Ministério Público está a investigar Caso Liberty

Luís Horta, director do Laboratório de Análises de Dopagem, afiança que o Ministério Público está já acompanhar o Caso Liberty e os três casos de dopagem por CERA. Nuno Ribeiro, duplo vencedor da Volta a Portugal, e os espanhóis Hector Guerra e Isidro Nozal acusaram a mesma substância proibida no mesmo controlo algo que surpreendeu o responsável do LAD. “Os nossos médicos tiveram dificuldade em realizar esse controlo”, explica o médico na edição impressa do Jornal Record. “É pouco comum que uma equipa acuse tantos casos. Mais estranho ainda é que um médico tenha sido demitido por uma equipa espanhola quando se soube dos casos da Liberty”, acrescentou, sem deixar de ressalvar a estranheza provocada por três resultados positivos em cinco amostras recolhidas.

“Para já não podemos dizer que existe uma rede organizada, mas o Ministério Público está a investigar”, adianta.”A autoridade anti-doping vai apurar estes casos o mais longe possível, escudada na nova lei. Os responsáveis, sejam eles quais forem, poderão apanhar entre seis meses e três anos de prisão”, avalia o responsável. Já sobre o caso ADRAP e os dois ciclistas que acusaram morfina, Horta relembra que a “pena de prisão poderá ser aumentada para o dobro”.
A Volta a Portugal Masters também não escapou ilesa aos casos de dopagem que varreram todas as Voltas a Portugal, à excepção da Volta a Portugal do Futuro. “Houve um caso de Nandrolona e outro que acusou o uso associado de Nandrolona com efedrina”, adiantou Luís Horta.

Regime Jurídico de Luta Contra  Dopagem [PDF]

14 comentários a “Ministério Público está a investigar Caso Liberty”

  1. quando sai o resultado das contra analises ou melhor quando e que o david vence a volta ?

  2. No ciclismo o problema do doping não é quem toma ou quem não toma. O problema é, quem é apanhado ou quem não é apanhado.

    E também o problema de doping, não é privilégio de Portugal.

  3. Sr Benjamim, neste caso “Liberty” já querem referendo? Eu Queria era ver a PJ investigar a fundo, e ver se onde veio as substâncias, quem as admnistrou? Não era Doping Organizado? AQUI NESTE FORUM CANTAM, CANTAM mas NÂO ME ENCANTAM!!

  4. Seria uma medida mais justa pois todos estavão em pé de igualdade.
    e ao mesmo tempo deixa de ser um pretexto para aqueles que não se aplicam a treinar
    virem dizer que os outros estão todos dupados. pois todos sabemos que á aqueles que se aplicam
    e seguem os planos de treino com seriedade para ganhar. e á aqueles que andão de bicicleta a fazer uns km durante a semana mas tambem querem ganhar.

  5. Gostei sr benjamim. Concordo plenamente.
    Eu penso que deviam haver parametros normais de todas as substancias. Um atleta com um hematocrito natural de 39 ve-se privado de fazer um tour por exemplo. Se existe o limite dos 50% pk n deixar tomar até ai? existia maior igualdade. Todos os que estivessem acima disso k fossem irradiados.

  6. Gostava que,tal como no aborto,houvesse um referendo ás substancias proibidas…no aborto morria-se pela clandestinidade…no doping se tal acontece é pelo meso motivo.A pergunta poderia ser:concorda com a utilização de substancias ergogénicas desde que técnica e cientificamente controladas,sendo o médico responsável por todas as consequencias negativas que daí pudessem advir?…isto porque as maiores alterações benéficas ou maléficas sofridas pelas estruturas orgánicas são resultantes do treino e da competição,muito menos que as derivadas dos produtos farmacológicos.Também deixaria de existir a diferença entre os bons e os maus,isto é entre os que são ou não são apanhados…e já agora se puderem informem-se acerca das somas astronómicas ligadas ás empresas de doping …controladres,laboratórios etc…numa altura em que há fome no mundo,em que há epidemias por tudo quanto é sitio,etc etc…andam por aí uns gajos a olhar para as pichotas a mijar…

  7. “É pouco comum que uma equipa acuse tantos casos… …sem deixar de ressalvar a estranheza provocada por três resultados positivos em cinco amostras recolhidas … …não podemos dizer que existe uma rede organizada… …Os responsáveis, sejam eles quais forem, poderão apanhar entre seis meses e três anos de prisão” –
    E O SR. HORTA DEVE PENSAR QUE “NÓS” ACREDITAMOS NO PAI NATAL…

  8. Meus amigos,
    Todos os dias aqui se fala em verdade desportiva, e quanto aqueles que podem tomar determinadas substâncias mediante receita médica será isso verdade desportiva? será isso justo para quem anda “limpo”?
    Para os mais moralistas que se sentem donos da verdade pergunto-lhes porquê só se controla o desporto?? porque não se controla os cantores que tomam substâncias para melhorarem o seu desempenho? não existe competição na musica? Porque não se faz controlo aos actores que fazem os mesmo? não existirá competição entre os actores para serem os melhores? E o aluno que tomas substancias para melhorar a sua concentração? Todas estas substância num desportista será doping a lá se vai a verdade desportiva mas para o resto das actividades isto nem sequer nos passa pela cabeça!! Meus senhores parem de ver isto como um problema do Desporto em particular do ciclismo e vejam isto como um problema da sociedade, isto é o preço da ciência, da nossa própria evolução. Parem de usar o ciclismo como “bode expiatória” acreditem toda esta confusão no ciclismo tem única e exclusivamente a ver com o Sr. Luís Horta querer justificar o seu orçamento e mostrar serviço .
    Sou contra a luta sim sou mas não desta forma a luta começa na consciência de cada um na mudança de mentalidades fazendo acções de formação ao jovens não desta forma onde se usa especialmente o ciclismo só para dizer que a luta existe.

  9. O Dr Horta enquadra-se no em terra de cegos quem tem olho é rei…num país onde a referencia dos comentários é um ex ciclista que diz que no tempo dele o Doping nada tinha a ver com o Doping actual…valha-me deus!….gostava de dizer missa mas nem sou crente nem padre.

  10. (…) “Os responsáveis, sejam eles quais forem, poderão apanhar entre seis meses e três anos de prisão” (…)

    em que País no nosso Portugalzinho?!? que barrigada de riso !!!

  11. Os veteranos que se dopem á vontade tambem não tem nada a perder, já estão com um pé no caixão e pelo menos acabam com o sofrimento que são as suas vidas ridiculas.
    Mas agora a serio , estão apenas a aguardar a contra-analise.

  12. E não são revelados nomes dos veteranos porquê?
    Será porque são veteranos com muito dinheiro e que abafam o caso? Anda um a correr que acusou duas ou tres vezes mas castigo nem vê-lo…

  13. fiqueos a aguardar, espero que neste caso o horta seja competente. Mas neste caso não é doping organizado? ah foi so coincidencia os 3 casos!!!

Os comentários estão fechados.