Peña e Garrido: do ProTour aos “sub-23”?

Os bascos Aketza Peña e Jose Antonio Garrido, ciclistas que integraram o pelotão ProTour, pode vir a fazer parte do plantel de uma Equipa de Clube (vulgo sub-23) portuguesa em 2009. Em declarações ao sítio Biciciclismo, os dois corredores, admitem a forte possibilidade de fazer valer o contrato que haviam assinado com o Cartaxo-Capital do Vinho – “economicamente bastante bom”, no dizer de Garrido -, ficando, desse modo, ao serviço da Imocom/Cartaxo/CC José Maria Nicolau em 2009. Se isso vier a suceder, os bascos poderão correr em todas as provas de sub-23, excepto na Taça de Portugal e na Volta a Portugal do Futuro, tendo ainda a possibilidade de medir forças com os profissionais em todas as corridas elite que não integram o calendário Continental Europeu da UCI. O objectivo de ambos é dar nas vistas na primeira metade do ano para, no mercado de Junho, conseguirem colocação numa equipa que os leve à Volta a Portugal.

Jose Antonio Garrido correu em 2008 na LA-MSS, mas esteve no pelotão ProTour em 2005 e 2006, ao serviço dos belgas da Quick Step. Aketza Peña correu de 2004 a 2007 na Euskaltel-Euskadi, também ProTour, tendo sido dispensado depois de um controlo positivo em 2007. Há meses, o Tribunal Arbitral do Desporto ilibou o ciclista, considerando nulos os resultados do referido controlo e a posterior suspensão.

Texto editado em 24 de Dezembro, às 12h20

12 comentários a “Peña e Garrido: do ProTour aos “sub-23”?”

  1. Boa sorte entao Rogerio…

    Isto foi prejudicial para toda a equipa da LA, e ninguem me tira da cabeça que isso tudo , nao passa de uma injustiça, e tudo foi feito de modo a tirar a LA de cena…

  2. Nuno para ja nao tenho nada acertado para a proxima epoca, e complicado quando se tem a federaçao por tras a ameaçar constantemente, mas ja sabia que este ano ia ser de transiçao e so espero consegui-lo passar da melhor forma para no futuro poder voltar ao meu melhor nivel. Um abraço

  3. AMIGO HUGO NÃO SE PODE FALAR DO QUE NÃO CONHECEMOS.PRIMEIRO TIRA INFORMAÇÕES E DEPOIS COMENTA OK.UM ABRAÇO E UM BOM ANO

  4. não se preocuem com o garrido e opeña eles so trasem mais valias .Preocupem-se tambem com as outras equipes.Nos não ganhamos nada.Mas tambem não criticamos QUEM GANHA ,SO LHE DAMOS VALOR´,seija quem for o atleta. BOM ANO PARA TODOS.

  5. Acho que o que o Rogério diz esta muito certo, pois os ciclistas mais experientes podem fazer a diferença numa equipa jovem, não tendo grandes resultados, mas ajudando os jovens , fazendo com que este evoluam…
    Já agora, Rogerio, já tem equipa para a Proxima Época?

  6. Olá Hugo.

    Acho que Rogelio contestou-te perfeitamente, há muitos sub-23 sem equipa mas em nenhum caso a culpa é dos ciclistas que se o têm, independentemente se são jovenes, veteranos, portugueses ou basco.(Garrido é basco)

    Se tens a oportunidade de coincidir com ele, de lhe ver numa carreira,de falar com algum colega seu como Rogelio, preguntales a eles se realmente ensina aos jovenes, ou melhor ainda, acercate e fala com ele, e cedo dar-te-ás conta da ilusão que tem pelo ciclismo.

    Animo Rogelio, no ano que vem de novo em profissionais. Obrigado.

  7. Olha Hugo se estas dentro do ciclismo a mais de 15 anos sabes muito pouco, deverias saber que um pessoa como o Garrido um profissional a cem por cento, pode no minimo ajudar os jovens de hoje a serem profissionais na bicicleta e fora dela ,saberem controlar uma corrida,saberem o que e trabalhar em equipa,etc. Dizes tu tirar um lugar a um sub23?! O Garrido nunca veio tirar o lugar a ninguem ,pelo contrario ja deu a mao a muita gente e um corredor com as qualidades do garrido nao e demais ,e um prazer e uma sorte poder aprender com um corredor como ele.

  8. Amigo Igor,sabes quantos jovens portugueses(sub-23) estão sem equipa neste momento ??? Sabes quantos ciclistas profissionais portugueses estão sem equipa neste momento ??? Sabes quantos ciclistas espanhois correm em portugal a receber subsidio de 750€ em espanha? Sabes quantos ciclistas portugueses correm a custo zero só para poder continuar a fazer aquilo de que mais gostam?? Eu sei que o sabe de tudo isto, agora diga-me o que é que o que o ´josé Garrido entre outro podem dar aos jovens portugueses será que é menos um lugar disponivel no pelotão??? è a unica coisa que eu vejo que eles podem dar. Só mais uma dica Estou dentro di ciclismo á mais de 15 anos, mas uma verdade seja dita, cada vez percebo menos de ciclismo. Feliz Natal a todos

  9. Josean Garrido é um grande profissional e muito bom colega de equipa, ademais, trabalha com a cantera desde faz muitos anos e compartilha-o com seu trabalho que é o ciclismo.

    Contribuirá muitos conhecimentos aos jovenes do Cartaxo, tempo ao tempo. O ciclismo Portugues não o afundam os ciclistas, o afundam aficionados sem escrupulos que criticam sem ter conhecimento do assunto. Saludos.

  10. É UMA VERGONHA SE TAL ACONTECER, É um Ciclista com 33 anos salvo erro que está a ocupar um lugar que devia de ser de um Sub-23 (portugues) de preferencia. O que é que este senhor vai dar ao ciclismo nacional ??? Estamos a acabar com o Futuro do ciclismo portugues.É uma Vergonha

Os comentários estão fechados.