Filipe Cardoso conquista Prova de Abertura

Filipe Cardoso na dobradinha da LA-Paredes
Filipe Cardoso na dobradinha da LA-Paredes
O português Filipe Cardoso (LA-Paredes Rota dos Móveis) é o primeiro vencedor do calendário nacional em 2010, tendo conquistado, ao sprint, a Prova de Abertura – Prémio Pingo Doce. A corrida decidiu-se ao sprint e o corredor natural da Feira impôs-se a toda a concorrência, surpreendendo os homens do Palmeiras Resort-Prio-Tavira, que trabalharam na cabeça da corrida para tentarem vencer na região de onde são oriundos. O final dos 142,5 quilómetros, entre Quarteira e Faro, foi emocionante, mas os homens de Mário Rocha não deram hipóteses. Cardoso venceu e Bruno Sancho foi segundo. O terceiro foi o algarvio Samuel Caldeira (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), que se queixou de ter sido apertado.

A corrida foi muito movimentada, apesar de não ter sido corrida a grande velocidade. As tentativas de fuga foram muitas, começando logo ao quilómetro um, com um ataque que partiu o pelotão em dois, deixando na frente um grupo de 41 corredores. Dessas quatro dezenas, resistiram 10 por cento na frente: César Fonte (Barbot-Siper), Ricardo Vilela (Madeinox-Boavista/Gondomar Coração de Ouro), Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano-Orbiur-Aquashow) e Alejandro Marque (Palmeiras Resort-Prio-Tavira). Foram estes quatro ciclistas que discutiram a única montanha da corrida, com vantagem para César Fonte.

Foram absorvidos pelo pelotão, ainda antes da primeira meta volante da jornada, em Loulé, onde o pelotão passou compacto, liderado por Micael Isidoro (ASC/Vitória/RTL). Não durou muito esta situação de corrida. Cristiano Teixeira (Aluvia/Valongo) procurou distanciar-se e chegou a dispor de cerca de 2m40s de vantagem para o pelotão. Acelerado pelo Palmeiras Resort-Prio-Tavira, o grande grupo alcançou o jovem aventureiro, mas viu partir outros dois homens, Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow) e Joni Brandão (Liberty Seguros/SM Feira).

A iniciativa dos dois ainda permitiu a passagem na frente na meta volante de Tavira, mas acabou a menos de 20 quilómetros do final, por acção da perseguição liderada pelo Palmeiras Resort-Prio-Tavira. Até à meta, tudo se manteve unido e assistiu-se a uma chegada em pelotão, na qual Filipe Cardoso esteve melhor.

O CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow ganhou a classificação colectiva entre a elite, feito conseguido pela ASC/Vitória/RTL nas equipas de clube. As metas volantes foram ganhas por Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow) e a montanha por César Fonte (Barbot-Siper). O melhor sub-23 foi António Carvalho (Mortágua/Basi).

“É uma vitória muito especial. Terminei o ano passado a ganhar e a equipa acabou. Esta época começa comigo de novo a vencer”, congratulou-se Filipe Cardoso, recordando os maus momentos por que passou com o fim da Liberty Seguros, extinta durante o GP Liberty Seguros, quando Filipe Cardoso liderava, após ter vencido a única etapa então disputada.

Sobre as novas cores, Filipe Cardoso agradece “o esforço de todos os companheiros, que me permitiram chegar ao fim em condições de lutar pela vitória. A LA-Paredes Rota dos Móveis apostou forte, apesar da crise. Temos passado alguns problemas, mas esta vitória vem dar-nos ainda mais motivação para o futuro”, frisou o corredor feirense.

Fotos: João Fonseca/FOTOJAF

Directo da corrida

Fotos
[nggallery id=14]

CLASSIFICAÇÕES
Geral Individual
1º Filipe Cardoso (LA-Paredes Rota dos Móveis), 3h36m14s (Média: 39,541 km/h)
2º Bruno Sancho (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
3º Samuel Caldeira (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
4º Marco Cunha (Madeinox-Boavista), mt
5º Bruno Saraiva (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
6º Celestino Pinho ( CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
7º Bruno Lima (Barbot-Siper), mt
8º César Quitério ( CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
9º Pedro Lopes ( CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
10º António Carvalho (Mortágua/Basi), mt

Geral Colectiva Elite

1º CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow

Geral Colectiva Equipas de Clube

Mortágua/Basi ASC/Vitória/RTL

Geral Metas Volantes

1º Pedro Lopes ( CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow)

Geral Montanha

1º César Fonte (Barbot-Siper)

Geral Sub-23

António Carvalho (Mortágua/Basi)

(em actualização)

31 comentários a “Filipe Cardoso conquista Prova de Abertura”

  1. Sr. João Pereira.mas quem julga você que é para me dizer se eu comento ou não comento??!
    Também quer 1 biscoito é?

  2. 0I SAMUEL TEM CALMA ERA B0NIT0 TERES A ABERTURA AQUI NA N0SSA TERRA MAS 0K VAIS GANHAR 0UTR0 DIA ESPER0 JA NA V0LTA A0 ALGARVE 0K C0NCENTRATE ES UM LUTAD0R MERECES F0RCA AMIG0 XAU UM ABRAC0

  3. Ó srº Carlos Pena dá pena só de ler os seus comentários.
    Meta a mão na consciencia e dê uma de retirada. Comente mas sem ferir a opinião de nimguém.

