Camisola com História – Louletano-Vale do Lobo

Numa região em que o ciclismo é uma ardente paixão de milhares de pessoas, é natural que desde cedo esta modalidade se praticasse, tanto no seio de agremiações ecléticas como em colectividades criadas propositadamente para a prática do ciclismo. Um clube que apostou neste desporto como mais um dentro da sua panóplia de actividades foi o Louletano.
A entrada desta instituição no pelotão nacional deu-se ainda na década de 1930, sendo as aparições dos corredores do clube vermelho e branco algo habitual no calendário português, especialmente na Volta a Portugal. Ainda assim, não se pode falar em actividade ininterrupta ao mais alto nível, porque os anos com ciclismo alternaram com outros em que o Louletano não competia no escalão mais elevado da modalidade.
Entre altos e baixos, o clube algarvio alcançou a década de 1980, aquela em que mais se destacou e na qual conseguiu a única vitória na Volta a Portugal da sua história. Esse feito foi alcançado em 1988, quando a equipa profissional assumia a designação de Louletano-Vale do Lobo. O ciclista que subiu ao mais alto lugar do pódio dessa volta foi o britânico Cayn Theakston, corredor de grande valia, mas muitas vezes perseguido pelo azar das quedas.
No ano em que Theakston foi laureado na grande prova do mês de Agosto, o director-desportivo era Orlando Alexandre, que tinha ao seu serviço, entre outros, homens como Marco Chagas e Joaquim Gomes.
O Louletano é a prova de que a glória e o esquecimento podem andar de mãos dadas. No ano a seguir a vencer a mais importante corrida do país, a equipa algarvia esteve de novo na discussão da prova. O brasileiro Cássio Freitas fez uma grande exibição e bateu todos os adversários, excepto um, Joaquim Gomes, que se transferira para a Sicasal-Torreense. Em 1990, o Louletano já não regressou às estradas.
Na actualidade, compete no pelotão profissional, assim como nos escalões jovens, um outro clube do mesmo concelho, o Centro de Ciclismo de Loulé.

Imagem: http://www.memoire-du-cyclisme.net/