Nuno Ribeiro: “Só obedecia a quem tinha de obedecer”

nunoribeiro

Numa entrevista a OJOGO publicada no mesmo dia em que Nuno Ribeiro tem prevista uma conferência de imprensa, o teor das declarações do vencedor da Volta a Portugal oscila entre a confissão de dopagem e a contrição perante os adeptos, atribuindo um importante grau de responsabilidade ao médico – que nunca identifica. Perante a questão de dopagem organizada, Nuno Ribeiro escusa-se a confirmar qualquer realidade testemunhada na equipa exortando os responsáveis a responder a esta questão: “Não sei. Por mim, não. Quem tinha responsabilidades é que terá de o dizer. Não sabia o que os outros faziam nem, verifico agora, o que se fazia em relação a mim”.

Por se tratar-se de um documento relevante para o esclarecimento de um caso que abalou as estruturas do ciclismo português, o Jornal Ciclismo transcreve com autorização do Jornalista Carlos Flórido algumas das frases mais relevantes do discurso de Nuno Ribeiro.

“Tomam-se injecções sem saber do que se trata. Se estamos dentro de uma equipa temos de confiar nas pessoas que connosco trabalham diariamente. E partir do princípio que o que fazem é para nosso bem. Não me competia questionar ou duvidar, até porque não havia motivos para isso.”

“Tomei aquilo que o responsável médico da equipa me deu. Não sabia o que era.”

“Só aquando da notificação é que soube que substância era. Até esse momento sempre confiei que aquilo que me davam eram recuperantes”

“Fui, em toda a minha carreira desportiva, controlado tantas vezes e nunca acusei nada… Não tinha e não tenho razões para desconfiar.”

“Nunca me tinha questionado sobre o que me era dado. Confiar valeu-me a maior decepção da minha vida.”

“Ganhei porque fui mais forte, competi de igual para igual. O doping não me fez ganhar. Pelo contrário, tirou-me a vitória. Este ano estava bem, apostado em chegar ao primeiro lugar, e se o consegui não foi devido ao doping. Foi por ter hábitos de treino e trabalho muito rigorosos, prescindindo dos pequenos prazeres da vida, levando seriamente o treino e a competição.”

“Tenho uma carreira longa, com muitas vitórias e sem problemas com doping. Não será por um caso que me vão colar essa imagem, até porque tenciono fazer tudo para dignificar o ciclismo e lutar contra o doping.”

“A minha carreira não vai acabar agora. Vou lutar contra o doping, lutar por reabilitar a minha imagem, e quando puder tenciono voltar. Nem que seja aos 34 anos, gostava de fazer mais uma época, para viver a minha modalidade e não acabar desta forma. Porque quem anda aqui é por gosto, não é só pelo dinheiro.”

“Mas sei que tenho de pedir desculpa, não só aos que me apoiavam mas a todos os que gostam de ciclismo, pelos danos que este caso fez à modalidade. Sinto que devo pedir desculpa mesmo tendo sido enganado. Sei que o doping está errado, espero poder provar isso e gostaria que agora me apoiassem nessa luta.”

“[equipa]Se se sentiram atraiçoados foi porque alguém da equipa os atraiçoou. Não fui eu.”

“Cada um tem a sua forma de trabalhar e eu só obedecia a quem tinha de obedecer, em termos desportivos ao treinador. Na parte médica, face ao interesse na minha condição física e à forma como reagia em prova, nada me levava a duvidar. Cada ciclista tinha um plano de preparação diferente, tanto no treino como na medicação/recuperação, atendendo às características físicas ou às provas.”

“O encontro com o médico era individualizado e como tal não sabia em concreto o que se passava com os outros. Só alguns aspectos eram conhecidos, por conversarmos, mas não tudo.”

[Doping organizado] Não sei. Por mim, não. Quem tinha responsabilidades é que terá de o dizer. Não sabia o que os outros faziam nem, verifico agora, o que se fazia em relação a mim.

“Sempre confiei nas pessoas. Nunca poderia ter outra atitude. Foi um erro confiar no que estavam a fazer. Era um ciclista profissional e limitava-me a cumprir o que me pediam. Hoje eram 150 quilómetros, amanhã 200… Vivia para o ciclismo e cumpria tudo à risca.”

