Pelotão português de 2010 visto à lupa

Mesmo reduzido, o pelotão vai continuar a alegrar as estradas do país
Mesmo reduzido, o pelotão vai continuar a alegrar as estradas do país

Um novo ano começou e uma nova temporada velocipédica está à espreita. Com os adeptos ansiosos pelo regresso dos ídolos à estrada, o Jornal Ciclismo faz uma “radiografia” ao pelotão nacional, apresentando todas as equipas.

José Carlos Gomes

O pelotão português será formado por cinco equipas continentais e por 55 56 corredores em 2010. O ciclismo profissional perdeu uma equipa e 17 16 corredores face ao começo da época transacta. Se compararmos com o efectivo de 2008, concluímos que o total de ciclistas caiu para cerca de metade, pois, há duas temporadas, as equipas portuguesas empregavam 106 profissionais.

O desemprego atingiu sobretudo os estrangeiros, pois a percentagem de ciclistas portugueses em relação ao total de corredores tem vindo a crescer. Em 2008, os lusos eram 67 por cento do total, um ano depois já eram 71 por cento e em 2010 serão 80 por cento. A mais portuguesa das equipas é o Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow, com 81,8 por cento do contingente a falar a Língua de Pessoa.

A quebra de estrangeiros está a afectar sobretudo os espanhóis, que deixaram de ter em Portugal uma alternativa viável para prosseguirem a carreira quando as portas não se abrem no país de origem. Em 2010 só nove espanhóis encontraram lugar nas equipas portuguesas. Há um ano eram 16 e há dois eram 23.

A LA-Paredes Rota dos Móveis é a equipa mais jovem, tendo uma média de idades de 26,9 anos. No pólo oposto está a Madeinox-Boavista, com 31,9 o CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow, com 28,8 anos. Os axadrezados têm o corredor mais velhos de todos, Joaquim Sampaio, 40 anos.

Pela primeira vez em vários anos, a Federação conseguiu impor que não fossem inscritos massagistas ou mecânicos como corredores para que fosse cumprida a regra de a maioria do plantel ter menos de 28 anos. O caso menos claro é o da equipa de Loulé, que inscreve mais uma vez Ludovic Baptista, filho do presidente do clube, habitualmente utilizado apenas para cumprimento do regulamento. O director-desportivo, Jorge Piedade, garante, no entanto, que em 2010 Ludovic Baptista vai mesmo correr.

Barbot-Siper
Média de Idades: 27,8 anos
Percentagem de portugueses: 81,8%

António Amorim, 25 anos
Bruno Lima, 25 anos, ex-Madeinox-Boavista
Bruno Pires, 29 anos
Carlos Baltazar, 23 anos, ex-Aluvia/Valongo
César Fonte, 24 anos, ex-Cartaxo Capital do Vinho
David Bernabéu, 35 anos
Hélder Oliveira, 27 anos
Mário Costa, 25 anos
Rui Sousa, 34 anos, ex-Liberty Seguros
Sérgio Ribeiro, 30 anos
Joaquín Ortega, 29 anos, ex-CC Valencia-Terra i Mar

Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow
Média de Idades: 28,8 anos
Percentagem de portugueses: 84,6%

Bruno Pinto, 25 anos, ex-Barbot-Siper
Bruno Saraiva, 25 anos
Celestino Pinho, 26 anos, ex-LA-Paredes Rota dos Móveis
César Quitério, 34 anos
Constantino Zaballa, 32 anos, ex-LA-Paredes Rota dos Móveis
Daniel Silva, 25 anos
João Cabreira, 28 anos
Ludvoic Baptista, 26 anos
Pedro Lopes, 35 anos
Pedro Soeiro, 35 anos
Rogério Batista, 27 anos
Santiago Pérez, 33 anos, ex-Madeinox-Boavista
Tiago Silva, 24 anos, ex-Edatech (BTT) ex-CC Lugo/Artesanía de Galicia

LA-Paredes Rota dos Móveis
Média de Idades: 26,9 anos
Percentagem de portugueses: 81,8%

Bruno Sancho, 25 anos
Edgar Pinto, 25 anos, ex-Liberty Seguros
Filipe Cardoso, 26 anos, ex-Liberty Seguros
Hernâni Broco, 29 anos, ex-Liberty Seguros
Hugo Sabido, 31 anos
José Mendes, 25 anos, ex-Liberty Seguros
Márcio Barbosa, 24 anos
Miguel Ángel Candil, 27 anos
Nelson Rocha, 25 anos, ex-Madeinox-Boavista
Rubén Calvo, 25 anos
Vergílio Santos, 34 anos

