Arquivo da categoria: ACTUALIDADE

“Na maioria dos casos, sem o conhecimento cabal da realidade, as forças de segurança tendem a perder o seu lugar na sociedade, como entidades comunitárias “

O policiamento das provas de ciclismo está a colocar em sérios riscos a atividade velocipédica, face aos elevados custos de segurança de uma prova.

A existência de duas forças policiais, que competem entre si, por competências e territórios, serviços, remunerações tem levado a um excesso de zelo, que se reflete na nomeação de agentes, nos … Ler mais

LAPPARTIENT CANDIDATO PARA A UCI, EM SETEMBRO

laO francês  David Lappartient , presidente da Federação francesa de ciclismo e atual vice-presidente da UCI, vai-se candidatar à presidência deste organismo internacional, no que parece ser uma oposição clara contra o presidente em funções, o britânico Brian Cookson.

Com 44 anos, recentemente eleito presidente da União Europeia de Ciclismo,  Lappartient quer ir mais longe, … Ler mais

Mais do que a ninguém compete aos Estados civilizados, prevenir problemas, designadamente relacionados com as suas forças de segurança,

Todos sabemos, e queremos, que as corridas têm e tenham que ter segurança. Uma modalidade, como o ciclismo, que usa a via pública, sujeita os seus participantes e principalmente os atletas a perigos quase inimagináveis na maioria das outras modalidades.

Não devemos contudo cair no exagero, e sobretudo o Estado, pretendendo ser um verdadeiro Estado, … Ler mais

A FEDERAÇÃO E A GESTÃO DO CALENDÁRIO

As competições profissionais em Portugal passam por uma paragem superior a um mês. Depois de um período competitivo intenso, entre meados de Fevereiro e meados de Março, é preciso esperar pelo próximo dia 22 de Abril para, na Bairrada, voltarmos a ver de novo e pelotão profissional em solo português.

Um hiato exagerado quer em … Ler mais

CICLISMO E CICLISTAS À MODA ANTIGA

O Paris-Roubaix, mais do que qualquer outra corrida no mundo, tem o dom de nos levar a um ciclismo perdido noutras décadas, com imagens de ciclistas de cara suja pelo pó, provas interessantes com ataques e contra ataques, problemas mecânicos, quedas, furos, alianças tácticas improváveis, ciclistas aparentemente afastados da vitória e que depois ganham, quase … Ler mais

O CICLISMO NO DESPORTO ESCOLAR

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Direcção Geral de Educação, com a presença dos seus mais proeminentes representantes, formalizaram um acordo de implementação do programa nacional de ciclismo para todos e de desenvolvimento da vertente de XCO, no contexto do desporto escolar.

O acto é em tudo positivo apenas pecando por tardio, não só … Ler mais

Soler : Valverde é o melhor do mundo

Santos da casa não fazem milagres, mas servem para puxar pelos amigos ou pelos colegas, como o caso de Marc Soler que, entrevistado pela cadeia Marca, não hesitou em considerar Alejandro Valverde, na atualidade,  como o melhor ciclista do mundo.

Tendo chegado ao início desta temporada com 97 triunfos, ao longo da sua carreira, volvidos … Ler mais

Comissários atentos na Bélgica

A falta de respeito por parte dos ciclistas, no cumprimento das normas de segurança, perante o público, culminou ontem, nos  Três dias de La Panne, com uma multa a cerca de 15 ciclistas, por terem saltado para passeios e pistas cicláveis, onde o público assistia á passagem dos ciclistas.

A regra,  que faz parte dos … Ler mais