“Sempre fui de acatar o que me pediam, fosse nas equipas, fosse na Selecção. Mas numa equipa tem que existir confiança, há responsáveis e cumpre-se o que nos é recomendado.”

“Preso?… É evidente que não. Não tenho antecedentes criminais, logo não estarei em condições de ser privado da liberdade. Não cometi qualquer crime e estarei à disposição da Justiça.”

[Problemas de doping no ciclismo] “É a mentalidade. Temos de a mudar.”

[soluções para o doping] Tenho reflectido sobre isso, e o que garanto é que vou fazer tudo para que haja mudanças. O doping não é positivo. Vou tentar ensinar isso aos jovens, disponibilizando-me para campanhas contra o doping. Quero ir a escolas de ciclismo e explicar o meu caso, sobretudo aos mais jovens, para que eles percebam os cuidados que precisam de ter com a sua saúde. Quero conversar com as pessoas, ver como funcionam as equipas e alertá-las.

54 comentários a “Nuno Ribeiro: “Só obedecia a quem tinha de obedecer””

  1. Eu penso que estando lonxe do ciclismo fas moito mellor. Vai embora do ciclismo e tornate coma unha persoa responsabel, cousa que non foste capaz de conquerir na tua vida como ciclista profesional.

  2. sabem o que é estar a começar uma modalidade como o ciclismo começar a ter certos idolos e de um momento para o outro acontecer cenas como estas… um gaijo como eu que não sou profissional,chegar ao fim de um grande dia de trabalho e ainda ter força e vontade de ir treinar e depois chegar as provas e ver profissionais a correr juntamente conosco e até ficamos contentes por isso nem que seja para dizer “so levei 30 minutos de avanço de fulano que é profissional”….no final vimos a saber que tomam essas merdas…
    bem para mim esse gaijo não vale nada…

  3. V.S. essa tua postura e deprimente.
    Pela tua lógica , não é digno não compactuar com o SISTEMA.

    Ex-pro, que infelizmente não sei o seu nome. Boa sorte para a sua vida . Nós não somos obrigados a seguir o caminho que os outros escolhem.
    Aqueles que têm carácter, fazem o seu, e não vão em ondas.
    O meu bem haja.

  4. RESPOSTA A V.S- NAO SOU NEM NUNCA SEREI SANTO SAI POR OPCçAO DE VIDA! NUNCA ACUSEI ! SO ESTOU A RESPONDER NO FORUM PORQUE MUITAS PESSOAS NAO TEM A MINIMA EXPREENCIA DO QUE E O CICLISMO DE ALTA COMPETIçAO! SO ISSO MAIS NADA! ALIAS TUDO O QUE E DESPORTO ALTA COMPETIçAO E DIFERENTE DO DESPORTO DE LASER! NAO VAMOS CRUCIFICAR O NUNO POIS TODOS ELES E TODAS AS EQUIPAS SAO IGUAIS! UMA PERGUNTA- NUNCA SE OUVIU NENHUM ATLETA NEN NENHUM DIRIGENTE DE OUTRAS EQUIPAS CRITICAR A LIBERTY NEM O OUTRO CASO DA MSS? OS TELHADOS SAO DE VIDRO AMIGOS SO MAIS UMA COISA O JOAQUIM AGOSTINHO TAMBEM ACUSOU EM PORTUGAL E FOI LHE RETIRADO A VITORIA DA VOLTA!! NAO E DE AGORA ESTES CASOS!! ABRAçO

  5. “E partir do princípio que o que fazem é para nosso bem. Não me competia questionar ou duvidar, até porque não havia motivos para isso.”

    Tendo em conta a citação acima e a qual foi proferida por Nuno Ribeiro não resisto a dizer isto!

    Diz o médico pro ciclista:

    “Vamos fazer sexo anal! Pois isso vai fazer-te andar melhor!!

    E o ciclista aceita???????? Afinal também é para bem dele e não se questiona as pessoas que connosco trabalham diariamente…

    Enfim…

  6. estou de acordo ctg …. ex pro . mas uma coisa tenho que dizer a esses ignorantes que dizem que o nuno é reincidente …. ele na contra analise deu negativo por isso nunca se dopou …. é o desporto que eu mais amo no mundo até o joaquim agostinho dizia nao se pode fazer uma volta a frança a comer bifes ….. e mais aos criticos que se metam em cima de uma bicicleta e tomem doping a ver se andam …. se estou a falar é porque sei pois tenho a minha vida toda ligada a esta modalifdade ….

