saúde e até para a vida dos atletas, pelo que não pode ser administrada sem acompanhamento médico. “A codeína só pode ser adquirida através de prescrição médica e, por isso, obedecendo a critérios clínicos muito bem definidos. A sua utilização não terapêutica ou em doses supra-terapêuticas pode representar um risco para a saúde dos praticantes desportivos devido ao facto de mascarar as sensações de fadiga e os sinais anunciadores de desidratação, fazendo com que o praticante desportivo ultrapasse os seus limites fisiológicos, podendo inclusivamente pôr a sua vida em risco”, alerta o presidente da ADoP.

Os estudos que revelam a possibilidade de a codeína ser transformada organicamente em morfina vão mais longe, oferecendo outros dados que, em caso de dúvida, ajudam as autoridades competentes a desvendarem possíveis casos de falsos positivos. “Estes estudos demonstram que nas primeiras horas de excreção urinária após a administração de codeína, os valores de codeína são sempre superiores aos valores de morfina, levando a que a razão morfina/codeína seja inferior a 1. A decisão de cada caso deve, assim, levar em consideração não só os valores de codeína e morfina detectados, mas também os valores da referida razão e a sua conjugação com a dose de codeína que eventualmente foi administrada. Para a interpretação correcta dos resultados torna-se fundamental que o praticante desportivo tenha declarado, no momento do controlo de dopagem, a administração de codeína e, preferencialmente, a respectiva dose”, sublinha o responsável.

As declarações de Luís Horta ao Jornal Ciclismo ajudam a compreender a situação de João Pinto e Daniel Freitas em termos teóricos, uma vez que o médico nunca se refere ao caso específico destes dois ciclistas, que acusaram morfina nas Voltas a Portugal de cadetes e de juniores. Tendo em conta que João Pinto foi ilibado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Ciclismo, presume-se que o corredor tenha revelado que ingeriu codeína e em que dosagem, de modo a que a decisão final tenha contemplado esse facto no estudo da relação codeína/morfina encontrada na urina do corredor.

Apesar de João Pinto ter já sido ilibado, Daniel Freitas aguarda uma decisão final acerca do seu caso pessoal.

37 comentários a “Codeína pode ter estado na base da “morfina” de Pinto e Freitas”

  1. aqui vai o meu comentario para todos aqueles que sabem espero que no domin go aqueles que dizem que bão fazer o mesmo, ou seja que vão tomar porque não acusa nada , montem uma barraca a vender morfina enjectada que eu estarei la para comprar meus senhores como e possivel tanto falar se a morfina encontrada so pode ser administrada num hospital .
    isto fica para vossa informação .
    se sois ciclistas treinar faz bem
    se não sao ciclista o trabalho vos espera porque o pais precisa de trabalhadores e não de maladros .
    e uma vergonha o que aqui se comenta.
    antes de comentar e cospir para o chão. colocai-vos a frente de um espelho

  2. HÁ OUTRA COISA A ADRAP VIVE COMO PRATICAMENTE A MAIOR PARTE DOS CLUBES AMADORES COM MUITAS DIFICULDADES FINANCEIRAS MAS HÁ QUEM ATÉ DIGA QUE DAMOS DINHEIRO Á FEDERAÇÃO ISSO É QUE ERA BOM O DINHEIRO É PRECISO PARA DAR APOIO AOS CICLISTAS MEUS SENHORES POR FAVOR

  3. TODOS OS QUE ESTÃO TÃO FELIZES POR TER ACONTECIDO ISTO Á ADRAP ,SÓ É PENA QUE COM A RAZÃO QUE ESTAMOS A SER INCRIMINADOS NÃO VOA ACONTESSA O MESMO… E ISSO MESMO TODOS ESTAMOS SUJEITOS POIS SÓ QUEM LIDA COM TODOS OS CILISTAS DA ADRAP E Á TANTOS ANOS É QUE SABE O QUE SE PASSA MAS EMFIM DENEGRIR A IMAGEM DE ALGUEM É FACIL O QUE É DIFICIL É REPOR A VERDADE MAS SE DEUS QUIZER ISSO VAI ACONTECER PORQUE TODOS OS CILCISTAS DIGIRENTES E AMIGOS DESTA EQUIPA MERECEM ISSO A E JÁ AGORA SÓ PARA VOSSA INFORMAÇÃO A ADRAP ESTE ANO TEM 73 ATLETAS INSCRITOS ISTO QUERERÁ DIZER ALGUMA COISA ?,

