UCI alterou estrutura da disciplina de Omnium para Londres’2012

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou hoje a nova composição da disciplina de Omniun, parte integrante do programa de pista dos Jogos Olímpicos de Londres’2012. O Omnium vai ser o somatório de seis provas, quatro de resistência e duas de velocidade: Volta Voadora (250 metros contra-relógio), Pontos (30 km para homens e 20 km para mulheres), Perseguição Individual (4 km para homens, 3 km para mulheres), Scratch (15 km para homens, 10 km para mulheres), Quilómetro contra-relógio (500 metros para mulheres) e Eliminação (24 participantes à partida).

A nova estrutura do Omnium, lançada para ser aplicada nos Jogos Olímpicos, vai entrar em vigor já em 2010, depois dos Campeonatos do Mundo, que vão disputar-se em Copenhaga, Dinamarca, de 24 a 28 de Março. Até ao momento, o Omnium é composto pelos seguintes eventos: 200 metros com partida lançada; uma corrida de eliminação de cinco quilómetros; 3 quilómetros de perseguição individual; uma corrida por pontos com 15 quilómetros; uma prova de um quilómetro. Ao vencedor de cada evento é atribuído um ponto, aumentando à medida da descida da tabela. O vencedor geral é aquele que somar menor pontuação.

Além do Omnium, o programa olímpico de ciclismo de pista conta com provas de Sprint Individual e Colectivo, Keirin e Perseguição por Equipas. A mudança no programa de pista dos Jogos Olímpicos causou polémica pela saída de algumas disciplinas históricas, como a Perseguição Individual, os Pontos – estas incluídas agora no Omnium – e o Madison. As alterações tiveram por base a vontade de criar paridade entre ciclistas masculinos e femininos. A partir de Londres, serão atribuídas cinco medalhas de ouro a homens e outras tantas a mulheres.