    PS: Nuno para mim foste um grande ciclista e vais a continuar a ser um grande abraço

  7. Este Ex.Pro é mesmo engraçado. Desistiu pk os outros se dopavam e ele n compactuava com essa realidade. É so santos agora.

  8. COMO JA TINHA COMENTADO ANTES!TODOS SABEM AQUILO QUE TOMAM!E O PIOR E QUE TODOS O FAZEM!!!! TIVE LIGADO A MUDALIDADE 16 ANOS ,13 COMO ATLETA PASSEI POR TODAS AS CATEGORIAS E 3 COMO TECNICO SEI BEM DAQUILO QUE DIGO!POR ISSO RESOLVI SAIR! PRINCIPALMENTE NA CATEGORIA ELITE- PRO PRATICAMENTE TODOS O FEZEM! ISTO E A REALIDADE POR MUITO QUE CUSTE ASSUMIR E PURA VERDADE!NINGUEM FAZ VOLTAS NEM AQUI NEM NO ESTRAGEIRO A MASSA ESPARGUETE!!!!TUDO OQUE E ALTA COMPETIçAO FUNCIONA ASSIM! E PENA MAS…..

  9. estamos aqui a expressar opiniões sobre determinado assunto; não admito juizos de valor sobre a minha pessoa. Para sua informação: não, não sou um revoltado; com “saltei fora” quiz dizer que descartei a possibilidade de uma carreira profissional; mas continuei a correr vários anos como amador; não era um campeão mas tb não era um manco. Andava o que podia e conseguia e ninguém tinha nada com isso. E era honesto.

    Não vou fazer juízos de valor sobre si, mas a sua justificação “nao vamos condenar o homem pork em todo o pelotao da volta vai muito mais gente carregada e nem nos 50 primeiros ficam… ” é de facto brilhante; eu diria: não vamos condenar um assassino porque andam por aí muitos mais à solta!

    Quanto à volta para frustados, a dos masters, tb não serve: sabe,lá tb acusaram doping nessa volta!
    enfim…

  10. já agora o nuno só teve um caso positivo de doping outro suposto caso a contra anilise foi negativa ou seja é inocente… o nuno pode nao tar totalmente inocente mas o que vejo nos comentarios é que toda a gemte quer fazer o nuno de bote espiatorio se a culpa se dividi-s por 100% seria 20% para o americo 20% para o seu braço direito 20%para o medico 20% para os tres positivos(ou seja 6% paracada ciclista) e os restantes 20% para os patrocionadores , organizadores de provas, publico,Cnad…. e restantes entidades) todos temos um pouco de culpa e no fundo eles os ciclistas sao os menos culpados…. se bem se lembram o Hector Guerra na altura disse nao saber como tinha dado positivo que nao tinha tomado nada se calhar esta ai a explicaçao nao sabia o que o seu medico, director desportivo e respectivo braço direito andavam a combinar quais as substancias estariam a dar aos atletas….. BINGO

  11. pensem nas coisas antes de falarem….

    voces tao inteligentes k sao, e sabios de tudo, quando vao ao medico e ele vos da uma medicaçao ou uma injeçao, voces sabem o k tao a tomar? quem sabe se ele nao vos ta a dar algo contrario ao k voces precisao? e voces inteligentes e desconfiados, (porque por tudo o que estao aqui a dizer nao confiam em ninguem), vao perguntar ao medico o que esta a tomar? nao vao pk no minimo devem de pensar k ele ta a dar algo pro vosso bem, no caso do nuno com tantos anos na mesma formaçao, sem haver problemas porque iria desconfiar do medico?…..
    pelo menos eu penso dessa forma, quando vou ao medico nunca questiono o k ele m vai dar, se tou com uma dor ou alguma coisa vou ao medico porque no minimo sei que ele vai fazer algo pro meu bem nao pra me projudicar….

    em vez de acusar uma pessoa devemos sempre pensar no k vamos dizer, nao estou aqui a defender ninguem mas tbm nao vou acusar, nao á provas para que o possa fazer, e alem de mais s o medico nao tivesse culpa estaria pra s defender…..

    força nuno

  12. Coitado!
    Passa um atestado de burrice a si mesmo e tenta passar a toda a gente! É inacreditavél!
    Quer servir de exemplo aos outros? Pode começar por uma escola de formaçao perto de sua casa, fica em Galegos….e é conhecida também por ser vitima de uma “cabala”…..
    Irradiquem semelhantes pessoas do ciclismo….. para bem do desporto e da verdade desportiva!

