Rasmus Damsgaard reforça equipa anti-dopagem da UCI

UCI contrata especialista na luta anti-dopagem
UCI contrata especialista na luta anti-dopagem

Rasmus Damsgaard é o novo reforço da União Ciclista Internacional (UCI) no combate à dopagem, fortalecendo a equipa coordenada por Anne Gripper. O especialista dinamarquês destacou-se ao desenvolver um serviço independente de controlos anti-dopagem inicialmente aplicado na Saxo Bank. Posteriormente, a empresa de Damsgaard, a Clearidium, prestou serviços a outras equipas do pelotão tendo mesmo passado a monotorizar os resultados de Lance Armstrong durante a presente temporada, após a saída de Dan Catlin, a primeira escolha do norte-americano para analisar o seu perfil sanguíneo.

A contratação de Damsgaard reforça a equipa da UCI e coloca termo à sua iniciativa privada de monotorização dos perfis sanguíneos após a renúncia de várias equipas, entre elas a própria Saxo Bank, que justificou a saída como uma “duplicação” dos controlos a que os seus corredores já estão sujeitos ao abrigo do passaporte biológico.

Daamsgard formou-se na escola médica da Universidade de Copenhaga tendo prestado serviços junto da Entidade Anti-doping da Dinamarca, colaboração que mantêm desde 2000.