Arquivo da categoria: ANÁLISE

As visões do consagrado veículo publicitário

 

É comum pensarmos que muitas vezes quem apoia o ciclismo, como patrocinador, é tendencialmente um adepto da modalidade. Mas talvez noutros desportos essa seja uma característica bem mais visível. Ou seja, há claramente modalidades onde o retorno só tem justificação no gosto por essa modalidade. O efeito publicitário, mesmo que dirigido a um alvo … Ler mais

Provas de Abertura

Resultado de imagem para theo boss 2009 prova de abertura foto

No próximo Domingo inicia-se, oficialmente, a época 2019. A chamada prova de abertura marca, inevitavelmente, qualquer época. Com alguma facilidade, ao longo do ano, nos lembramos do vencedor desta competição. Este ano, com um pelotão que podia ser maior à partida de Sever do Vouga, e com algumas estreias nestas lides, o que poderá fazer … Ler mais

O efeito Evenepoel

Resultado de imagem para remco evenepoel fotos

Não sabemos para onde pedala Remco Evenepoel, mas por enquanto sabemos que pedala bem. Na recente volta a San Juan, o jovem belga deu mostras de se conseguir integrar com vigor num nível competitivo bem superior ao do escalão de Juniores.
Não será caso único, mas pouco comum. Deu um forte impulso à forma como … Ler mais

Do direito de opinião aos cursos de treinador

 

Escrever textos e emitir opiniões para um público relativamente vasto, implica sempre alguma dose de masoquismo. Há sempre quem fique agradado, mas também há sempre quem fique desagradado, alternando ambos com frequência, dependendo do assunto, ou da forma como se aborda o assunto.

Quem escreve, sob a sua visão, tem de saber isso, conviver … Ler mais

Ranking UCI sem lógica

As regulamentações que normalmente a UCI  implementa são eivadas de uma lógica desportiva, e muitas vezes feitas em cima do joelho.

Pormenor importante que se constata, é o facto do ranking estabelecido por este organismo, que permite às duas primeiras formações do escalão de segunda divisão  no final de cada época, poderem disputar as principais … Ler mais

Os mesmos de sempre ?

Chegou 2019. No princípio de cada novo ano, nas equipas e nos ciclistas, criam-se ambições, objectivos que, nalguns casos se vão reforçando ao longo do ano mas, porventura em relação à maioria, vão esmorecendo à medida que os quilómetros se vão fazendo.

É tempo de novos alinhamentos nas equipas, de mostrar os equipamentos, dar … Ler mais

O A a Z de 2018

 

A, de Alves Barbosa. Uma das figuras maiores do ciclismo português falecido em 2018. Para sempre o primeiro português na Volta a França.

B, de Bernal. O Colombiano dá cada vez mais mostras de capacidade. Colômbia, Califórnia e um Tour acima da média para um jovem.

C, de Contador. Fez falta em 2018.

D, … Ler mais

Ganhar é sempre difícil

Recentemente perguntaram a Alejandro Valverde porque é que ainda não tinha ganho o Giro da  Lombardia, um dos cinco monumentos do ciclismo, que se adaptam às suas características como ciclista, e onde, por mais do que uma vez esteve perto da vitória.

A resposta do espanhol parece-me a mais pura possível: “ganhar é sempre Ler mais

Ventos de mudança – a Colômbia é apontada como o melhor exemplo de um país periférico

Há muito que se vem falando do novo paradigma do ciclismo mundial. A tão falada globalização, teria inevitavelmente de ser aproveitada também pelo ciclismo. Sobretudo os últimos três presidentes da UCI, antes de Lappartient, tiveram uma visão, cada um a sua visão, do que pretendiam para a transformação do ciclismo como desporto global.

Naturalmente que … Ler mais

E… se Simon Yates ganhar a Vuelta ?

Ainda faltam cumprir momentos importantes desta Vuelta mas, neste momento, não é descabido lançar uma pergunta: e se Simon Yates ganhar a Vuelta?

Se tal suceder não será propriamente um facto estranho tendo em conta o valor do ciclista em questão. O que é de assinalar é que a Inglaterra, como nação, se junta à … Ler mais