  13. ex.atleta, só deixas te de ser atleta pork nao tinhas motor, nao venhas com historias, e mta gente que comenta nao passam de pessoas revoltadas por nao terem motor, mas ja têm soluçao, agora ja existe uma volta para todos os revoltados do ciclismo, a de masters… O Nuno acusou,foi mau, podem dizer que ele so ganhou pork ia carregado, mas nao vamos condenar o homem pork em todo o pelotao da volta vai muito mais gente carregada e nem nos 50 primeiros ficam… se competissem todos de igual para igual ele fazia a diferença na mesma. vamos é ajudar o ciclismo, está tanta gente sem equipa e o nosso povo só critica. Força Nuno e a toda a equipa que precisa de apoio e nao de facadas..

  14. Mas vocês ainda acreditam nele ?
    Por amor de Deus. Ele já é reincidente.
    O que tenho pena , é de ele ser também cobarde, e sendo um homem, porque pelo menos já tem idade para isso, não assume os erros.
    Para além de uma falta de carácter, que me parece evidente pelas suas declarações antes e depois da contra-análise, demonstra um chico-espertismo do outro mundo.

    Ele confiava, não sabia o que lhe davam. Mas está a querer enganar quem ?
    Há uns anos na Liberty espanhola, bateu na trave. Veio para cá e foi, durante muito tempo um ciclista VULGAR. Agora que começou a apresentar resultados novamente, bate outra vez na trave e diz que confiou ?!
    Se fosse eu que mandasse sabia como fazer a tudo isto. Parava-se o ciclismo um ano, ou os que fossem necessários . Para as pessoas pensarem, reflectirem e mudarem a sua postura.

    Para o próximo ano provavelmente iremos ter duas voltas ao futuro. A liberty acabou, o boavista para lá caminha, e é este o futuro do ciclismo. Quem, com um pingo de inteligência abraça esta modalidade com vista a um futuro risonho ? Ninguém
    Então teremos, Loulé, Tavira, Paredes e Barbot. E assim vai o ciclismo em Portugal.

    O problema mais grave não será agora, mas sim daqui a 4 ou 5 anos. Não existirão ciclistas porque isto repela os mais novos de ingressarem no ciclismo.

  15. Agora são vitimas e choram, mas kuando ganhavam corridas kom “gasolina de aviao” no bucho e faziam os outros rapar só para tentar irem na roda até se riam…

  16. Faço das palavra do eu, as palavras do nós.
    Mas é também verdade que os ciclistas são vitimas: são vitimas de um sistema – se os outros tomam e eu não, ando mal e para o ano vou para rua, por isso vou tomar; cabe às autoridades do cilcismo acabar com este sistema.
    Mas também é verdade que só é vai para ciclista profissional quem quer!!! eu, há muitos anos atrás, quando percebi como era o tal sistema, e como não concordava saltei fora, previligiei os meus estudos e a minha carreira profissional; por isso que cada um assuma os seus erros, independentemente do sistema que o tenha obrigado a cometê-los!!!!!!!!!!!!!!!!

    Por fim, vir agora dizer que se tomou coisas sem saber é demasiado esfarrapado… é passar um atestado de besta a si próprio… além de assumir que é mentiroso ainda admite que é burro!

  17. Esperem lá…Este sr. não tinha já sido “apanhado” anteriormente? Se sim isto é tudo conversa. Dizer que o doping não faz a diferença é o cumulo do ridiculo, se não não o tomavam.

  18. sim… Pedro Cunha… Nestas equipas o Atleta não sabe o que é, porque hoje estás na equipa x ,amanhã na equipa y… fiz-me entender?