Madeinox-Boavista
Média de Idades: 28,3 anos
Percentagem de portugueses: 78%

Alberto Morrás, 23 anos, ex-Seguros Bilbao
Célio Sousa, 33 anos
Danail Petrov, 32 anos
João Benta, 24 anos
Joaquim Sampaio, 40 anos
Luís Pinheiro, 30 anos
Marco Cunha, 23 anos, ex-Aluvia/Valongo
Ricardo Vilela, 23 anos, ex-Liberty Seguros
Sérgio Sousa, 27 anos

Palmeiras Resort-Tavira
Média de Idades: 28,4 anos
Percentagem de portugueses: 75%

Alejandro Marque, 29 anos
André Cardoso, 26 anos
Cândido Barbosa, 36 anos
Daniel Mestre, 24 anos
David Blanco, 35 anos
David Livramento, 27 anos
Henrique Casimiro, 24 anos
Luís Silva, 26 anos
Ricardo Mestre, 27 anos
Nelson Vitorino, 35 anos
Samuel Caldeira, 25 anos
Tomás Swift-Metcalfe, 27 anos

Nota: As idades apresentadas são as que correspondem aos anos que cada corredor cumprirá em 2010, tal como ditam os regulamentos que deve ser feito para se apurar se as equipas cumprem a norma que obriga a maioria do plantel a ter menos de 28 anos.

Foto: João Fonseca

Os leitores do Jornal Ciclismo escolheram Rui Costa, 23 anos, como o melhor corredor português de 2009. Numa votação muito participada, o ciclista da Caisse D’Epargne recolheu 227 votos, cerca de metade das 465 opiniões expressas. Nos lugares seguintes colocaram-se Sérgio Paulinho ( 68 votos), Manuel Cardoso (66), Tiago Machado (60) e Cândido Barbosa (44). Em entrevista ao Jornal Ciclismo, Rui Costa mostra-se orgulhoso por este resultado, fala sobre a estreia no pelotão ProTour, aborda o futuro e incentiva os compatriotas que emigram em 2010: “Desejo-lhes sorte, porque o ciclismo internacional não é tão duro quanto apregoam. Com trabalho chega-se lá”, afirma o poveiro.

José Carlos Gomes


27 comentários a “Pelotão português de 2010 visto à lupa”

  1. Este ano espero que seja o ano do GRANDE RUI SOUSA que e uma grande ciclista e que enche o coraçao de todos os que conhecemos uns melhor outros pior.

  2. o problema agora para correr tens de arranjar patrocinios para ti o se nao corres eheh

  3. É com muita pena que vejo o estado do ciclismo português…

    Se houvesse alguem disposto a investir, seria possivel criar pelo – mais 1 equipa de elites e com qualidade, como corredores experientes e alguns jovens, e incluindo tambem alguns corredores espanhóis.

    Possivel equipa Portuguesa…

    Alcides Almeida POR 23 anos

    Angel Vallejo ESP 29 anos

    António Jesus POR 26 anos

    Bruno Castanheira POR 33 anos

    Bruno Barbosa POR 27 anos

    Carlos Pinho POR 40 anos

    David Vaz POR 28 anos

    Diego Milan ESP 25 anos

    Joaquim Gregório POR 28 anos

    Rui Sá POR 27 anos

    Samuel Coelho POR 24 anos

    Média de Idades: 28.2 anos

    Nacionalidades:
    81.8% Portugueses / 18.2% Espanhóis

    O que acham? Sei que muitos dirão mal de ter incluido espanhóis, mas ok. Se tem melhores ideias digam. Seria muito bom se o Jornal de Ciclismo conseguisse criar um projecto para se fazer uma equipa Portuguesa, tentando angariar apoios e patrocinadores a partir deste site, mas apenas para o próximo ano, já que este ano já é tarde.

  4. O ciclista do Palmeiras Resort Tavira Tomás Swift-Metcalfe cumpre 26 anos em Novembro não 27.

  5. O ciclismo português esta mesmo morto!!!!!!!!!

    depois de ver nomes como jeker, moller, guerra, edo e companhia…

    É triste ver este pelotão tão cansado.

  6. PARA O DAVID BLANCO GANHAR OUTRA VEZ A VOLTA A PORTUGAL CHEGAM ESTES CICLISTAS QUE AQUI ESTAO ´´FORÇA BLANCO´´

  7. Penso ter havido boas contratações…..A CC loule deveria arranjar um bom nº1…o João Cabreira nunca convenceu nem vai convencer, porque nao é um ciclista de topo.

