Protease de Cabreira também encontrada nas casas de Maynar e de três corredores

A protease encontrada numa amostra de urina do corredor João Cabreira e que, alegadamente é usada para destruir traços de EPO, foi também encontrada na casa do médico da então LA-MSS, Marcos Maynar, assim como nos domicílios dos corredores Afonso Azevedo, Cláudio Faria e Pedro Cardoso. A informação é hoje veiculada pelo Diário de Notícias, jornal que revela ainda que, além da amostra de urina de João Cabreira, também o líquido orgânico de Rogério Batista continha a mesma protease, de acordo com os testes feitos pelo laboratório de Colónia.

João Cabreira esteve suspenso pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Ciclismo devido a este caso, mas recorreu para o Conselho Jurisdicional, que o ilibou. O caso decorre ainda ao nível do Tribunal Arbitral do Desporto, já que a Agência Mundial Antidopagem não se conformou com a decisou do órgão de recurso da federação portuguesa e recorreu para a instância internacional que tem legitimidade para punir o corredor, caso entenda que Cabreira recorreu à protease com o objectivo de viciar a análise antidopagem, de modo a danificar a amostra e impedir a detecção de EPO e outras substâncias dopantes

De acordo com o Diário de Notícias, que teve acesso ao processo criminal, a rusga da Polícia Judiciária, em Maio do ano passado, permitiu encontrar na posse de Afonso Azevedo, Cláudio Faria e Pedro Cardoso uma mistura de proteases. O relatório pericial elaborado pelo Conselho Nacional Antidopagem (CNAD) explica que a utilização do “cocktail” de proteases serviria para eliminar da urina, qualquer que fosse o pH desta, todas as proteínas dopantes, como é o caso da EPO.

A operação policial apenas visou os elementos portugueses da equipa. No entanto, como conta também o diário lisboeta, seis meses depois das buscas em território luso, as autoridades espanholas fizeram uma rusga em casa de Marcos Maynar, médico da LA-MSS, tendo ali encontrado a mesma mistura de proteases que antes haviam sido achadas nas casas de três ciclistas.

O chamado “Caso LA-MSS” ainda não foi encerrado pela justiça desportiva, aguardando-se uma decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Ciclismo. Qualquer que venha a ser essa decisão, será sempre passível de recurso. Na justiça civil, todos os corredores foram ilibados, pois, à data dos factos, a ingestão de substâncias dopantes não constituía crime, mas o director-desportivo, Manuel Zeferino, e o médico, Marcos Maynar, estão acusados pelo Ministério Público de um total de 16 crimes. Incorrem ambos numa pena que pode chegar aos 8 anos de prisão.

36 comentários a “Protease de Cabreira também encontrada nas casas de Maynar e de três corredores”

  1. Penso que o melhor comentário a esta noticia é o do Sr. Paulão.
    Tudo o resto que aqui foi dito são histórias da carochinha, incluindo o meu comentário.
    Não consigo contudo perceber onde anda a imparcialidade da justiça Portuguesa.
    Os critérios não são iguais, pois o outro caso que não o da LA é muito mais grave, pois trata-se de uma organização e no entanto não vi avanços nenhuns. Encobriu-se o sol com a peneira.
    Desde que estive ligado ao Ciclismo ja tinha a ideia que de coimbra para baixo os critérios são diferentes e isto só vem confirmar a minha teoria.

  2. Não concordo nada com estas teorias de quem continua a defender não sei bem o quê! Mas ainda assim, admitindo tudo o que foi dito, até posso vir a concordar, desde que se deixe de viver na hipocrisia. Os grandes atletas e campeões em vez de virem dizer aos infantis e crianças que estão a começar e que os vêem como heróis, que o doping é mau, para nunca entrarem por esse caminho, porque eles próprios nunca fizeram nada contra as regras e para a comunicação social igual. Em vez disso digam logo que quem quiser ser profissional do desporto tem que “IR CONTRA AS REGRAS”(é disso que se trata). E aqui cada um é livre de escolher… Caso contrário não vivam na hipocrisia, é que isso é a pior coisa que se pode fazer. 