  19. Acho muito estranho que hoje em dia um ciclista profissional ,se deixe injectar com produtos sem se questionar,ou questionar quem lhos dá, sobre o que que está a tomar.Se é verdade que temos de confiar no que um médico nos está a dar,também deveremos ser pro-activos e desconfiar de todos os “rebuçados” que andamos a tomar.Ou não achará estranho, um atleta de alta competição que, após anos de treino,e que ,conhece melhor que ninguém o seu corpo passe de repente a gerar mais 50 ou 100watts numa rampa .Não sejamos tão ingénuos ao ponto de acreditar em tudo o que nos dizem como verdade absoluta.Talvez a sede ou desejo de ganhar sejam a razão de nos tornar-mo-nos cegos,ao ponto de não crermos acreditar na realidade.Não esquecendo o facto de que, quem ajuda e instiga estas situações ,não serem nada mais do que criminosos.

  20. SO UMA NOTA:HOJE EM DIA TODOS OS ATLETAS SABEM AQUILO QUE OS MEDICOS E MASSAGISTAS LHE ADMINISTRAM ! ANTIGAMENTE ACREDITAVAM NO PAI NATAL. HOJE E BEM DIFERENTE! PS.QUEM TIVER MELHORES MEDICOS TEM MELHOR RESULTADOS HOJE E ASSIM,OS MESMOS PLANIFICAM OS TREINOS E OS MEDICAMENTOS! TODOS SABEM!COMO FUNCIONA!

  21. sim ta tda a gente km inveja d nuno. axo k qlqer 1 qerir tar n lugar d nuno agr, dpx d tdx estas polemicas, grande nuno sim senhor, força a incriminr os amigos e cmpanheiros de trabalh, realmente é preciso ter estomago para agr manda los abaixo e tentar se safar á bronca

  22. a incriminar as pessoas com qem trabalhou tantos anos a fazer se passar por coitadinho sem culpa nenhuma. eu nao acredito q ele nao soubesse o k tavam lhe a administrar mas no minimo foi nigligente ou entao tava tao disposto a tdo q nao tem nem amor plo corpo… se tivesse calado era melho, axo k ja prejudicou esta modalidade o suficiente nao precisa agr prejudicar as pessoas com qem trabalhou (as quais tds sabemos q teem culpa tb) a troco de nda. nao acredito q volte a modalidade e se voltar é pq ja n ha vergonha

  23. Acredito no nuno, porque todos sabemos as pressoes que existem dentro das equipas por ganancias de resultados e por isso para ganhar vale tudo….. acreditem no que quiserem. Força nuno

    PS: nao era eu que depois de 200km e chegar estoirado ao hotel ia perguntar que raio me estavam a dar quando eu mal sentia o corpo

  24. TODOS ESTES COMENTARIOS SÃO FRUTO DE INVEJA.FORÇA NUNO RIBEIRO.ÉS O MELHOR, O MAIS HUMILDE CICLISTA DA ACTUALIDADE.

  25. …e atenção!..ainda ninguem aqui falou dos empresários que tem os seus médicos proprios e nos vendem gato por lebre!…os proprios ao que se diz aconselham determinado médico.E mai; houve até um empresário espanhol que juntamente com alguns atletas tentou descredibilizar um médico portugues porque lhe andava a estragar o negócio…é que os mesmos já não lhes chega ser empresários dos atletas como querem também ser empresários dos médicos. Pobres desses médicos!…..

  26. Finalmente uma observação que resume a glória de muitos ciclistas. Mão pesada para estas pessoas não chega. Temos que ser radicais e levar alguma credibilidade ao ciclismo. Ninguém Patrocina uma modalidade que de um momento para o outro se envolve em tanta polémica, ninguém gosta de estar associado a drogados e traficantes. Mais uma vez afirmo mão pesada não chega!!!!!

  27. pois e sr.biker, nao arranjam equipa nem tem direito a nada, pois trabalhavam a recibos verdes.

  28. Será importante ouvirmos a versão do médico da equipa e a do sr. Américo Silva, pois pelas palavras do Nuno Ribeiro depreende-se que toda a responsabilidade do sucedido caber-lhes-á a eles ou a um deles.Esperemos que se manifestem.

  29. n sabia????? eheheheheh…deixa-me rir, a unica coisa q o nuno ribeiro n sabia…é q ía ser apanhado!!!!!!!!! vir fazer papel de coitadinho é q não…como alguem disse acima, coitados é dos jovens q n arranjam equipa por causa desses “mamados”.