  4. Boas Sr penafes, eu tb dou o nome mas o meu verdadeiro, posso não ser conhecido mas digo-lhe do meu Treinador em 2000, senhor Antunes, Tensai. E de uma coisa lhe digo que esta história esta mal contada está, mas como sempre o infrator ganha sempre, por isso pessoas como eu que adora o ciclismo acima de tudo continuam a ter que treinar o dobro para poder fazer alguma coisa, senão fica como ficava enquanto junior, a minutos largos atras de mtos outros. O que ganham com isso, neste momento penso que dos que competiu comigo só o Cabreira continua… os outros desapareceram. Principalmente nas escolas de formação vamos fazer isto por amor e não para matar os chavalos, pois com o doping é o que pode acontecer

  5. Para Muitos a desgraça dos outros se calhar é uma alegria por isso é k esta a dizer isso mas ok mais uma vez enfim palhaço a força…

    Senhor Eduardo Fonseca não é por acaso k digo para darem a cara quem anda no circuito do ciclismo e quem passa pelas corridas de ciclismo de formação sabe bem quem sou e conhecem-me mesmo por Penafes e como quem não é deste grupo de pessoas quem não conhece minimamente os ciclistas em questão só vem para aqui mandar postas de pescada sem realmente conhecer os fantásticos ciclistas que eles são mas ok não há problema nenhum de certeza que não me conhece visto que eu também não conheço toda a gente por isso também ninguém é obrigado a me conhecer…

    Só acho k deviam abrir mais ou olhos e ver isto de uma maneira diferente em vez de crucificar os dirigentes da ADRAP e os CICLISTAS mas….

  6. Pior que cego, é aquele que não quer ver.
    Ambos os atletas da ADRAP acusaram morfina no controlo, por isso deixe de atirar areia para os olhos dos outros!
    E de acordo com as explicações que por aqui apareceram, esta não apareceu do nada no corpo dos atletas. Se ainda assim acha que tem razao, continue, porque pode ser que um dos seus atletas um dia morra um numa prova e ai alguem lhe vá bater à porta…

  7. Penafes, será que li bem ? Nicks ? Nomes Falsos?
    Não pode defender algo que não tem defesa possível. E já agora faça o que escreve e coloque o seu nome VERDADEIRO e não um NICK.
    Cambada!

  8. Talvez se soubesse a verdade como eu se sentiria assim com vontade de rir por saber k realmente eles não tomaram porcaria nenhuma mas….
    Mais uma vez a minha afirmação era para quem é ou criança ou cobarde e para me responder é porque pelo menos uma das carapuças te serviu ou se calhar as duas não sei….

    Enfim…

    Mais uma vez digo sejam homenzinhos não venham para aqui com nick´s nem nomes falsos dêem a cara ao manifesto se querem fazer criticas construtivas em vez de vir só para aqui mandar bitaites…

  9. ah, ja agora, isto tudo dá é vontade de chorar, por ver o que estão a fazer ao nosso ciclismo, vontade de rir só se alguem for ignorante e não perceber da seriedade de o alcance da situação…

  10. Caro Penafes,
    Acho muito bem que defenda os seus atletas, no entanto parece-me de deveria te-lo feito aconselhando-os a não tomarem porcarias. Nesta fase é como defender o ladrão que roubou, mas por sorte não foi apanhado.
    Ja agora, aproveito para lhe dizer que se alguem tinha duvidas quanto à valia dos atletas foram os Srs da ADRAP, quando lhe deram coisas para tomar, caso acreditassem no seu valor e na sua dedicacao ao treino não lhes tinham dado nada…

  11. looooooooooolll

    É com cada comentário só dá para rir só continuo sem entender o porque de ninguem se identificar será que são crianças a falar ou cobardes?????

    Quem será????