  4. Destaque nos S23
    Está o regresso em grande do Vitória, conquistando a geral por equipas nos S23, colocando 4 atletas no top 20 (Geral), fazendo ainda 4 e 5 nos S23, mostrando que tentará entrar na discussão das competições e não será apenas mais uma equipa.
    Parabéns ASC/ Vitória RTL…

  5. Caro nuno…
    Reparo que a bem do ciclismo dá valor a um 4º lugar, muito bem…

    Pena é que como adepto da madeinox q parece ser, n o ter visto cá dar tanto valor aos excelentes resultados de Bruno Lima no ano passado com essa camisola, alem das 5 vitórias, os vários 2º e 3º ou 4º lugares que conseguiu merecem o respeito por parte de todos os adeptos de ciclismo…em especial os da madeinox.

    Força a todos os portugueses na volta ao algarve!!!!!

  6. louis, eu nao nem sou do norte, sou apenas um fa da equipa, nao tenho nada contra o bruno lima nem contra a barbot. 😉
    cumprimentos

  7. Filipe Cardoso…para além do excelente profissional, exigente consigo mesmo, é um ser com uma humanidade exíngua. Mais uma vez parabéns campeão e as tuas vitórias serão as de todos nós que torcemos por ti. Que orgulho…

  8. Parabéns para a Equipa do Paredes e ao seu director desportivo Valter Sousa. Uma boa época para todos.

  9. caro nuno eu acho que o ciclismo tambem ficava muito melhor com adeptos com mais capacidade cerebral.. que conclusão tão absurda.. compreendo a magoa dos boavisteiros em perder Lima para a barbot mas é a vidinha… força barbot, pedroso ta convosco

  10. Parabéns ao CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow pelos 4 elementos inseridos no top ten.
    Uma equipa que começa muito bem a época, e tenho a certeza que vai continuar assim muito bem.

  11. com esta historia dos sub23 correrem com os proficionais nem dao destaque nenhum aos sub23!!

  12. Muito bem. Até estava a estranhar a falta de resultados deste ciclista (parecia-me um pouco acomodado).

    Certamente as idas do Tiago Machado e do Rui Costa mexeram com ele e quererá dar o salto. Boa sorte!

  13. Caro Carlos Pena, o que escrevery demonstra exactamente o que diz de mim,
    se lê-se o que disse “nesta prova a madeinox nao perdeu com a saida do Bruno Lima” tinha percebido, que falei apenas sobre 1 prova…

  14. ERRO: Geral Colectiva Equipas de Clube
    1º Mortágua/Basi

    Quem venceu foi o ASC Vitoria, pelo menos foram eles que subiram ao podio…

  15. tanto bruno lima como o marco cunha entraram bem nesta nova epoca… tiveram os dois bem…

  16. Então mas queres 1 biscoito ou não nuno…??
    Lá por o Lima n ter ganho a corrida quer dizer que foi uma má contratação para a Barbot ou que o Boavista já deixou de ficar a perder por isso..?
    Ganha juízo. Estou a ver que julgas que sabes muito. Mas afinal não sabes é nada

  17. vi mal de facto o loule colocou 4 ciclistas peço desculpa pelo lapso. so demontra que tem uma excelente equipa eu ja tinha essa fe e hoje provaram isso acho que vamos ter um loule em grande destaque este ano. e o paredes tambem promete esperemos para ver…

  18. E de Sporting nada? Que vergonha perceber que não conseguiram resolver os problemas. Como sportinguista sinto-me envergonhado. Será que está confirmado que não há Sporting em 2010?

  19. Parabens ao Filipe Cardoso pela vitória, mas de salientar está o CCLoule/Louletano pois colocou 4 e não 3 nos dez primeiros e ainda ganhou a geral metas volantes. Promete algo para esta época esperemos para ver.

  20. caro carlos pena, apenas destaquei que pelo – nesta prova a madeinox nao perdeu com a saida do Bruno Lima, nao vejo qual o problema nisso.

    e caro comentador “ANTIGO Sprinter da equipa, Bruno Lima” significa que ja nao la esta… corrigindo-te agora, o loule colocou 4 nos 10 primeiros.

  21. parabens caldeira pelo o treceiro lugar,desmostrate que os algarvios sao tao bons como no resto do pais´,e pena que equipas do algarve nao apostem a serio na formacao.dejeito uma epoca com muitas vitorias e que desmostre que que o algarve tem muitos valores

  22. o bruno lima nao é da mesma equipa do marco cunha…
    bruno lima é da barbot siper e o marco cunha representa a madeinox boavista.
    ambos os corredores tiveram bem. mas destacava tambem o loule com tres atletas nos 10 primeiros.

  23. Bem a Madeinox – Boavista, integrou a fuga….
    E o seu Sprinter, Marco Cunha foi 4º, e ficou à frente do antigo Sprinter da equipa, Bruno Lima que foi 7º

  24. BEM SAMUEL CALDEIRA FIZES-TE UMA EXCELENTE CORRIDA CONTINUA ASSIM QUE VAIS LONGE BOA SORTE TAVIRA PARA A VOLTA AO ALGARVE

  25. Muitos parabéns ao Paredes e ao nosso Filipe 😀 Espero que possas obter muitas mais vitórias esta época, és FANTÁSTICO 🙂

Os comentários estão fechados.