Arquivo da categoria: crónicas

La Madonna del Ghisalo

A Lombardia traz-nos uma das subidas mais conhecidas e mais míticas do ciclismo. Não tem as pendentes extraordinárias que estão agora na moda, mas tem a tradição das grandes subidas. Na Lombardia, a subida onde todos querem passar é a Madonna del Ghisalo.

Serão incontáveis as estórias de sucessos e insucessos na Madonna del Ghisalo, … Ler mais

Ser jovem no ciclismo

João Rodrigues parece ser o mais recente símbolo, de juventude, no ciclismo português. Uma prestação de assinalar na Volta ao Algarve, com um lugar entre os dez primeiros, ao lado dos melhores do mundo e os mais recentes sucessos por terras alentejanas, com uma vitória de etapa e o primeiro lugar da geral, assumindo-se cada … Ler mais

Foi no Algarve que vivemos momentos únicos, só possíveis de viver, isso mesmo, no Algarve

A região do Algarve sempre se identificou com a ” sua” prova, a qual teve sempre uma projeção que a catapultou como uma das competições nacionais, que sempre soube resistir à erosão causada pelas inúmeras dificuldades, porque passaram muitas outras provas e organizadores. O Algarve nunca desistiu do ciclismo e da sua Volta, onde tem … Ler mais

Há Volta no Algarve

Quando D. Afonso III conquistou definitivamente o Algarve, estava longe, muito longe, de imaginar que essa seria daí a cerca de oitocentos anos uma zona de atracção turística mundial. Em rigor, bem longe estaria também de imaginar o que seria o turismo.

Se o Algarve é um pólo atractivo no Verão, nomeadamente para os veraneantes … Ler mais

Ser herói popular

O desporto moderno, em boa medida, vive de mediatismo. Numa modalidade que sempre teve um cariz imensamente popular, naturalmente que o ciclismo e os ciclistas não podem passar ao lado desse fenómeno.

Se olharmos para dentro, para Portugal e para as nossas competições, não temos tido grandes exemplos de sucesso mediático acima da média entre … Ler mais

Matei o gajo da bicicleta

Professor catedrático, agora na reforma, por força da idade, atingiu os 70 anos, José Augusto Santos é um homem do desporto e um amante da bicicleta, e um bom narrador de histórias.

O Passarinho

Zé Augusto a descer a Serra da Agrela a mais de 70 km/h !…
De repente deu de encontro com um
Ler mais

A NOSSA FEDERAÇÃO, COM CAMPEÃO DE… ESPANHA!?

Quase a completar 118 anos, a União Velocipédica Portuguesa/Federação Portuguesa de Ciclismo tem, como será de esperar uma longa e frutuosa história de vida, tão longa e frutuosa que é impossível, num pequeno texto, descrever toda a sua existência.

A 14 de Dezembro de 1899, foi definitivamente fundada a União Velocipédica Portuguesa, dando resposta aos … Ler mais