  3. Mas então, despenalizava-se o consumo de certas substâncias até um determinado valor, desde que administradas por um médico certificado pela UCI, que todos tomem o mesmo, sem colocar a saúde de ninguém em perigo. E que quem tenha tomado algo a mais seja imediatamente banido, pois acabavam-se todas as desculpas. E depois o que acontecia? Não tenho a menor dúvida que a partir do dia da despenalização os atletas passariam a estar ainda mais carregados, pois para se superiorizarem aos outros necessitavam de tomar uma dose ainda maior. Mas neste momento é proibida a dopagem, logo tem que se cumprir a lei e punir quem for apanhado, seja através do controle antidoping ou de buscas policiais.

  4. Concordo plenamente com o sr benjamim carvalho.
    Penso que são muitos os que nada percebem do assunto a virem cá dar palpites.
    Temos que ver que os atletas têm muito desgaste e se andarem todos a seco terão a sua saude em risco. Ao contrario do que se pensa, voces experimentem treinar e correr todos os dias sem tomarem nada. Ao fim de um mes, digam-me como estão fisicamente. N terão defesas nenhumas, ja para n falar do desgaste acumulado.
    É mais que obvio que alguns ciclistas têm que recorrer á tal substancia proibida que é a (EPO), caso contrario ficarão anémicos. O que eu penso é, que já que existe uma taxa limite de 50% então pk é que é proibida a sua utilização? N tem lógica. Deveriam autorizar a utilização da EPO até essa taxa, a partir dai sou a favor de serem castigados pelo menos 4 anos.
    Outra coisa que revolta é que nos outros desportos n existe nada disto. Ngm vai a um estadio chamar drogados aos jogadores. São santos? Eles até sabem quando vão ter os controlos surpresa.
    Será que ngm estranha a diferença de velocidades por exemplo de um jogo normal de campeonato ou de taça de portugal e um jogo da liga dos campeões? Sou só eu a ver este fenómeno? Será que só eu vejo semana sim, semana não, noticias de jogadores que tombam nos relvados? Que justiça é esta afinal?
    Algo que constato, é que cada vez existem mais pessoas nos estádios e cada vez existem menos equipas de ciclismo. É com adeptos da treta como vocês que esta modalidade vai longe…

  5. Permitam o doping e deixem-se de hipocrisias! Não existem na alta competição vitórias sem doping. Então permitam aos atletas fazê-lo de forma responsável e debaixo de apoio médico competente. Será melhor que a auto-administração ou administração feira por curiosos!

  6. Caros adeptos da modalidade, tal como eu. quem pratica o desporto, sabe que tem de haver kms de treino para se poder competir ao mais alto nivel, haver vitaminas para suportar melhor os desgastes, pois por muito epo que se tome sem treino não se ganha rigorosamente nada, é omelete sem ovo. Enfim todos nos sujeitamos a medicamentos nem que seja para curar a dor de cabeça. mas é estranho que sejam so os ciclistas a doparem-se, os santinhos dos jogadores de futebol não? ou não interessa manchar essa modalidade ja repleta de escandalos e desvia-se para outras. pois quando ha jogadores de futebol que estão dias sem fazer a barba porque será, ninguem da anti dopagem não desconfiará, ou fecham os olhos. tenham vergonha. deixem o ciclismo em paz. e acabem com a pouca vergonha do futebol

  7. No caso LA-MSS não há cabalas, mas as notícias surgem cirúrgicamente no sentido de denegrir a imagem dos envolvidos.
    Qual o interesse desta notícia? A necessidade de justificar uma operação policial cheia de erros e ilegalidades, publicitar o CNAD e o seu Director( que anda tão caladinho e porque será?), fazer pressão sobre os magistrados que não têm preparação específica em direito desportivo e a última bicicleta que viram foi a sua quando tinham tenros anos.
    A decisão disciplinar vai sair mais dia menos dia, cheia de erros e ferida de morte com base em documentos pouco legais. Não vão faltar motivos para notícias…

  8. Quando digo que ética cada qual tem a sua,quero chamar a atenção para os que sabem ensinar mas não sabem fazer ou melhor: « bem prega Frei Tomás.»….quanto a negócio cada um sabe dos seus!…mas se alguem conhece um negócio elicito deve ter a coragem de o denunciar.

