Nova rede de dopagem desmantelada em Espanha

Uma nova rede de dopagem foi desmantelada em Espanha numa operação coordenada pela Guarda Civil e que procedeu, de forma praticamente simultânea, a 15 buscas tendo como epicentro a cidade de Valencia. A operação que decorreu no terreno nesta terça-feira e estaria a ser investigada pela Guardia Civil desde Junho passado terá como ‘cabecilha’ o médico peruano Walter Viru, anteriormente citado pelo ex-ciclista Jesus Manzano como fornecedor de produtos dopantes à antiga Kelme, tal como o seu colega Eufemiano Fuente. A operação Grial efectou buscas na clínica do médico assim como em duas farmácias, um armazem farmacêutico e domicílios de vários atletas e ciclistas do qual resultaram várias detenções,entre os quais constam os ciclistas Pedro Vera (Andalucia-Caja Sur) (Contentpolis-Ampo) e  Cristina Navarro, além do próprio Viru, seu filho e esposa e vários distribuidores.

A figura desportiva mais relevante e presumivelmente implicada é ‘Paquillo’ Fernandez, atleta de marcha, duplo campeão europeu e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas. Segundo fontes não identificadas pela imprensa espanhola terão sido apreendidos produtos dopantes no domícilio do atleta, como EPO e Hormonas de crescimento.

(em actualização)

5 comentários a “Nova rede de dopagem desmantelada em Espanha”

  1. … o ciclismo é uma gota num oceano de gotas… mas colocaram-no no papel do pardal…

  2. Quando é casos de Dopagem só se sabe do ciclismo… e se continuar assim o ciclismo vai continuar a ser visto como o desporto dos” drogados” , mas enfim… Ainda me lembro do Nuno Assis acusou doping e de um dia para o outro abafou logo tudo e agora ja ta a jogar futebol e a ganhar milhoes…. Ainda ou menos se ganhassemos metadde de que os jogadores de futebol ganham…

  3. Pois, mas quando se fala em atletas federados, engloba-se o desporto em geral.
    Não me acredito que sejam só ciclistas e praticantes de atletismo.
    Mas prontos, tal cm diz o David sf, espero tb que não abafem o processo, caso apareçam provas incriminatórias de que alguns jogadores de futebol estejam envolvidos.

  4. Eu acho que quando se diz ‘atleta’ refere-se a praticantes de atletismo. Esperemos que não caia tudo no esquecimento, como a Operacion Puerto, principalmente no que toca a não ciclistas.

  5. Eu gosto é destas noticias.
    “Um armazem farmaceutico e domicilios de vários Atletas e Ciclistas”.
    Que eu saiba um ciclista é um atleta. N sei pk fazem essa distinção. N compreendo o pk de nao mencionarem as restantes modalidades desportivas envolvidas. N teria por ai uns jogadores valencianos?
    Acho muito bem que se efectuem estas buscas e se dêem penas pesadas aos infractores. No entanto espero que as leis sejam iguais para “Atletas e Ciclistas”, o que n me parece.

Os comentários estão fechados.