    Enfim e já agora falta de treino?? LOOOOLLL

    Ve-se bem que não conhecem nem um nem outro dase…

  12. Ja agora desconfiar tudo pode desconfiar , nas o ditado diz que quem desconfia não e fiel, ja agora não va para casa sem avisar.

  13. e ja agora carissima cibernauta “sofia”, para mim o que o “palhaço á força” disse tem toda a razão… ha que ver a realidade, tal como ela é…sabe? os ciclistas da ADRAP começam a perder todo o valor com isto, se é que ja nao perderam…

  14. mas alguém alguma vez teve duvidas que isto ia dar ….em nada? ja se sabia que isto seria abafado pela federaçao! é uma vergonha, para o desporto! Aos dois atletas nunca mais vai sair de cima deles a suspeiçao de estarem “sujos”…NUNCA!

  15. as pessoas que vêm para aqui comentar percebem tanto do assunto que ate mete medo!! ate dizem que o joão pinto e o daniel freitas vivem perto um do outro!! isto e mesmo para rir…. quanto ao senhor que diz que tambem vai comecar a tomar umas bombas, se pensas que e assim que vais ganhar corridas tas muito enganado!!

  16. Eu acredito que todos os âtletas, que trabalham e não andam a enganar os seus adversários têm valor, quer sejam da ADRAP ou de outras equipas, mas esta historia esta muito mal contada e o que se passou não é obra do acaso, algo está por detrás dessa equipa e basta ver os comentários que por aqui têm aparecido, por isso podem achar que é dor de cotovelo, ou então olhar para as coisas de um modo sério, já os antigos diziam: não ha fumo sem fogo…e quem anda junto do fogo, ou se queima ou fica a cheirar a fumo.

  17. “palhaço à força” atenção aos comentarios que se fazem…porque os atletas da adrap tem valor …e nao venham cá agora dizer que vao deixar duvidas…

  18. Como não gosto de opinar sem pesquisa

    Innsbruck 1976 (Áustria): dois casos, 390 controlos
    – Galina Koulakova (URSS), esqui de fundo, efedrina (estimulante)
    – Frantisek Pospisil (Che), hóquei no gelo, codeína (antálgico)

    sim já foi considerado, em algum países ainda o é por exemplo brasil

    ANALGÉSICOS NARCÓTICOS : Codeina, Morfina, Petidina, Buprenorfina, Metadona e similares.

    Ora bem…
    DOPING é qualquer substância que ministrada ao organismo aumente artificialmente o seu rendimento ou performance em competições. E
    do medico ou pseudo medico pois já perdeu a muito a confiança de muita gente – mascarar as sensações de fadiga e os sinais anunciadores de desidratação.. Entao ? Uma contradição , ok… foi ilibado muito bem.. e quem vendo o material? quem? trafico de medicamentos drogas etc etc tudo no mesmo saco, alguém tem que ser responsabilizado. ate pode ser medico mas isto eu tenho a certeza trafico e trafico pois receita medica e obrigatória e disso percebo eu 😛

    BOM HAJA adrap boa sorte na reposição do nome

  19. Com que cabeça é que os atletas jovens vão correr? Andam uns a treinar no duro para ter resultados outros é na boa que depois alguma coisa os faz ter resultados e não fazem nada em relação a isso

  20. como e possivel acusarem morfina e agora veio o responsavel do controlo de dizer que foi acumulacao de condeina e ja nao acreditou dos labreatorios nem do medico que analisa as amostra,pode acusar qualquer atleta que eles queram.a uci ja despediu o labreatorio que fazia as analices em franca e achou que em portugal deviam fazer o mesmo

  21. já que o crime compensa, é com muita pena que vejo o crescente cancelamento da agenda ciclista em Portugal, privando-me assim de voltar a acompanhar na estrada os nossos Adraptados, Aluviados e Lybertados…, ou será que eles vão continuar por cá? e agora ainda mais descontraidamente?…