    A

  8. Os masters eram capazes de n ficar mal vistos se n fossem controlados.
    Era cada tiro cada melro.
    Tipo na volta deles…

  9. acho k estao todas fortes, excepto o boavista, k deveria ter substituido as suas grandes figuras do ano passado. acredito k este ano o ciclismo portugues vai dar mtas alegrias, pa sair deste momento menos bom. FORCA PALMEIRAS!!!!

  10. São poucos mas bons ciclistas, as equipas cada vez estão mais fortes, a barbot-siper tem uma grande equipa, uma equipa jovem mas muito experiente, tem capacidade para discutir em todo tipo de terreno. Com as entradas de Bruno lima, carlos Baltazar, César fonte, Rui Sousa e o Joaquim Ortega. E para completar o plantel os restantes da época anterior, bruno pires, antonio Amorim, Hélder oliveira, Mário costa, Sérgio ribeiro e David bernabeu o grande líder da equipa no meu ver, não só por ter sido 2 na Volta Portugal de 2009, mas sim pela sua experiencia como ciclista. Força BARBOT – SIPER

  11. Resposta ao boneco amarelo. Ano menos ano ta classe de masters a correr com os profissionais e eram capaz de nao ficar mal vistos.heheheh

  12. Tal como se pode ler no texto, optou-se por usar a idade que conta perante os regulamentos. Ou seja, a idade que cada corredor irá completar em 2010.

  13. Questiono-me de como será na volta a Portugal, 5 equipas nacionais e 13 espanholas e uma ou outra de outro país? Pelo rumo que isto está a levar, a federação que não faça nada, e daqui a uns aninhos associão-se à volta a Espanha, fazem uma etapa ou duas em Portugal e está feito.

  14. Madeinox foi claramente a equipa q mais perdeu com as mudanças…LA e Barbot estão mt melhores, e Tavira e loulé estão mais ou menos iguais ao ano passado.

    Vamos ver com o decorrer da época se a teoria se verifica na prática, existem alguns jovens q podem ser figuras este ano.

  15. Sem duvida que a equipa que melhor se reforçou foi a LA-PAREDES. O Sr. Mario Rocha está de parabens e a mais JOVEM equipa , e tenho a certeza que este ano vao dar muitas alegria aos seus adeptos.
    FORÇA LA-PAREDES

  16. Poucos e não muito fortes, pois os melhores estão lá fora!
    E temos mais um português que assinou pela Cervelo. Chama-se João Correia e voltou a correr nos EUA à 2 anos, após ter deixado o ciclismo. O NYTimes fez recentemente uma reportagem engraçada sobre ele! Era o grande rival do Cândido nos tempos de miúdos

  17. Obrigado pela correcção, que levou a algumas alterações no texto e nas respectivas conclusões.

  18. tens razao becas! o filho do presidente e so para ingles ver!!!hehhehe! abandonou o ciclismo em 2003 quando era sub.23 e a qualidade tambem nao era muita!!!! e so para terem mais uma licença de um portugues jovem!!hehehe

  19. Tiago Silva que vai representar o Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow, nao vem da edatech(btt), vem sim da Artesania de Galicia/Clube ciclista cidade de lugo…

  20. A madeinox foi claramente a equipa que maos qualidade perder, infelizmente. Sairam 3/4 corredores importantes (Machado, Rocha, Perez e Lima ), que nao foram substituidos convenientemente na minha opiniao, em relação aos reforços, do Morras pouco sei (pelo que li é completo e bom finalizador) e o vilela ainda tem que mostrar algo nas Elites, tal como o Cunha, e encurtou o plantel. Talvez o lider da equipa na Volta seja o Petrov, as restantes equipas melhoraram, excepto a palmeiras que perdeu 2 trabalhadores, vassilev para todos os terrenos e garrido para os sprints, mas mesmo assim tem o melhor plantel, com o Blanco, Cardoso, Barbosa e até Marque que sao corredores de grande qualidade … A Barbot, a LA e o CC Loule, estão mais completos, e tem equipas bem apetrechadas para ajudar 1 lider….

  21. aqele ludovic tenho ca pra mim q vai sair dali 1 ciclista de topo… q palhaçada, so a federaçao eq ainda n percebeu q estao a ser enganados… é sempre a mxm padrinhaja!

Os comentários estão fechados.