  9. Pelos vistos o David conhece bem o negocio!…uns juram por Hipocrates outros adoram o Hipocritas.Assustam-me os puros mesmo os de espirito

  10. ‘Quanto à ética cada um tem a sua’. Esta frase resume tudo. Quem tem uma determinada ética ganha. Os outros que se retirem, dado que como não ganham, não têm emprego. Se o negócio do controlo antidoping vai de vento do popa, que dizer do negócio do doping? Quantos ‘hemodruidas’ não vivem à custa disso? De um negócio ilegal e que nem paga impostos?

  11. Nas substancias dopantes está em causa a ética,o aumento das capacidades (a água também aumenta a capacidade…)e a saude do atleta.Quanto á ética,cada qual tem a sua,quanto ao aumento das capacidades,o treino deve ser banido uma vez que não é um modo tão inocuo como issso…quanto há saude ,é para mim inquestionável que deve ser preservada ao milimetro até mesmo com a púnição de todos que contra a mesma atentem.

    Nos meus já longos 32 anos de grande dedicação ao desporto,sinto-me autorizado a divulgar que os poucos casos que eventualmente teriam posto a saude em perigo,foram atitudes que só aconteceram porque,salvo raras excepções,não há médicos que queiram dedicar-se ao desporto.Os médicos que no seu dia a dia dedicam a sua vida a lidar com a doença e a prescrever grande parte da medicação que se for dada a um atleta é proibida a não ser que peçam autorização ao médico da IDP que há mais de 20 anos não vê um doente e que´como em terra de cegos quem tem olho é rei vai impondo as suas ideias até nas questões legais,Não se surprendam se um dia o controle for feito nos ginásio,escolas,infantário…e nestes vai ser perigoso porque os pediatras não vão poder prescrever ACTIFED as crianças porque tem pseudoefedrina na sua composição!…
    tenho tanto que dizer mas agora vou apanhar um bocado de SOL ( estimula a produção de serotonina…vou ficar dopado!…) mas não queria partir sem fazer o balanço dos resultados deste caso: 1-para já sabemos que estão desempregadas dezenas de pessoas 2-alguns não adoeceram com os produtos mas ficaram agora doentes fisica,psiquica e socialmente. 3-a ética do desporto e a saude do mesmo não melhorou seguramente 4-o negocio da luta antidoping vai de vento em popa…melhor que o da gripe!..

  12. no benfica foi apanhado o sergio ribeiro k esta a correr no barbot e apanhou 2 anos .
    sim devia-se falar era de contrataçoes e despensas isso sim era falar de coisas reais

  13. Caro José Carlos Gomes,

    Tal como diz o provérbio “Quem não sabe ser caixeiro, que feche a loja.”. São vários os exemplos que nos comentários existentes neste texto (e noutros também) onde está espelhada a tua dualidade de critérios e falta de rigor enquanto moderador.

    São vários os comentários em que acusam os “Maiatos”. Que eu saiba o problema que afecta todos estes atletas, o Manuel Zeferino e o médico espanhol Marcos Maynar ocorreu no Povoa Cycling Club e NÂO NA UNIÃO CICLISTA DA MAIA.

    Está aqui um exemplo grave na tua/vossa verificação dos conteúdos em que autorizas a publicação podendo neste caso sim ser considerado como um ataque ao bom-nome da União Ciclista da Maia. Eu como Maiato pois sou habitante na cidade da Maia sinto-me muito triste ao permitires estes trocadilhos. OK, neste caso para ti não há problema porque o visado não é entre outros corredores o médico do Marco Chagas e do Joaquim Agostinho.