  30. tadinho tão inocente que ele é, esse pessoal do cnad são uns maus. só por causa de uma cerazita é logo doping.

  31. quem precisa de apoio não é quem faz batota. quem precisa de apoio são os jovens ciclistas que não arranjam equipa por causa destes escandalos provocados por ambiciosos sem escrupulos.

  32. identifico me completamente com o comentario do eu.
    Eu que sei como funciona o ciclismo e sei perfeitamente que o Senhor Nuno RIbeito ta a ser hipócrita nessas afirmações…
    Sabia muito bem de que tava a tomar e outras coisas que a própria competição lhe obrigava a fazer. sabia muito bem dos riscos e não queria assumir que realmente se dopou mas se dizesses a verdade não te ficaria nada mal… O ciclista hoje em dia para vencer uma grande volta precisa de uma taxa de hematócrito desumana, precisava de repor essa taxa de hematócrito com recurso a transfusões sanguíneas e esta é a realidade deste desporto. O caminho para a verdade passa por desvender a mentira.

  33. Pois é, isto é a consequência do mundo competitivo em que vivemos… resultados….patrocinios….condições/melhores meios/melhores salários…por aí adiante.
    Não acredito nas justificações que o grande (pois é um bravo) Nuno apresenta. Com os anos de ciclismo que tem, e com os casos que têm aparecido ultimamente, não creio que ele não tenha sequer questionado o que lhe administravam… mto estranho. Agora penso que é tudo consequência da competividade e apresentar resultados a qualquer preço.

  34. Força Nunu Riberiro!! Com estas palavras mostraste muita dignidade, pois disseste que tomavas coisas que algumas nem sabias d que se tratava, mas ao mesmo tempo pedes desculpa.
    força nessa luta

  35. Nuno!..assim não!. essas suas citações se forem estratégia de defesa,muito bem.Se são suas só prova que a hipocrisia vai continuar.Não me parece que quem fala desse modo seja atrasado mental.Antes ao contrário mostra ser acima da média e não me parece que alguem com a sua inteligencia entregue o seu corpo,como diz á mercê de qualquer um mesmo sendo médico.É por isso que os médicos fogem do ciclismo porque sabem que mais tarde ou mais cedo vão ser bodes expiatórios da vossa vontade e de alguns directores desportivos quererem mais e mais…houve um médico que entrando para certa equipa com o epiteto de o maior,ao fim de 2 meses o que se dizia na equipa é que para termos um médico destes não é necessário medico. Que é certo é que a equipa acabou e o médico continua…Havia um D.D. que dizia que esse médico andava aí só para dar oxigénio!..o que é certo é que esse D.D era o primeiro,ao que se diz,a madrugar para vigiar os VAMPIROS…Nuno diz o que sabes a troco de te deixarem correr mesmo para o ano apesar deste teu primeiro depoimento já não te dar grande credibilidade,mas não digas que não sabias nem faças do médico o unico culpado.Se não concordavas já devias ter denunciado

  36. Pode já começar por visitar as escolas de formação, pois tb não sabem nada de doping …LOL

  37. ” O doping não me fez ganhar ” Ahahahahhah
    “Ganhei porque fui mais forte, competi de igual para igual ” Ahahahhahahha
    Tanta inocencia

  38. Como não viste se na caixa dizia optovite ou coisa assim parecida? da proxima desconfia mais, até um sub23 sabe ver o que é uma b12 e o que não é.

  39. A culpa nao e tua .. tu foste mais um que foi traido pela ganancia de vencer dos patrocinios

  40. Todos no ciclismos obedecem a quem têm que obedecer,,,os colegas da ex la mss também, só que a esses incriminaram-os logo…sem direito a resposta!!!!

  41. Podiam só me esclarecer, sendo assim o David Blanco fica como vencedor da Volta a Portugal?

  42. É uma resposta comovente do Nuno que nos leva para o plano da crença de que, por vezes, os ciclistas são penalizados por tentarem encobrir as altas instâncias da equipa. A ser verdade tudo o que afirma, só tem uma coisa a fazer; dirigir-se ao Ministério Público e dizer tudo o que sabe sem medo de represálias.

Os comentários estão fechados.