PERCEBER O NOVO CONTROLO ANTI-DOPING

A Lei 111/2019, de 10 de Setembro, vem alterar, mais uma vez, o regime de antidopagem no desporto. Se nas alterações anteriores se pode dizer que não existia nenhuma reforma de fundo, nesta última, o paradigma do controlo muda de forma visível.

As alterações são várias mas, de forma essencial, … Ler mais

Aí vem o ranking para as equipas de clube

No sentido lato da palavra, pelo menos assim o classifica a Wikipédia, ranking ” é uma classificação ordenada de acordo com critérios determinados” , o que pressupõe à partida que os critérios determinados tenham que ser objetivos e estejam de acordo com o a necessidade com que foi criado.

A Federação Portuguesa de Ciclismo … Ler mais

” Muitas Federações seguem em demasia o modelo de despotismo iluminado da UCI “

Pese embora o ciclismo, como modalidade, tenha poucas paragens (já aí está o ciclocross), na verdade, esta continua a ser uma altura de parar para pensar o ciclismo, sempre tendo como principal barómetro a vertente mais clássica e popular, a estrada.

Nesta tendência, a AIGPC (Associação Internacional de Grupos de Ciclistas Profissionais) deu-nos recentemente um … Ler mais

Froome com recuperação lenta

Chris Froome fez uma breve aparição no Japão, no tradicional circuito de Sataima que, como Criterium que se preze, o vencedor e os melhores lugares são, normalmente escolhidos pelo organizador, dado tratar-se essencialmente de um evento de apresentação dos melhores ciclistas mundiais e não de uma competição propriamente dita.

Froome apareceu mas não correu, ou … Ler mais

O Giro dos quilómetros

Resultado de imagem para dario beni giro de 1909 fotos

Dario Beni é um nome que nos diz pouco. Mas foi este o ciclista que, na primeira edição em 1909, venceu a primeira etapa de sempre no Giro com partida de Milão e chegada a Bolonha a fim de uns módicos 397 km.

Nesse ano de 1909, a mais curta de oito etapas que compunham … Ler mais