Arquivo da categoria: editorial

O futuro, o nosso futuro, está neles nos jovens

A recente determinação dos organizadores da Volta ao Alentejo  de deixarem de fora as equipas nacionais de clubes, é  uma decisão que compete única e exclusivamente ao próprio organizador, sem que a entidade que regula o ciclismo possa, de alguma forma, contrariar essa decisão.

Entende-se que o organizador deve realizar o seu evento o melhor … Ler mais

O exemplo da Volta à Colômbia deu-nos que pensar. É certo que, em Portugal, os nossos dirigentes não têm essa coragem, mas é preciso começar a pensar a sério no assunto

Poder-se-á  subentender face à inconstância competitiva da Vuelta, que a prova perdeu impacto ou, que tenha mesmo perdido o seu charme e entusiasmo.

A Volta à Espanha é isso mesmo, uma prova de um país e cujos habitantes gostam de ver  na frente da corrida os seus compatriotas. O entusiasmo popular pela Vuelta ganhou força, … Ler mais

“Uma televisão publica tem esse dever ( serviço público), ou então opte pela privatização e não nos fanatize com o tal jogo da bola “

A RTP tem sido, ao longo dos anos, a TV oficial  do ciclismo, transmitindo bem, quer em imagens, quer ao nível dos comentários, a Volta a Portugal que é, sem qualquer margem para duvidas , o maior evento desportivo deste país, tirando naturalmente, os jogos de futebol que envolvem os chamados três grandes.

A Volta … Ler mais

Seria bom que, no ciclismo português, se começasse a aceitar a crítica e, valendo a pena, reflectir sobre ela

O universo do ciclismo português constitui um meio pequeno. A palavra pequeno não é usada na caracterização dos feitos e figuras da modalidade ao longo dos anos, que acabam por ser muitos e profícuos.

É pequeno por ser um meio que acaba por ser usualmente partilhado por poucos, tendo sido sempre uma característica do nosso … Ler mais

” Calcule-se o que seria, se uma equipa nacional, a dois ou três dias da Volta a Portugal tivesse um ciclista lesionado, e não o substituísse “

Escrevia Jornal Ciclismo no dia 18 do corrente, em relação aos Campeonatos da Europa é à prestação da Seleção Nacional, na referida competição:

Rui Costa esteve entre os primeiros, foi sexto, num grupo algo heterógeneo, composto por sprinters, trepadores e roladores.

Alinhando desfalcada , a prestação da seleção nacional acabou por ser positiva, com Ler mais

A propósito de Delmino Pereira : Estará o ciclismo profissional a definhar?

Delmino Pereira, atual presidente da FPC, vai iniciar a partir de setembro,  uma série de reuniões setoriais, com os diversos agentes da modalidade, no sentido de apresentar o seu programa eleitoral, receber sugestões, preparando, assim a sua recandidatura.

Em termos gerais e numa análise sucinta e linear ao seu mandato, prestes a expirar, poderemos considerar … Ler mais

A informação que pretendemos vincular será diferente, pelo menos nesta fase experimental

Nas ultimas edições, Jornal Ciclismo tem alterado o seu conteudo informativo, para um tipo de informação diferenciada.

A informação tem vindo, ao longo dos anos, a ser fortemente influenciada pela Internet, com a colocação na hora dos acontecimentos mais importantes. Em termos desportivos, os resultados são facilmente obtidos em qualquer site, praticamente em simultâneo ao … Ler mais