    Mas enfim, cada um sabe de si e se quiseres moderar não publicando este meu comentário estás perfeitamente á vontade pois posso sempre transcrever para o meu blog como tem já acontecido em situações análogas…

    Quanto á questão do “Póvoa Cycling Club” mantenho que se sempre disse e que me custou alguns dissabores, ou seja, e de acordo com a alínea 2º do artigo 32º da Constituição Portuguesa “Todo o arguido se presume inocente até ao trânsito em julgado da sentença de condenação, devendo ser julgado no mais curto prazo compatível com as garantias de defesa.”.

  14. O Benfica em quando tinha ciclismo foi investigado?????? Tambem não teve ciclistas castigados?? E sera k doping só existe na maia por causa da perda de um grande homen e de um grande ciclista, foi isso k levou a investigar e tratar esta modalidade como criminosos! E porque k no futebol, caso concreto tambem benfica, quando faleceu em pleno esforço fisico tambem o Feher não desencadeou uma acção tal como esta?? porque?? Porque não os tratam como criminosos, dopados, pk?? Pois o Nono assis tambem do benfica esteve castigado pelo mesmo facto, e os casos da equipa de baskect tambem no benfica k fizeram terminer com a mudalidade, não são dopados, criminosos!! Benfica é uma instituição de desporto ou uma farmacia?????? HAAAAA OK TEM MUITO €€€€€, POIS….. Deixem, os ciclistas da Liberty em paz, pois a equipa não se resume a apenas tres atletas, deixem os maiatos na qual a formação já não existe!! Vamos falar de ciclismo, esta na altura das contratações, dispensas, isso não se fala???
    Os orgãos competentes vão punir aqueles k realmente têm k ser punidos, os A;B ou C. Pois as leis têm k ser aplicadas para todos iguais, e eu acredito nisso!!

  15. “De acordo com o Diário de Notícias, que teve acesso ao processo criminal” – O Jornal de Ciclismo, só faz citações , é pena que apenas se resuma a isso. E o Diário de Noticias terá consultado tudo? Terá consultado mesmo? … não viu foi nada. Mas como a página do DN onde aparecem estas notícias são subsidiadas pelo IDP, do qual o prof. Luís Horta é funcionário ( melhor ,presidente do ADOP) está tudo dito.

  16. Blá Blá Blá… sempre a mm conversa no Caso LA MSS!! Para sair esta noticia não é por estar para breve a divulgação das kontra-análises de uns korredores que deram positivo que kuriosamente era da mm equipa? bjs

  17. a diferença é k a liberty teve a bom senso de afastarem do ciclismo, ao passo k os maiatos continuam a dizer-se inocentes..

  18. Perdoem-me mas quem realmente gosta desta modalidade, deve ser mais exigente com a nossa comunicação social! Não podemos deixar que o ciclismo Português se deixe destacar apenas por casos destes… O ciclismo não pode ser só isto para a CS! Eu quero saber os resultados das provas, eu quero saber das imensas histórias engraçadas que se passam em torno das provas, dos atletas, das equipas, eu quero saber quem são as empresas q ainda acreditam nesta modalidade e q apostam nela, em prol deles mesmos claro, mas também em prol de todos nós, porque sem isso, não temos este espectáculo que vicia, q faz elevar a adrenalina, no sentido em q nunca se sabe como vai terminar cada prova! Eu gostava q houvesse uma Federação que deixasse de tar acomodada e lutasse para haver mais respeito e uma maior cobertura relativamente à modalidade…mas o q sinto, pq é o q vejo q se vai escrevendo na CS, é q Federação apenas se limita a existir, e mtas vezes a existir muito mal…pois é mto evidente q tem dois pesos e duas medidas…No contexto actual, estar na Federação n pode significar apenas passear em representação, mas sim lutar pla continuidade da modalidade, essa tarefa n cabe apenas às equipas!!Deus queira q um acordar..n seja tarde demais…

