Contra-análise confirma doping na Liberty Seguros

As contra-análises solicitadas por Nuno Ribeiro, Héctor Guerra e Isidro Nozal confirmaram que os três corredores da Liberty Seguros tomaram CERA – EPO de efeito prolongado – antes da Volta a Portugal. Os testes realizados em Paris, na semana passada, voltaram a revelar a presença daquela substância. Estes resultados implicarão a desclassificação dos três homens na Volta a Portugal, fazendo com que Ribeiro perca o título para David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira). Após a contra-análise, a UCI vai encaminhar o processo para a Federação Portuguesa de Ciclismo, cujo Conselho de Disciplina terá de pronunciar-se e de propor a sanção correspondente para Nuno Ribeiro. A federação espanhola terá igual papel em relação a Guerra e a Nozal.

A revelação do positivo na primeira instância levou ao cancelamento imediato do patrocínio por parte da Liberty Seguros, o que motivou o encerramento da equipa da União Ciclista da Charneca. Perante a nova legislação nacional, o caso pode configurar uma situação de dopagem organizada. Espera-se agora pela investigação do Ministério Público para saber se alguém será responsabilizado e punido além dos corredores, sendo que os próprios atletas arriscam penas de prisão.

Fonte: DN e A Bola

Foto: PAD/JLS

18 comentários a “Contra-análise confirma doping na Liberty Seguros”

  1. btt4all tens razão eu faço btt e há muita gente com doping e não ha control mas prontos.
    nuno é bem feito para ti é bem feito para a equipa e para os medicos, mas agora não venham estragar o ciclismo mais do que o ja esta

  2. Boa tarde a todos!
    Meus senhores e senhoras, o doping existe (infelizmente) de forma generalizada (pelos dados que vão surgindo) em praticamente todas as camadas do ciclismo, é um porblema para minimizar…Em Portugal, além de uma cultura muito própria da modalidade (e dos seus agentes desportivos, pois a doença começa tb por eles) à qual se junta a pressão (ões) de internas e externas à prática e aos praticantes leva a esta toxicodependencia com consequencias desastrosas para todos. Importa, fazer um corte com o passado e presente…pensem duas vezes antes ecreverem qualquer coisa…não vale apena virem com desculpas de A e B, deixem de ser chicos espertos e passem a ser honestos! precisam-se medidas duras, muitos duras que de facto solicietem mudança de comportamentos.

  3. Grande exercício de retórica tentares atirar Freud para as teses do ódio e da ignorância. Acredito mesmo que até o próprio ficaria estupefacto com essa projecção de zangas e ódios que lhe atribuis como essência da seu pensamento…poeira para os olhos, não obrigado! Vai lá velar os teus mortos porque aqui é para falar de ciclismo e debater e rebater ideias!

  4. Peço desculpa ao ROQUE!… acho que imtrepetei mal a sua resposta dada ao Benjamim após voltar a ler.Creio que não condena os ciclistas mas defende os ciclistas em relação aos outros desporistas.Desculpe e se assim é retiro o que disse!..

  5. São estes ROQUES e outros que ñuma lógica Freudiana de projectar nos outros as suas zangas e ignorancia,se servem destes espaços para vomitar o ódio e a frustração que lhes vai na alma…não perco mais tempo com tão fraco defunto!…

  6. E outra maneira de dar nas vistas é comentar o que os outros que alegadamente não sabem do que falam dizem sem nada adiantar ou esclarecer. Perdeste uma boa oportunidade de estares quieto com os dedos, incógnito( pessoa que assina sem anonimamente).

  7. bem bem ,,,, todos os envolvidos são culpados… ninguém obriga ninguém a tomar algo que não queira… só tenho pena é que todos os SENHORES depois de serem considerados culpados… continuem no meio … só que neste caso no BTT… o que planeiam ?! deitar abaixo a dignidade do BTT também ? neste momento deve haver mais dopping no BTT que no ciclismo !… quand é que alguem começa tambem a controlar isto !? ABRaço

  8. O comentário do Jpsé Roque é o retrato de quem algo quer dizer sem saber doque fala..há outras maneiras de dar nas vistas!…

  9. Hj saiu esta noticia da Liberty… ESTA SEMANA VAI SAIR DE CERTEZA ALGUMA NOTICIA SOBRE OS EX CICLISTAS DA LA MSS… Convém abafar o caso de DOPING da Liberty (com 3 CICLISTAS, só!) Os outros não acusam e são muito muito mais castigados!!!

  10. Pois é Benjamim esse privilégio de ser tratado às picadas de abelha com corticóides e sair incólume é só dado aos futebolistas como o Cannavaro porque nem o pobre de Petacchi teve direito a tratamento especial por ter tratado a sua comprovada asma com uma substância supostamente autorizada até determinada quantidade.

  11. Espero que não comam todos!…se deu positivo tomaram!…como ?…não sei! mas não me parece que fosse algo organizado.!…posso testemunhar até porque está escrito em processo do C.Saude,que recebi só porque estava em serviço de urgencia,um atleta da LibertY ( pouco antes da Volta)com um olho em muito mau estado por picada de abelha,e o mesmo se recusou a tomar um corticoide ( como é de boa prática médica…) alegando medo de ser controlado dizendo que o Américo e o V.Paulo tinham informado a equipa de que acabaria se houvesse problemas.Curiosamente ,mesmo informado de que seria dado conhecimento ao CNAD,o atleta recusou-se a ser tratado segundo a boa prática médica… foi medicado com um antihistaminico e informado que não deveria treinar dado a interferencia do farmaco no estado de consciencia e nos reflexos e que a morrer por morrer seria melhor pela cura!!!!

  12. quando é que vão parar de desculpabilizar os atletas e culpar só os médicos? Ambos têm culpa!!! Sobretudo o atleta….pois ele é que se deixa enredar por estas situaçoes…..ou são uns anjinhos?
    Já a gora, quando se sabe algo dos escalões de formaçao? Ou a culpa vai morrer solteira, como sempre????

  13. Dp de tantos casos de Cera no ciclismo internacional, estes ainda acreditavam no pai natal.
    N csg entender cm é que ciclistas experientes têm um controlo positivo a uma das substancias proibidas mais badaladas dos ultimos anos.
    Só é triste que a liberty tenha tirado o emprego aos outros que n têm culpa nenhuma. Penso que n deviam misturar as coisas.

  14. é agora que vamos confirmar se existe “política” no ciclismo e, mais uma vez a lei é só para os “pobres e fracos” ou, cada um vai ter o que merece?…

  15. Infelizmente confirma-se o pior.
    Estou triste pelos atletas, que certamente não serão os maiores culpados neste processo.
    Para eles, um abraço de solidariedade.
    António Amorim

Os comentários estão fechados.