  22. Estou de acordo com o que diz o palhaço a força, eu tambem ja o disse no outro artigo, mas tambem nao cabe só aos pais, tambem aos atletas, pois se querem mesmo ser ciclistas não e nessa equipa, mas isso ja eu digo a muito tempo, pois pessoas como as que andam a frente daquele clube não interessa a modalidade. tenham vergonha de dar coisas aos rapazes, treinem os rapazes em condições e nao como se ja fossem sub-23. Tem uma grande escola, mas so se for em quantidade, porque em qualidade ja todo o mundo desconfia, e das pessoas que estão a frente da equipa ja eu sei que não são dignas por motivos que muitos ciclistas que ja la passaram me contaram. Aos pais dos miudos, existem muitas e boas escolas de ciclismo minimamente perto dessa, e melhor trocarem de clube os seus filhos, só se quiser que os seus filhos queiram andar a tomar coisas.Um grande abraço e tenham atenção aos seus filhos

  23. isto é para não cair nos mesmos erros do Caso Cabreira? Para uns vão até ao TAS para lhes dar cabo da carreira e a outros (ADRPA é mt importante no ciclismo de formação e dá dinheiro a federaçao), acreditam-se em estudos? Mas perfiro pensar que ao contrário do Cabreira nestes miudos fez-se justiça.
    Será que o horta tb vai dizer que o nuno ribeiro e o ex liberty tb era o corpo a produzir a tal substancia??!!! fica a dúvida….

  24. vivem perto um do outro…da mesma equipa…a mesma substancia….
    a mesma reacção….
    looool
    nenhum organismo é igual….
    enfim…assim meus senhores não vamos longe!

  25. e o organismo dos 2 são iguais logo para acontecer a msm coisa?!
    mta coincidencia n?!

  26. QE POUCA VERGONHA!!!! vou começar a tomaR umas “bombas” tambem…já qe esses dopados nao sao castigados eu tbm n hei-de ser…enfim VIVA PALHAÇADA!!! =D

  27. La voltamos ao mesmo…
    Que tomaram qualquer coisa, parece não existir duvida, mas como arranjaram maneira de justificar ??? – está-se bem, é assim este Portugal dos pequeninos.
    Só não percebo, porque razão foi preciso esperar tanto tempo, para virem dar estas explicações esfarrapadas, esta considerações já se sabiam desde o inicio.
    Para mim os atletas da ADRAP até podem ganhar as provas todas, mas ficará sempre na nossa mente que haverá algo por detrás desses resultados e que a UVP-FPC sabe e nada faz.
    Mais uma vez fica provada a falta de competencia das pessoas que estão na Federação.
    Aos pais que têm filhos na ADRAP e que realmente gostam deles, pensem bem se os resultados são mais importantes que a saude deles.

  28. Isso até pode acontecer, ele é que é medico, mas no caso de estar a tomar alguma substancia que possa acusar no control terá sempre que se pedir uma autorização ou no minimo informação á Federação, como não aconteceu é considerado Doping

  29. Lixo! Andar a tomar drogas para conseguir superiorizar-se aos outros atletas. Não podem ficam para trás como os outros. Que vergonha.

  30. Meus amigos eu acredito neste senhor os milagres acontecem, Deus também transformou água em vinho neste caso deu-se outro milagre o milagre do século XXI e transformou-se codeína em morfina:)

  31. …só agora é que sabem disso?….sendo ISSO um a,b.c!… e o rapaz não passou por drogado?
    E lá vem este com a treta das doses altissimas como se os ciclistas se alimentassem de medicamentos…as doses usadas de codeina só uso para tratar a tosse e os efeitos graves são a prisão de ventre isto é: dificuldade em c…

  32. Se for verdade, alguém na adrap (Associação Duques Revestidos de Ases de Penafiel) terá que ser julgado por negligência e, se nao tiverem receita medica, tráfico de medicamentos. Ou seja: hipotese 1: houve doping e os ciclistas sao suspensos. Hipotese 2: os responsáveis vão presos.

  33. só me falta uma bola de cristal para ser bruxo, como é que eu já sabia que não ia dar em nada???
    Se começaram a abafar os casos só porque são “putos” depois não achem estranho eles andarem com as “velas encharcadas” nos profissionais.
    Viva a palhaçada!!!

  34. tentativas de salvar a reputação dos atletas(?) mencionados.
    Até pode ser verdade… mas não acredito.

Os comentários estão fechados.