[ACTUALIZAÇÃO] Campeão do mundo a um passo da Volta ao Algarve

A 35ª Volta ao Algarve, a correr de 18 a 22 de Fevereiro, vai contar com um pelotão ainda mais luxuoso do que é costume. Depois da anunciada presença do único corredor em actividade que já conquistou o Tour, o Giro e a Vuelta, Alberto Contador (Astana), sabe-se agora que  o campeão do mundo, Alessandro Ballan (Lampre), também inclui a corrida portuguesa no seu calendário. Nos próximos dias deverá saber-se se se confirma a participação de Ballan. Hoje, de acordo com o Urtekaria, ficou descartada a participação do campeão olímpico, Samuel Sánchez (Euskaltel-Euskadi), que era outra das fortes possibilidades para a corrida portuguesa.

Além do pelotão de classe internacional, a Volta ao Algarve deverá ver finalmente cumprida a grande pretensão dos seus organizadores: a transmissão em directo dos últimos 35 quilómetros de cada etapa. “A transmissão pela Eurosport está praticamente acertada, agora estamos a ver se conseguimos o mesmo com um canal nacional”, declarou o director da prova, Rogério Teixeira, ao Jornal Ciclismo.

Se a eventual presença de Contador e Ballan pode ser vista como o atractivo mor da prova, é bom salientar que são esperadas onze equipas ProTour e muitos craques de valor indiscutível. O vice-campeão mundial e ex-vencedor do Giro, Damiano Cunego (Lampre) é outra das estrelas anunciadas, sucedendo o mesmo com o melhor trepador da última Vuelta, David Moncoutié (Cofidis) e com o vencedor do ranking Continental Europeu da UCI em 2008, Enrico Gasparotto (Lampre).

O vencedor da Volta ao Algarve de 2008 e campeão belga de contra-relógio, Stijn Devolder (Quick Step) é outro corredor com a prova portuguesa em agenda, assim como outros detentores de títulos nacionais na luta contra o cronómetro: o alemão Bert Grabsch (Team Columbia), o francês Sylvain Chavanel (Quick Step), o português Sérgio Paulinho (Astana) e o russo Vladimir Gusev (Katusha).

Ainda que sem títulos mais recentes para transportar nas camisolas, merecem ainda relevo a anunciada intenção de participação de ciclistas do calibre de Philippe Gilbert (Silence-Lotto), Robbie McEwen (Katusha) ou Andreas Klöden (Astana). As jovens promessas do ciclismo mundial também estarão representadas, devendo seguir-se com atenção o campeão irlandês Daniel Martin (Garmin-Slipstream), o vencedor da Volta a França do Futuro, o belga Jan Bakelants (Topsport Vlaanderen), e o estoniano Rein Taaramae (Cofidis).

As seis equipas continentais portuguesas estarão na estrada ao lado destes “tubarões” do ciclismo mundial e poderão ter uma palavra a dizer quanto ao desfecho da competição, caso exista uma chegada em alto. A organização, a cargo da Associação de Ciclismo do Algarve, ainda não definiu o percurso – as autarquias, que pagam a corrida, é que determinarão as partidas e chegadas -, mas o regresso de uma etapa de montanha faria todo o sentido em termos desportivos, por vários motivos. O principal de todos seria dar igualdade de oportunidades aos corredores portugueses e aos estrangeiros e potenciar o espectáculo. Outro aspecto a ter em conta é que, aos classicómanos que utilizam a Volta ao Algarve para preparar as provas da Primavera, juntam-se este ano alguns voltistas, que normalmente correriam em Valência e que privilegiam corridas em que haja alguma dureza.

Nos próximos dias deverão ser confirmadas as listas de pré-inscritos, altura apropriada para verificar se se confirmam os nomes grandes que, por enquanto, estão com um pé no Algarve.

Equipas e principais figuras internacionais
ProTour

Astana: Alberto Contador, Andreas Klöden e Sérgio Paulinho
Cofidis: David Moncoutié e Rein Taaramae
Euskaltel-Euskadi: Egoi Martinez e Koldo Fernández
Française des Jeux: Sebastien Chavanel
Garmin-Slipstream: Daniel Martin e Martijn Maaskant
Lampre: Alessandro Ballan, Damiano Cunego e Enrico Gasparotto
Quick Step: Stijn Devolder, Sylvain Chavanel e Allan Davis
Silence-Lotto: Philippe Gilbert e Leif Hoste
Team Columbia: Bert Grabsch, Bernard Eisel e André Greipel
Team Katusha: Robbie McEwen, Vladimir Karpets e Vladimir Gusev
Team Milram: Robert Förster e Markus Fothen
Continental Profissional
Cervélo Test Team: José Gomez Marchante, Volodimir Gustov e Heinrich Haussler
Topsport Vlaanderen: Jan Bakelants
Vacansoleil: Baden Cooke e Matteo Carrara
Continental
Barbot-Siper
CC Loulé-Louletano-Aquashow
Liberty Seguros
Madeinox-Boavista
Palmeiras Resort-Tavira
Paredes Rota dos Móveis
Rabobank
Sean Kelly Team

Foto: www.samuelsanchez.com

Texto editado no dia 31 de Dezembro, às 16h47