Arquivo da categoria: crónicas

Matei o gajo da bicicleta

Professor catedrático, agora na reforma, por força da idade, atingiu os 70 anos, José Augusto Santos é um homem do desporto e um amante da bicicleta, e um bom narrador de histórias.

O Passarinho

Zé Augusto a descer a Serra da Agrela a mais de 70 km/h !…
De repente deu de encontro com um
Ler mais

A NOSSA FEDERAÇÃO, COM CAMPEÃO DE… ESPANHA!?

Quase a completar 118 anos, a União Velocipédica Portuguesa/Federação Portuguesa de Ciclismo tem, como será de esperar uma longa e frutuosa história de vida, tão longa e frutuosa que é impossível, num pequeno texto, descrever toda a sua existência.

A 14 de Dezembro de 1899, foi definitivamente fundada a União Velocipédica Portuguesa, dando resposta aos … Ler mais

PISTOLEIROS, FOGUETES E FAÍSCAS

Em qualquer modalidade desportiva, ou em qualquer outra faceta da vida, todos conhecemos indivíduos alcunhados de qualquer coisa. Não é até raro conhecermos a pessoa apenas pela alcunha e ignorarmos o seu verdadeiro nome.

Como não podia deixar de ser o ciclismo está cheio de alcunhas, ou de nomes que associamos imediatamente a um ciclista. … Ler mais

O SUCESSO DE PHIL BAUHAUS

O jovem alemão da Sunweb, Phil Bauhaus, não é propriamente estranho aos portugueses. Na Volta Portugal de 2014, com 19 anos, levou para casa duas etapas disputadas ao Sprint, uma com término na Maia e outra em Viseu.

Não é a primeira vez que um jovem de uma equipa quase desconhecida (Team Stolting) começa a … Ler mais

Asturias: ” Alguns abandonavam tremendo como ” varas verdes”, e eram ajudados a entrar nos carros de apoio, pelo staff das equipas “

A etapa de hoje da Volta a Asturias foi “monstruosa”, exigindo aos ciclistas a coragem e a capacidade de sofrimento que tanto caraterizam os grandes atletas. Ao longo dos 177 kms, houve de tudo um pouco . Sol, condição climatérica dos primeiros 15 kms de prova, chuva, vento forte, granizo, frio, muito frio e neve, … Ler mais

DONALD TRUMP, OS AMERICANOS E OS LATINOS

No momento em que os americanos se preparam para eleger, ou pelo menos tentar, o seu próximo presidente, faz-se uma apreciação sobre dois momentos do ciclismo americano (dos EUA).

O primeiro, porventura o mais interessante, até porque o actual candidato republicano tem influência directa, chama-se Tour de Trump. Para quem não estiver familiarizado com o … Ler mais