  19. O Sr. N_Costa diz mto bem!…Mas a questão aqui, n é ser santo ou deixar de ser!!…Mas sim o modo em como as coisas são/foram feitas!! Ou será q os organismos competentes achavam q o mal estaria apenas na equipa da LA?! A fazer uma operação destas, então ia-se a todas as equipas e n linchar publicamente apenas uma, e ainda por cima muito mal feito!!! Esta operação tornou-se ridícula pq se deixaram manipular plos interesses de alguns…

  20. Sera k os Maiatos são Santos??? Ainda conseguem acreditar na inocencia deles?? Um caso de mais de ano ainda não foi resolvido, já kerem condenar os liberty, adrap, etc…. vamos dar tempo ao tempo, e acreditar na justiça!! Pois isto é um tema muito melindroso, e não muito fasil de abordar e provar!!
    Todos nos sabemos, k o doping anda 500 anos a frente do control… quando se consegue detectar uma substancia já existe mais duas ou tres para fugir!! Todos nos temos direitos de defesa, e por acaso já saiu a contra analise dos casos liberty???? E se der negativo??? Vamos com calma!! E para mim, todos casos sejam graves, o mais grave e priocupante é o da Adrap, esse sim, deve ser bem punido e rapidamente, pois estamos a falar de formação, jovens adolescentes, isto é muito grave… E amigos, quem dera k estes casos fossem os unicos, mas infelismente é em todo mundo, em todos os desportos dos mais pacatos aos mais duros incluindo cavalos, pombos correios e etc…. por isso não apontem o dedo só ao ciclismo!! Beijos e abraços

  21. Gostava imenso que o jornal ciclismo também desse notícias do caso Liberty.
    Ou será os CHEFES , não deixam ?

  22. Na verdade este problema deveria ser resolvido o mais rápido possível, na medida que se vai arrastando uma vida inteira sem resolução à vista. E como tal permite que cada vez o ciclismo se vá afundando futuramente sem qualquer fim em vista.

  23. Claro q este caso ainda n foi encerrado pla justiça desportiva pois da muito jeito mantê-lo em aberto e fazer render o peixe…plo menos pa esconder as misérias que foram realmente postas a nu(positivos reais!)!! Sinceramente não entendo estes jornalistas que se calam perante factos, que dado a sua comprovada dimensão são no mínimo passíveis de investigação jornalística e continuam a alimentar um pseudo caso que já se percebeu q foi dd o inicio cirurgico, mal conduzido e onde cada noticia q aparece vem sempre em alturas que convêm aos mesmos…triste este tipo de jornalismo por encomenda!

  24. É pena que alguns comentem sem lerem com atenção. Onde é que está escrito que Maynar tinha em casa urina do Cabreira ou dos outros ciclistas???? Cabreira e Batista tinham uma protease na urina, detectada pelo laboratório. Os outros e Maynar tinham em sua posse uma mistura de proteases, prontas a serem usadas, e uma dessas proteases é a mesma detectada a Cabreira a Batista

  25. ainda hoje pergunto como é que os espanhois que corriam tambem na equipa e o Bruno Pires se escaparam, não me venham dizer que eles eram santinhos.

  26. …temo que estes casos tenham forte repercussão no PIB e no indice de pobreza nacional…
    e por circunstancia espero também que não prejudiquem o combate á gripe nas vertentes clinicas e ECONOMICA!!!…

  27. E o Maynar tanto tempo dps ia ter amostras de urina do cabreira? lol É pra rir não? e por alma de quem é que ele teria as amostras de urina em casa?
    Investiguem quem deve ser investigado.

  28. “à data dos factos, a ingestão de substâncias dopantes não constituía crime” – como é possível?!?

  29. será que o caso liberty, aluvia e adrap também vão demorar tanto tempo?… ou o Zeferino e o Cabreira irão ser castigados de forma exemplar só para inglês ver e depois mais nada acontecerá? estou para ver…

  30. eles estão a levar este caso ao extremo… parece que fizeram deste caso “o caso” e julgo que cabreira vai ter vida dificil no tas.

Os comentários estão fechados.