Euskaltel aposta em “Samu” e descarta Giro

Euskaltel 2010: Provas de três semanas só no Tour e a Vuelta
Euskaltel 2010: Provas de três semanas só no Tour e a Vuelta

A Euskaltel-Euskadi encontra-se concentrada em Derio no País Basco na preparação de uma época de renovação e na qual, pelo menos uma grande competição, a Volta a Itália, está já descartada dos planos da formação espanhola.

“Em 2010 vamos repetir a nossa planificação e deixar o Giro de fora. Já falamos com os organizadores. Creio que entenderam a nossa posição. Com a nossa política de formação resultaria muito complicado competir nas três grandes Voltas”, referiu Igor Gonzalez Galdeano ao semanário espanhol Meta2Mil.

A ausência da Euskaltel do Giro ocorreu pela primeira vez desde a obtenção do estatuto ProTour na passada temporada. Em 2010, a formação basca conta com um plantel renovado e rejuvenescido do qual se destaca a contratação do campeão mundial Sub-23, Romain Sicard num total de seis novas caras.
A renovação na equipa também passou pela mudança na sua direcção e apresentada no final do passado mês, quando a estrutura lançou as bases de um inédito programa interno de combate ao doping. Igor Gonzalez Galdeano sucede a Miguel Madariaga no cargo de “manager”, ao passo que este centrará as suas energias ao comando da Fundação Euskadi, que também suporta o projecto de formação Orbea.

A grande aposta da equipa permanecerá nos préstimos de Samuel Sanchez. O corredor asturiano, segundo classificado da última Volta a Espanha, tem a presença no Tour praticamente garantida.
A formação espanhola terminou o ranking mundial na 12ª posição mas ressalva do balanço o escasso número de vitórias, apenas seis triunfos, metade dos quais conquistados pelo sprinter Koldo Fernandez. A primeira vitória da equipa em 2009 foi precisamente alcançada por este corredor,  em Lagos, na segunda etapa da Volta ao Algarve.

Plantel 2010
Igor Antón, Javier Aramendia, Jorge Azanza, Sergio de Lis, Koldo Fernández de Larrea, Aitor Galdos, Aitor Hernández, Iñaki Isasi, Egoi Martínez, Mikel Nieve, Juanjo Oroz, Alan Pérez, Rubén Pérez, Samuel Sánchez, Amets Txurruka, Pablo Urtasun, Iván Velasco, Gorka Verdugo.

Contratações: Jonathan Castroviejo, Miguel Mínguez, Daniel Sesma e Romain Sicard (Orbea), Beñat Intxausti (Fuji-Servetto), Gorka Izagirre (Contentpolis-AMPO).

Fundação Euskadi: http://www.fundacioneuskadi.com/pag/ca_index.asp